Confira informações sobre a estreia do Vasco no Estadual neste domingo

Domingo, 22/01/2012 - 13:06

O Vasco encara o Americano neste domingo, na estreia do Campeonato Carioca, querendo uma vitória que mantenha o trem-bala no mesmo embalo do último ano. Animado pela boa campanha no fim de 2011, a equipe quer afastar qualquer trauma pelo início desastroso do último estadual, em que acumulou quatro derrotas, alcançando feito inédito. Por sua vez, o time de Campos espera surpreender contra um dos candidatos ao título para mostrar que pode fazer boa campanha. O jogo será disputado no estádio Moacyrzão, a partir das 17h (de Brasília).

O torcedor vascaíno poderá aproveitar o jogo contra o Americano para ver de perto a atuação de Thiago Feltri, o único dos reforços que tem condições de estrear já neste domingo. A outra atração cruz-maltina é o meia Chaparro, que pela primeira vez será titular.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para os estados de RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO e DF. O Premiere Futebol Clube 6 (PFC) também exibe, através do sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão Borges manda a campo a equipe que treinou a pré-temporada. A única exceção é a entrada de Chaparro no lugar de Allan, suspenso por ter sido expulso na final da Taça Rio de 2011. A escalação tem Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Chaparro e Juninho; Diego Souza e Alecsandro.

Americano: o técnico Moacir Júnior tem dúvidas em algumas posições para a partida contra o Vasco. No gol, Marcelo e Erivélton disputam a vaga, No meio, Wanderson e Marconi brigam para ver quem começa jogando, assim como Evandro e Tardelly no ataque.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Rômulo, com lesão no joelho, e Felipe, sentindo dores no mesmo local, estão fora da partida. Abelarias, Tenorio e Rodolfo ainda não estão regularizados. Allan recebeu o vermelho no último jogo do Carioca de 2011 e cumpre suspensão.

Americano: o meia Paulinho e o atacante Diego ainda não estão regularizados e, portanto, estão fora do jogo.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Chaparro fará sua primeira partida como titular no Vasco. O argentino, com passagens pelas seleções de base de seu país, é considerado uma promessa do futebol "hermano".

Americano: sem a presença de Diego, Hugo é a grande aposta de gols do Americano para a partida.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “O Americano fez muitas contratações e pode sentir o desentrosamento. Mas é uma equipe que vem treinando junta faz tempo e que vai dar muito trabalho. Vai ser uma dureza".

Moacir Júnior, técnico do Americano: “O Vasco, por tudo que fez no ano passado, é o favorito para a partida. Além de ser um clube grande, com investimento infinitamente maior que o nosso, leva vantagem por já ter um entrosamento da temporada passada, enquanto nós ainda estamos buscamos esse aperfeiçoamento. Mas nada impede da gente buscar a vitória, que para nós seria a melhor forma de começar o campeonato”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Depois de 17 anos estreando em São Januário, o Vasco vai fazer seu primeiro jogo fora do seu estádio. A última vez em que isso aconteceu foi em 1993, quando goleou o Bangu por 4 a 1 no Maracanã.

* Em 2011, o Vasco atuou duas vezes em Macaé e não conseguiu vencer. Foi derrotado por 3 a 1 pelo próprio Macaé e empatou por 2 a 2 com o Olaria.

* O Americano participa este ano pela 37ª vez do Carioca. A melhor campanha da equipe de Campos foi em 2002, quando foi vice-campeã, perdendo o título para o Fluminense.

ÚLTIMO CONFRONTO

O último jogo entre as equipes foi realizado pela sexta rodada da Taça Guanabara de 2011. Àquela altura, o Vasco acumulava quatro derrotas e um empate no turno. E se livrou do jejum fazendo 3 a 0 no Americano, em São Januário, com gols de Marcel, Dedé e Jéferson. A equipe treinada por Ricardo Gomes jogou com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins (Fernando) e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Jéferson (Enrico) e Caíque (Felipe); Eder Luis e Marcel.



Fonte: GloboEsporte.com