Cristóvão fala sobre derrota para Nacional e mudança no esquema tático

Sexta-feira, 10/02/2012 - 15:30

Na tarde desta sexta-feira (10/02), o técnico Cristóvão Borges, do Vasco, concedeu entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil no programa 'Momento Esportivo'. Na oportunidade, o treinador explicou porque mudou o esquema tático da equipe cruzmaltina, voltou a falar sobre a derrota para o Nacional do Uruguai e analisou o time do Fluminense.

Confira na íntegra a transcrição da entrevista:

Críticas e derrota para o Nacional-URU

"A torcida tem sempre razão. A torcida jogou com a gente a temporada passada inteira e nessa partida de estreia a torcida também jogou junto. É claro que com o decorrer do jogo eles não ficaram satisfeitos, assim como nós também não, e vaiaram. Mas não tem problema nenhum não. São coisas normais que acontecem porque, assim como nós, os torcedores também querem ganhar e quando isso não acontece ficamos insatisfeitos. Agora a gente não pode fazer de uma partida, apesar de toda a importância que ela tenha, uma tragédia. O que nós vamos procurar fazer é aprender com isso todo dia, em todos jogos e tirar lições. Nós estamos preocupados porque quando se trabalha no Vasco se tem compromisso com a vitória e compromisso com o título. Tem que conviver com a pressão e quando vem um resultado negativo, por conta da expectativa criada, a gente tem que superar por conta da importância que a Libertadores tem para o clube. A gente sabe da nossa responsabilidade, mas tem que manter a tranquilidade. A gente tá preocupado porque sabemos da nossa responsabilidade".

Clássico contra o Fluminense

"Clássico é sempre importante, mas precisamos de vitória todos os jogos, não só nos clássicos. É um jogo que podemos garantir a nossa classificação. A gente veio de uma derrota e uma grande oportunidade de se recuperar, mas sabemos da qualidade do Fluminense, que já vem faz tempo com um elenco muito forte. Vamos em busca da vitória".

Qualidade do Fluminense

"É um time com valores individuais indescutíveis e isso os torna um grupo forte. Mesmo sddim, como todas as equipes, eles tiveram a dificuldade de acertar o nível de atuação e de eficiência. Mas isso aconteceu com todo mundo, porque ninguém consegue manter o nível de atuação no início do ano, isso é natural no começo da temporada. É um time forte, continua sendo forte, já estava assim e continua nesse ano. Acho que estão ainda mais fortes".

Mudança de esquema

"Como a gente teve dificuldades no último jogo e partindo da análise de quem em todos os jogos em que ganhamos tivemos dificuldades, resolvemos mudar. A equipe mudou de característica e como a gente tem dois laterais que sobem bastante resolvemos fazer essa experiência. A troca de alguns jogadores fez com que o time mudasse de característica e por causa disso a gente vai procurar ver de que forma, em que sistema, a equipe vai ser mais eficiente".

Dificuldade para mudar de esquema

"Claro que tem que existir o hábito, tem que tá treinando para fazer isso, mas como nós temos jogadores que já jogaram dessa forma e pelas características dos jogadores, não precisamos ficar treinando tanto tempo para poder colocar para jogar. Eles entendem porque eu estou fazendo isso, eles entendem o sistema de jogo. Como a gente está com jogadores com características defensivas diferentes do que a gente tinha ontem, então é uma possibilidade que é viável".

Fonte: Supervasco