Tamanho da letra:
|

Atacante Wiliam Barbio quer fazer história no Vasco


Segunda-feira, 09/01/2012 - 16:19

Natural de Belford Roxo-RJ e fã de Ronaldo Fenômeno, o jovem Wiliam Barbio começou a investir no futebol aos 13 anos de idade, quando levado pelo treinador 'Ronaldinho' iniciou sua trajetória no Nova Iguaçu, clube que defendeu até julho de 2011.

Na equipe laranja, o garoto se sagrou artilheiro do Campeonato Carioca juvenil em 2009 e foi um dos grandes destaques do OPG de Juniores em 2010. Atacante de força e que atua pelos lados do campo, Barbio chegou ao profissional em 2010 e foi um dos grandes destaques do Nova Iguaçu na Série B do Campeonato Carioca. No ano seguinte também mostrou o seu valor. Logo no início do Estadual, o 'cabeludo' brilhou contra o Vasco (marcou um gol) e quase acabou com a festa do Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, que estreava no Engenhão.

As boas atuações fizeram com que Wiliam, atualmente com 19 anos, despertasse o interesse do Vasco, que após acertar a contratação de Diogo Silva, também do Nova Iguaçu, decidiu investir na aquisição do promissor garoto.

Apesar de não ter entrado em campo durante a campanha cruzmaltina no Brasileiro e na Sul-Americana em 2011, Barbio conta com a confiança de membros da diretoria e da comissão técnica do clube, que acreditam em seu potencial e apostam em seu sucesso. A maior prova disso é a recente renovação de contrato, que antes terminava no final de 2011 e agora só se encerra em 2016.

É com essa grande aposta do Gigante da Colina para 2012 que o SuperVasco.com bateu um papo. Nele, Wiliam faz um balanço do seu primeiro ano com a camisa cruzmaltina, projeta o futuro e diz que quer fazer uma história bonita com a camisa do Vasco.

Confira abaixo a entrevista co Wiliam Barbio:

Você despertou o interesse do Vasco após brilhar contra o Cruzmaltino numa partida do Campeonato Carioca, que terminou com vitória da sua ex-equipe, o Nova Iguaçu. Daquela data até agora muitos meses se passaram e por conta disso gostaria de saber: o que mudou na sua desde aquele dia?

"Muitas pessoas começaram a falar comigo, mas não deixo isso subir pela cabeça, eu continuo sendo o mesmo porque só com humildade e muito trabalho para poder chegar aonde desejo, quero crescer muito aqui no Vasco".

O Vasco acertou sua contratação no mês de julho de 2011, mas até o exato momento você não entrou em campo com a camisa do cruzmaltino. Como você avalia sua passagem pelo Vasco até o momento?

"Uma passagem muito boa, estou em um elenco que busca títulos. É um grupo muito forte e não joguei por ser banco do Éder Luis que é um grande jogador e pra mim foi muito bom por eu ser novo e consegui aprender bastante, pois todos os jogadores estavam dispostos em ajudar e a ensinar a todo instante".

Apesar de não ter jogado ainda, você foi várias vezes elogiado por membros da comissão técnica, que disseram que estão te preparando para próxima temporada. Como você se sente ao receber elogios como esses?

"Me sinto muito feliz, pois mesmo sem ter jogado, consegui mostrar nos treinos o que eu sou e me dedico bastante o tempo todo".

Ao longe de sua trajetória no Vasco em algum momento chegou a informação para você de que o Ricardo Gomes ou o Cristóvão Borges poderiam te utilizar?

"Não soube de nada, tento treinar forte a todo instante para estar sempre disposto para ajudar o Vasco".

O Vasco possui em seu elenco jogadores como o Felipe e o Juninho, que possuem história no clube, e atletas como o Dedé, o Fernando Prass e o Romulo, que fazem partem da nova geração de ídolos da torcida vascaína. Como é conviver com eles? Quais são os seus melhores amigos de clube? Quem mais te ajudou?

"É uma coisa muito boa, pois quando eu era criança via eles jogando e já eram ídolos, e agora está podendo treinando com eles é muito bom. Todos me ajudaram tanto, mas o jogador que mais me dá conselhos é o Dedé, é um cara muito gente boa que sempre conversa comigo, falando pra não deixar desanimar que minha hora ia chegar, pois ele passou por isso também e agora é um ídolo dessa grande torcida".

Você é um jogador que gosta mais de jogar pelos lados do campo, como o Eder Luis, ou é um atleta que tem a preferência de fica mais centralizado, como o Alecsandro? Fale um pouco sobre suas características.

"Eu sou um jogador muito rápido, que gosto de jogar pra cima, mas também jogo centralizado. Fui artilheiro da OPG e Carioca Juvenil jogando como 1º homem, e no profissional do Nova Iguaçu, joguei pelas pontas".

O seu amigo Cortêz está fazendo sucesso e já chegou inclusive a ser convocado para a Seleção Brasileira. Você acredita que pode seguir os mesmos passos dele?

"Sim, é um grande amigo sempre torci por ele, e graças a Deus, ele conquistou o que merece, trabalhando bastante".

Quais são seus planos para o futuro? Acredita que pode se firmar no Vasco em 2012?

"Sim, meu plano é continuar no Vasco e fazer história no Vasco".

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

"Que a torcida continue incentivando nosso time, pois nosso time vai continuar brigando por títulos e vamos ter muitas alegrias em 2012".

FICHA TÉCNICA

Nome: Wilian Silva Gomes Barbio
Natural de: Belford Roxo - RJ
Nascimento: 22/10/1992
Altura: 173
Camisa: 44
Clubes: Nova Iguaçu (2005 a 2011); Vasco (2011 até hoje)

Fonte: Supervasco