Dinamite sondou Juninho e Felipe para serem jogadores-treinadores após AVC de Gomes, diz jornalista

Quarta-feira, 08/02/2012 - 20:27

Não tem jeito. Jornalista cresce nas crises. É óbvio que a gente, como todo mundo, quer um governo limpo, que trabalhe direito e tudo o mais. Ainda não viramos ETs (ainda…). Mas é na descoberta dos mensalões que nossa adrenalina sobe à cabeça, pedimos mais páginas para escrever no jornal, mais tempo para contar a história na TV. Ministro não roubar é obrigação, qual é a notícia?! Governador pegando uma sacola de dinheiro é capa do jornal. Gostem ou não, é a característica do nosso trabalho.

Em qualquer área.

Peguem o exemplo do que vem acontecendo com Flamengo e Vasco. Eles têm algo em comum: os jogadores assumiram o comando. De formas antagônicas, mas o fato é que assumiram. E pensem agora no tratamento que estes dois clubes vêm recebendo da gente.

No Flamengo, a saída de Luxemburgo ficou caracterizada (sem apagar os defeitos do treinador, é claro) como a vitória de Ronaldinho & Cia. O recado foi que não se pode mexer com estes seres supremos que são os astros-jogadores. Foi preciso trazer um técnico que entende isso, como o Joel. Talvez dê certo. Faz duas semanas que a gente, inclusive o Redação, trata desse assunto como se fosse a coisa mais importante do futebol em toda a galáxia. “Tratamento de crise”!

Só que hoje cedo eu li a coluna do Fernando Calazans no Globo, sobre o Vasco, e não paro de pensar nela. Ele escreve que o Vasco é o melhor time/elenco do Rio desde o ano passado – alguém duvida? Mas, aponta o Calazans, é bem menos badalado (pela gente) que a dupla Fla-Flu, com os astros que ele (sabiamente) classifica de superestimados. Por quê? Cheguei à seguinte conclusão: a gente trata o Vasco como notícia boa…

Quando dizemos que no Vasco os jogadores assumiram o comando, em nenhum momento há problema nisso. Pelo contrário! Sábio é o chefe que, comandando uma equipe qualificada, deixa os comandados tomarem a rédea em seus respectivos setores. Isso, no mundo coorporativo, chama-se “delegar” (acabei de fazer um curso de gestão e estou todo-todo…).

JOGADOR-TREINADOR

O clube nega, o Juninho Pernambucano também vai negar o que vou contar agora. Mas ouvi de fonte muito quente e insuspeita que ele e Felipe foram sondados pelo próprio Roberto Dinamite para, quando Ricardo Gomes sofreu o AVC, assumirem o time como jogadores-técnicos. Cristovão manifestara sua vontade de ser auxiliar, não treinador. Os jogadores não quiseram. E o fiel escudeiro de Ricardo Gomes, com o tempo, mudou de idéia. Chegou-se enfim a este modelo, a meu ver exemplar, de um sujeito calmo e tranqüilo no banco de reservas. Jogadores responsáveis dando conta do recado em suas respectivas áreas. Todos tratando de cultivar a boa convivência profissional em São Januário. Sem bedel.

O Vasco fez o que fez ano passado. E (re) começa 2012 jogando bem.

Mas com uma novidade.

Sem receber salários em dia, agora o grupo não se concentra mais. Decisão dos atletas. Foi assim nas duas últimas partidas do Estadual e foi assim também antes da estreia na Libertadores. Continuam cumprindo com seu dever principal: jogar bola, treinar etc.

Os jogadores do Vasco tiveram coragem ao assumir essa posição. Sabem que, na primeira derrota, um monte de jornalista vai esfregar a “falta de concentração” na cara deles. É mais forte que a gente…

O Vasco e a coluna do Calazans me fizeram pensar o dia todo hoje – faço isso de vez em quando, acreditem. Não é só o Vasco que é menos badalado – Fluminense e Flamengo parecem ligados no amplificador, impressionante. Notícia boa, meus caros, que é menos badalada…

Em tempo: Sempre achei concentração a coisa mais idiota do mundo – qual a dificuldade de cobrar alguém que ganha dezenas de milhares de reais para não se acabar na noite, na véspera de um jogo? Já dividi quarto com colegas em grandes coberturas e foi uma tortura, acordava muito pior do que se tivesse dormido na minha cama. Sem falar que minha joanete tamanho 46 não cabe nessas camas de solteiro… Pensei no pesadelo que seria dividir um quarto de hotel com Lédio Carmona ou Luiz Carlos Junior antes do Redação de segunda-feira e… caramba! Juninho e a turma da Colina têm todo o meu apoio!

Fonte: Blog Carta Bomba por André Rizek - Sportv.com