Nilton é o único remanescente da última vitória contra o Urubu

Quarta-feira, 22/02/2012 - 08:23

O elenco do Vasco conseguiu feitos de tirar o chapéu em 2011, como o título da Copa do Brasil e o vice do Brasileirão, e tem feito uma boa campanha no Carioca, com 100% de aproveitamento. Mas falta quebrar um incômodo jejum. Afinal, não vence o arquirrival Flamengo há quase três anos. Para se ter uma ideia, apenas um jogador do grupo atual esteve presente na última vitória: Nilton.

O volante é o único remanescente daquela equipe que, no Campeonato Carioca de 2009, venceu o Rubro-Negro por 2 a 0. O goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Fagner também faziam parte do grupo, mas não entraram em campo. Eram reservas de Tiago e Paulo Sérgio, respectivamente.

Do atual elenco do Flamengo, o lateral-direito Léo Moura e os volantes Willians e Aírton estiveram em campo naquela ocasião. A partida foi disputada em um Maracanã lotado. Na época, Dorival Júnior era o treinador do Vasco, com Carlos Alberto como capitão e principal astro da equipe. Vale lembrar que o Cruz-Maltino atravessava um dos momentos mais complicados de sua História. Afinal, naquele ano, o time disputou o Campeonato Brasileiro da Série B. Os gols foram marcados pelo meia Jéferson e pelo atacante Elton.

O confronto não foi dos mais fáceis para a arbitragem. Afinal, cinco jogadores acabaram expulsos: Carlos Alberto, Ramon e Titi pelo Vasco, Willians e Léo Moura pelo Flamengo. Curiosamente, o árbitro daquela partida, Luis Antônio Silva dos Santos, é o mesmo que apitará o clássico desta noite, no Engenhão.

FICHA TÉCNICA

Vasco: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jéferson (Edu Pina) e Carlos Alberto; Alex Teixeira (Rodrigo Pimpão) e Elton (Léo Lima). Técnico: Dorival Júnior

Flamengo: Bruno; Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton (Everton), Willians, Ibson e Léo Moura; Zé Roberto (Kléberson) e Josiel (Obina). Técnico: Cuca

Data: 22/03/2009
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos
Renda e público: R$ 1.213.044,00 / 69.648 pagantes
Cartões vermelhos: Carlos Alberto, aos 33 minutos do primeiro tempo. Ramon, aos 13 minutos; e Titi, aos 48 minutos do segundo tempo (Vasco). Willians, aos 16 minutos do primeiro tempo. Leonardo Moura, aos 8 minutos do segundo tempo (Flamengo).
Gols: Elton, aos 11 minutos, e Jéferson, aos 15 minutos do segundo tempo.

Fonte: Lancenet