Tamanho da letra:
|

Vasco foi o 3º melhor ataque em 2011 e, mais uma vez, foi o melhor do Rio


Sexta-feira, 23/12/2011 - 11:31

Fazer gols na temporada de 2011 foi a principal especialidade do Coritiba. O Coxa marcou nada menos do que 142 gols em 72 jogos (média de 1,97 por partida) e foi o ataque mais eficiente do Brasil neste ano. Nem mesmo o Corinthians, campeão brasileiro, e o Vasco, vencedor da Copa do Brasil, superaram o Alviverde quanto o quesito foi bola na rede.

Comandante do time coxa-branca, o técnico Marcelo Oliveira creditou o bom rendimento do setor ofensivo do Alviverde aos trabalhos específicos realizados durante a temporada.

“Sempre fizemos um trabalho de finalização e de orientação constante para os jogadores chutarem de fora da área e aproveitarem as jogadas de linha de fundo. Ficamos satisfeitos com o aproveitamento do nosso ataque nesse ano”, explicou.

Porém, na temporada de 2011, o Coritiba não soube aproveitar a eficiência do seu ataque para conquistar resultados expressivos fora de casa. Marcelo Oliveira afirmou que o ano do Coxa, em especial no Campeonato Brasileiro, poderia ter sido ainda melhor se os gols tivessem sido melhor distribuídos. “Fizemos muitos gols em determinados jogos, mas em partidas fora de casa perdemos grandes chances que poderiam definir vitórias e mudar nossa história no Brasileiro. Em algum momento da competição falhamos e isso precisa ser melhorado para o ano que vem”, emendou.

Mas na próxima temporada, o Coritiba não terá seu principal artilheiro em 2011. O atacante Bill marcou 27 gols neste ano e, mesmo sendo o goleador do Alviverde, a diretoria coxa-branca não renovou o empréstimo do jogador, que voltou para o Corinthians. Por outro lado, os atacantes Marcos Aurélio, com 20 gols marcados, e Anderson Aquino, com 18, além do meia Davi, que marcou 19 vezes em 2011, deverão permanecer no time coxa-branca em 2012.

Além de Corinthians e Vasco, que conquistaram as duas principais competições do futebol brasileiro, outras equipes que se destacaram em 2011 também estiveram longe de alcançar o grande aproveitamento ofensivo do Coritiba. Além do Vasco, que marcou 113 vezes em 66 partidas e teve média de 1,71 gol por jogo, quem mais se aproximou do rendimento do Alviverde foi a Portuguesa, campeã da Série B, que fez 60 jogos e marcou 108 gols (média de 1,80). Em seguida, veio o Fluminense, que marcou também 108 gols, mas teve aproveitamento de 1,63 gol por partida. O São Paulo fez 66 jogos em 2011 e aparece na sequência dos ataques mais positivos, com média de 1,62 gol.

Já o Flamengo, dos badalados Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, marcou 102 gols em 2011, com média de 1,61.

O Santos de Neymar, que disputou também neste ano o Mundial de Clubes da Fifa, balançou as redes 123 vezes em 79 partidas e teve média de 1,55 gol por jogo.




Fonte: Paraná online