Tamanho da letra:
|

Juninho analisa evolução do futebol sul-americano


Terça-feira, 10/01/2012 - 17:09

pontado como um dos jogadores com mais conhecimento tático do futebol brasileiro, o meio-campo Juninho Pernambucano mostrou em entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, que não esse recebe esse título à toa. Concentrado em Atibaia-SP com o elenco cruzmaltino, o capitão vascaíno fez uma análise do atual momento do futebol sul-americano, que segundo ele está mais equilibrado:

- O que eu vi depois de dez anos é que hoje os times brasileiros não são mais tão favoritos. Jogando a Sul-Americana eu vi que a diferença que existia no passado praticamente não existe mais. O futebol evoluiu em todos os países. A gente ver jogadores chilenos, por exemplo, como é o caso do Vargas, sendo transferidos por dez ou onze milhões de euros, mais caros inclusive que muitos brasileiros. Eu cito isso para mostrar a força do futebol sul-americano de um modo geral. Você tem equatoriano no Manchester, você colombiano, argentino, que sempre teve, chileno e uruguaio em grandes clubes da Europa. Eu acho que eles hoje disputam o mercado de igual para igual com a gente. Mas ainda acho que o futebol brasileiro, o Campeonato Brasileiro ainda é o melhor. Mas todos os times hoje tem uma estrutura profissional mais forte, o futebol sul-americano hoje é muito mais equilibrado. Antigamente ele se equilibrava mais na raça, na rivalidade e no extra-campo, mas hoje ele se equilibrou na qualidade técnica dentro de campo e a condição física, eles estão muito fortes, fez com que diminuísse muito essa diferença. A gente viu na Libertadores todos os clubes brasileiros serem eliminados nas oitavas, felizmente o Santos tinha o Neymar para resolver e mesmo assim as finais foram bem complicadas. O talento de um jogador fez a diferença, falo isso sem desmerecer toda a equipe do Santos. Por isso acho que a gente tem que respeitar todos os outros times e se preparar com muita vontade para conseguir a classificação - disse o 'Reizinho'.

Juninho se mostra preocupado com tabela do Vasco na Libertadores

Retornando para a Libertadores após onze anos, o Vasco não terá facilidade na fase de grupos da competição. Isso porque para o meio-campo Juninho Pernambucano a tabela do cruzmaltino é bastante complicada.

Para o 'Reizinho', o fato do Gigante da Colina ter que jogar a maior parte de seus jogos em casa na primeira fase do torneio no início de temporada e de ser obrigado decidir sua sorte longe de São Januário, é algo a ser superado:

- Acho que a tabela que tabela da gente é complicada. Vamos fazer os dois primeiros jogos em casa no período que você ainda não está no melhor da forma e decidir a vida fora de casa, o que é díficil - disse o 'Reizinho' ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil.

Fonte: Supervasco