Tamanho da letra:
|

Cruzada Vascaína divulga nota sofre a efetivação de Daniel Gonçalves


Quarta-feira, 11/01/2012 - 06:12

Nota Oficial sobre a efetivação do novo diretor executivo

Prezados(as) Vascaínos(as),

Iniciado 2012, em que tanto aguardamos por participações típicas da grandeza do Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG), nas competições previstas para o primeiro semestre, em especial a Copa Libertadores da América, e que possam resultar em títulos para o nosso Clube, infelizmente, temos visto o desenrolar de situações de indefinições e incertezas por parte da Diretoria do CRVG.

Após a saída do nosso ex-diretor executivo, noticiada em 15 de dezembro de 2011, a Diretoria do CRVG, somente em 05 de janeiro de 2012, confirmou a assunção do funcionário, Sr. Daniel Freitas da Silva Júnior, então supervisor de futebol, ao cargo de diretor executivo, ou seja, 20 dias, para escolher um profissional que já se encontrava nos seus próprios quadros.

Causou-nos estranheza, entretanto, que, desde o início, o referido profissional não tenha sido o primeiro ou um dos primeiros nomes a ser cogitado, o que sugere que os profissionais cujos nomes foram ventilados inicialmente, estivessem mais aptos a ocupar cargo de tal relevância, cabendo a responsabilidade pela escolha diretamente à direção do CRVG, em especial ao Presidente Roberto Dinamite.

Como já pontuado, inclusive pela atual Diretoria do CRVG, numa administração profissional, é de suma importância que os postulantes a esse cargo tenham autonomia e independência perante os mandatários do Clube. O que, em caso contrário, revelaria que o cargo de diretor executivo se traduziria, tão-somente, em um mero cumpridor de ordens dos dirigentes. Alguém que estaria voltado apenas ao operacional, o que, em absoluto, acreditamos não se coadunar com as atribuições do cargo de diretor executivo.

É justamente quanto a este aspecto que nos preocupamos com as notícias dando conta que o Sr. Daniel Freitas da Silva Júnior ocupa ou ocupava o cargo de assessor parlamentar do gabinete do Deputado Estadual Roberto Dinamite, na ALERJ, ainda que, concomitantemente, contratado como supervisor do CRVG e, agora, na condição de diretor executivo.

Por outro lado, esta condição pode nos conduzir ao entendimento de que a independência do referido profissional, encontra-se reduzida diante deste cenário, constituindo-se, na nossa visão, lamentavelmente, num retrocesso da administração do futebol do CRVG, que, até então, vinha recebendo muitos elogios, inclusive de nós da Cruzada Vascaína.

É importante lembrar que, há pelo menos uma década, os grupos que se revezaram no Poder do nosso estimado Clube, ao se referirem às ações das então oposições, sempre pregaram a máxima de que os assuntos do Vasco da Gama devem ser debatidos internamente. O motivo? “Não atrapalhar o Vasco”, de forma uníssona respondiam os dirigentes anteriores e respondem os dirigentes atuais.

Não concordamos com esse posicionamento, completamente superado e dissonante da realidade.

Acreditamos que a transparência tão pregada pela atual Diretoria do CRVG deve, sempre, ser colocada em prática, e suas ações comunicadas não só aos poderes constituídos do Vasco da Gama, mas, também, ao seu quadro social e torcedores.

É certo para nós, da Cruzada Vascaína, que as ações e cobranças visando a manutenção da ética e da moralidade em todas as áreas do nosso Clube, sejam em que momento for, definitivamente, não atrapalham a sua caminhada. A omissão, ao revés, pode custar muito caro para o CRVG.

Por tudo quanto foi exposto, para que não restem quaisquer dúvidas ou suposições que respinguem em nosso Clube, entendemos como conveniente que o Presidente Roberto Dinamite, inclusive na condição de Deputado Estadual, esclareça a situação profissional do Sr. Daniel Freitas da Silva Júnior à comunidade vascaína e à sociedade do Estado do Rio de Janeiro, da qual também deve esclarecimentos, inclusive, se ele terá condições de exercer ambas as funções, sem prejuízo ao Vasco da Gama e/ou ao Estado do Rio de Janeiro, especialmente quando se tem em mente a necessidade de dedicação integral de um profissional que exerça o cargo de diretor executivo do futebol do CRVG.

Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2012.

CRUZADA VASCAÍNA

SOMOS VASCO!


Fonte: Cruzada Vascaína