Vasco duela com Volta Redonda para confirmar 1º lugar no grupo

Quarta-feira, 15/02/2012 - 10:41

No último domingo, o Vasco cumpriu seu primeiro objetivo na Taça Guanabara. Ao vencer o Fluminense, garantiu a classificação antecipada para a semifinal. Nesta quarta-feira, a equipe recebe o Volta Redonda, em São Januário, às 19h30m (de Brasília), em jogo atrasado da quinta rodada, e tenta alcançar a segunda meta: confirmar a primeira colocação do Grupo B. Para isso necessita de um empate com um adversário que ainda sonha com a vaga no mata-mata.

O Vasco acumula cinco vitórias em cinco partidas disputadas no Campeonato Carioca. Com 15 pontos, está em situação confortável, mas terá pela frente um Volta Redonda na briga pela segunda vaga no grupo. A equipe tem dez pontos ganhos e está em terceiro lugar, mas com um jogo a menos que o Boavista, vice-líder, com 11. Os dois times de menor investimento são concorrentes diretos do Fluminense, que é o quinto lugar, com sete pontos e ainda dois jogos a disputar.

O ábitro da partida será Marcelo Venito Pacheco, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá. O Premiere FC transmite o jogo ao vivo para todo o país pelo sistema pay per view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges confirmou apenas Juninho Pernambucano como titular nesta quarta-feira. O meia retorna ao time após ser desfalque contra o Fluminense, e a tendência é que o Vasco tenha alguns jogadores poupados contra o Volta Redonda. A equipe deve ter a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Juninho Pernambucano, Diego Souza e Bernardo; William Barbio e Alecsandro.

Volta Redonda: a maior novidade do técnico Ricardo Drubscky é a volta do volante Thiesen, capitão da equipe, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na última rodada. O Volta Redonda deve ter a seguinte escalação: Douglas, Marquinhos, Naldo, Robson e Tiago Costa; Thiesen, Juninho (Manteiga), Glauber e João Paulo; Jhonnattann e Joabe (Vinícius).

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o volante Nilton cumpre suspensão automática. O volante Romulo segue em recuperação de um edema ósseo no pé direito e o atacante Eder Luis apura a forma física após sofrer uma cirurgia no pé esquerdo. O volante Allan sofreu um estiramento muscular.

Volta Redonda: o lateral-direito Rodrigo Paulista e o atacante Anderson Gomes estão entregues ao departamento médico. Não há jogadores suspensos.

FIQUE DE OLHO

Vasco: de volta ao time após ser poupado no clássico contra o Fluminense, Juninho Pernambucano poderá ser o principal articulador das jogadas ofensivas da equipe. Seu aproveitamento nas jogadas de bola parada pode decidir a partida.

Volta Redonda: o capitão Thiesen retorna para ser a referência do sistema de marcação do time. A missão será parar o atacante Alecsandro, que tem cinco gols marcados no estadual.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Vamos em busca do primeiro lugar do grupo para darmos mais um passo em busca do título da Taça Guanabara. Essa conquista será importante porque nos daria mais tranquilidade para o planejamento, já que também disputamos a Libertadores.”

Ricardo Drubscky, técnico do Volta Redonda: “Estamos com os pés no chão, cientes da realidade. Sabemos que enfrentaremos uma grande equipe, que está com 100% de aproveitamento na competição, mas vamos jogar com personalidade, como temos feito, para poder explorar as oportunidades e tentar de todas as formas buscar nosso objetivo, que é a classificação para as fases finais.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Vasco e Volta Redonda fazem nesta quarta-feira seu 50º confronto pelo Campeonato Carioca. O time cruz-maltino tem larga vantagem, com 34 vitórias, dez empates e cinco derrotas. São 97 gols marcados e 33 sofridos.

* A última vitória do Volta Redonda sobre o Vasco aconteceu no dia 30 de março de 2008, em São Januário. A equipe visitante venceu por 2 a 1 de virada, com gols de Deni e Marcinho. Alan Kardec marcou para os vascaínos.

* Se vencer o Volta Redonda nesta quarta-feira, o Vasco chegará à sexta vitória consecutiva nas seis primeiras rodadas do Carioca, repetindo o desempenho de 2010.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Volta Redonda se enfrentaram pela última vez no dia 3 de fevereiro de 2011. O empate em 0 a 0 em São Januário representou a quinta partida do Vasco na Taça Guanabara sem vitória, marcando o pior início de temporada da história do clube. A equipe foi comandada pelo técnico interino Gaúcho enquanto Ricardo Gomes, recém-contratado, assistiu de um camarote.



Fonte: GloboEsporte.com