Tamanho da letra:
|

Confira balanço das contratações dos 4 grandes do Rio até o momento


Domingo, 25/12/2011 - 19:12

Faltando menos de duas semanas para o início das reapresentações dos times do Rio, o futebol carioca ainda não tem muitas novidades a apresentar para o seu torcedor para o ano novo. No balanço do vai e vem do mercado da bola, o Fluminense é o que teve o Natal mais generoso com duas contratações e o retorno de um jogador que estava emprestado ao Figueirense. Botafogo e Flamengo contrataram apenas um jogador e o Vasco está mais focado em negociar as renovações de contrato dos seus principais atletas.

Veja como está a situação dos quatro grandes times do Rio:

BOTAFOGO:

O principal reforço da equipe alvinegra para 2012 até aqui está no banco de reservas. O técnico Oswaldo de Oliveira chegou no clube na sexta-feira pedindo o apoio da torcida e afirmando que o time alvinegro tem uma ótima base. Uma das apostas do treinador está no atacante Jóbson, que voltou ao clube e prometeu se enquadrar dentro do plano de recuperação estabelecido pelo Alvinegro. Oswaldo confia na recuperação do jogador, que, no entanto, só poderá voltar aos gramados em março, quando terá se encerrado o período de suspensão por doping.

O Botafogo manteve a sua base formada pelo goleiro Jéfferson, o zagueiro Antônio Carlos, os volantes Marcelo Mattos e Renato, os meias Elkeson e Maicosuel e os atacantes Loco Abreu e Herrera. Mas perdeu um jogador importante: o lateral-esquerdo Cortês, que se transferiu para o São Paulo.

O clube já trouxe o zagueiro Brinner, ex-Paraná, e está muito perto de fechar com Andrezinho, do Internacional. Faltam apenas pequenos detalhes e a assinatura do contrato. O zagueiro Túlio Tanaka, atualmente no Nagoya Grampus, do Japão, também interessa.

A barca alvinegra é uma das maiores do futebol carioca. Foram dispensados o lateral Alessandro, o meia Éverton e o atacante Alexandre Oliveira. Somália também está de saída e pode ir para o Bahia. O atacante Caio deve ser emprestado.

FLAMENGO:

Se não trouxer grandes reforços nas próximas semanas, o campeão carioca vai iniciar a luta pelo bicampeonato e a disputa da Pré-Libertadores basicamente com o mesmo time da temporada passada.

O único reforço contratado até o momento é desconhecido o lateral Magal, ex-Americana. Enquanto isso, o clube continua tentando manter os meias-atacantes Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O primeiro deve ficar. Basta apenas que o time rubro-negro se acerte com a Traffic. Já a permanência do segundo é mais difícil. O Al Hilal não tem aceitado as seguidas propostas do clube e agora o São Paulo estaria interessado em contar com o futebol do jogador.

O zagueiro Bolívar interessa ao técnico Vanderlei Luxemburgo, mas sofre resistência no clube. O atacante Vágner Love é outro nome que não sai da lista de reforços rubro-negra, mas não há nada de concreto ainda com o jogador do CSKA Moscou.

Entre os que saíra da Gávea estão Everton Silva (Duque de Caxias) e Vânder, que voltou para o Bahia após ter jogado pouco no clube neste ano.

FLUMINENSE:

O time tricolor foi o que mais se reforço para a temporada de 2012. Primeiro time brasileiro a entrar em campo na fase de grupos da Libertadores, o tricolor contratou até aqui três reforços e um quarto está a caminho. O principal nome a chegar no futebol carioca até aqui é o do meia-atacante Wagner. Amigo de Fred, o jogador foi apresentado nesta semana e chegou com fome de títulos e de conquistar, principalmente, a Libertadores do ano que vem.

Além dele, o clube contratou o lateral-direito Bruno, um dos destaques do Figueirense no último Campeonato Brasileiro, e trouxe de volta o atacante Wellington Nem, que estava emprestado à equipe catarinense e foi uma das revelações do Brasileirão. O zagueiro Anderson também está praticamente fechado, mas só deve ser apresentado na pré-temporada em janeiro.

Quem também pode chegar para assumir um cargo de diretor no time tricolor é Rodrigo Caetano, que deixou o Vasco.

Já deixaram as Laranjeiras, o lateral-direito Mariano, que foi para o Bordeaux, e o volante Fernando Bob, emprestado para o Atlético-GO. O meia Marquinho negocia com o futebol chinês e também pode sair. O lateral-esquerdo Jefferson foi dispensado. O zagueiro Márcio Rosário, o meia Souza, o volante Diogo e o atacante Araújo também não devem ficar no clube.

VASCO:

O campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro perdeu o seu diretor-executivo, Rodrigo Caetano, mas dentro de campo ainda mantém seus principais jogadores. O meia Bernardo deve continuar. O Vasco já tem os R$ 3,6 milhões pedidos pelo Cruzeiro para adquirir os 50% dos direitos do meia, faltando apenas os dados para que o depósito seja feito na conta do clube mineiro. Quem também deve renovar é o meia Juninho Pernambucano.

O único jogador que o clube perdeu até aqui foi o atacante Élton, que se transferiu para o Corinthians. O lateral Márcio Careca e o atacante Leandro foram dispensados.

O clube também luta para tentar fechar com o lateral-esquerdo Kléber, do Internacional. O clube gaúcho não quer liberá-lo, mas o Vasco mantém a esperança de contar com o reforço. O lateral-esquerdo Thiago Feltri, do Atlético-GO também interessa, assimo com o atacante Jonathan Copete, do Independiente Santa Fé, da Colômbia.

Campeão brasileiro com o Corinthians, o atacante Emerson diz ter proposta do clube, mas o Vasco ainda não se manifestou sobre o interesse.

Fonte: Extra Online