Lei Pelé não fala sobre falta de concentração por atraso de salários

Quarta-feira, 01/02/2012 - 12:13

O atraso nos salários do Flamengo, Cruzeiro e agora Vasco, cujos atletas recusaram a se concentrar, pode ser o início da bolha financeira que se iniciou na Europa e que está ameaçando o futebol brasileiro. Essa é a opinião de Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.

“A bolha do futebol está crescendo. Esse assunto é o principal do futebol brasileiro. Essa bolha financeira começou explodir na Europa, acelerado pela crise financeira”, disse em entrevista ao programa “Esporte em Debate”, da Rádio Bandeirantes nesta terça-feira.

Carlezzo destaca que a culpa é dos próprios clubes. “Os clubes aumentaram as receitas, mas a dívida não baixou. Aconteceram esses atrasos no Cruzeiro, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG”, lembrou.

Em entrevista ao band.com.br, o presidente do Santos Luis Alvaro Ribeiro de Oliveira já havia alertado para "a bolha especulativa”.

O especialista em direito desportivo criticou os altos salários nos clubes e apresentou a solução. “O problema é gigante. A saída seria a criação do clube-empresa, com as responsabilidades e as penalizações aos clubes”.

Para Carlezzo, o que aconteceu com o Vasco é inédito. “A Lei Pelé não aborda nada sobre a falta na concentração por causa do atraso de salário. É um caso inédito, creio”.

Ele destaca que o futebol mundial está em crise. “Na Argentina, Itália e Espanha já ocorreram greves ou ameaças de greves dos jogadores. Aqui no Brasil, a conscientização política dos atletas é muito pobre. Mas talvez a rebelião no Vasco seja o primeiro passo firme rumo ao movimento de greve geral”, finalizou.

Fonte: Band.com.br