Fox e BandSports devem anunciar acordo segunda-feira

Sexta-feira, 20/01/2012 - 20:06

Uma entrevista coletiva para a imprensa na próxima segunda-feira, às 11h, em São Paulo, deve marcar uma mudança significativa no mercado esportivo de TV fechada no Brasil. O evento servirá para o anúncio de um acordo entre os canais BandSports e FoxSports, que começa as suas operações no país no próximo dia 5 de fevereiro.

Apenas no evento o acordo firmado entre as partes será detalhado. Oficialmente, nenhum dos dois canais confirma a negociação. Na tarde desta sexta-feira, uma reunião no BandSports foi feita com toda a equipe. Nela, foi negada a venda do canal, como chegou a ser informado pelo jornal "Meio & Mensagem".

O negóco entre Fox e Band deve fazer com que os dois canais dividam a transmissão de alguns eventos. A "menina dos olhos" para a Fox são os direitos detidos pelo BandSports de exbição dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, do Rio de Janeiro-2016 e da Copa do Mundo de 2014. Já o canal entrante é o único detentor de transmissão da Copa Santander Libertadores, e poderia dividir a transmissão de alguns jogos com o canal do Grupo Bandeirantes.

O acordo não vai significar a saída de um canal para a entrada de outro. A tendência é que, atualmente, os dois canais continuem a existir com seus nomes originais. O FoxSports será alinhado no lugar do Speed Channel, que é do mesmo grupo, e que terá sua programação absorvida pelo novo canal. Já o BandSports manterá a princípio sua programação e seus eventos, podendo eventualmente receber programas reprisados da Fox.

Essa estratégia de alinhar a FoxSports no lugar do canal de automobilismo foi definida há cerca de três meses pela Fox e vinha representando um entrave para a entrada da empresa no país. Como o Speed não faz parte dos pacotes mais básicos das operadras de TV a cabo, o BandSports poderia ser uma saída para mostrar a Libertadores, já que a Net, que pertence às organizações Globo, vinha fazendo jogo duro para liberar o sinal do Speed depois de o Sportv perder para a Fox os direitos da competição sul-americana.

Acordo não assegura à Fox direito sobre megaeventos

O acordo entre FoxSports e BandSports que será anunciado na próxima segunda-feira não assegura à Fox a transmissão dos principais eventos esportivos do mundo e sobre os quais o canal ligado ao Grupo Bandeirantes detém os direitos de exibição.

O impasse se dá por conta do modelo de contrato fechado pelo BandSports quando adquiriu os direitos para exibir Jogos Olímpicos de 2012 e Copa do Mundo de 2014. Nos dois casos, o contrato foi firmado com a emissora que comprou os direitos do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Fifa, respectivamente.

Segundo a Máquina do Esporte apurou, os dois contratos preveem que é o BandSports a emissora que vai exibir o evento, sendo que a compra foi feita pela Newco, empresa do Grupo Bandeirantes que detém os canais BandSports e BandNews, entre outros.

Isso significa que, caso realmente o acordo entre Fox e BandSports seja de compra da emissora, pode vir a ser preciso que o novo canal renegocie com Record e Globo os direitos de exibição de Olimpíadas e Copa, respectivamente. Outra alternativa, que atualmente é considerada a mais viável, pelo menos para este primeiro ano, seria a manutenção do BandSports como único canal a mostrar esses dois eventos, sem que a FoxSports possa transmitir as competições.

Fonte: Máquina do Esporte