Tamanho da letra:
|

Futsal: Coordenador Alex Perpeto fala sobre seu trabalho no Vasco


Quarta-feira, 14/12/2011 - 07:04

Em entrevista ao programa de rádio “Só Dá Vasco” desta 3ª-feira (13/12), o coordenador do futsal do Vasco, Alex Perpeto, fala sobre o seu trabalho:

JOGAR FUTSAL NO VASCO

"Nós começamos com a categoria mamadeira, que é 5, 6 anos de idade. Uma coisa bem clara: nós não fazemos o trabalho de escolinhas. A gente visa fazer um trabalho de captação mesmo. O departamento de futsal tem como objetivo principal o abastecimento de atletas para o campo. A gente procura fazer uma captação de uma forma mais eficiente possível, para poder encaminhar o atleta com qualidade. Nós sabemos que o futsal do Vasco tem tradição na formação de atletas. Nós temos diversos exemplos, como o próprio Felipe, Pedrinho, Bismarck, todos com passagem pelo futsal do Vasco. Eu me agarrei nessa força que o futsal do Vasco tem, para poder fazer essa captação. Tenho esse compromisso. Qualquer pessoa pode se inscrever, qualquer atleta, qualquer criança. Nós só vamos abrir essas inscrições após o dia 23 de janeiro. Nós vamos comunicar, vai estar no site oficial do clube, quando que vão estar abertas as inscrições para teste. Ela é gratuita, não é cobrado nada. A gente começa com 5, 6 anos e vai todas as categorias: mamadeira, chupetinha, fraldinha, pré-mirim até o adulto."

DESTAQUE QUE VEIO DO FUTSAL NOS ÚLTIMOS ANOS

"Posso começar com um atleta que, assim que o nosso presidente ganhou a eleição e tomou posse, ele chegou para mim: 'Alex, o departamento de futsal, cuida com carinho. Eu sei que você faz um bom trabalho nessa área'. A primeira pessoa que eu fui buscar é um atleta que hoje é a sensação da nossa Seleção Sub-15, o Thiago Rodrigues, que é o Thiago Mosquito. Ele foi meu atleta com 6, 7 anos de idade, antes de eu vir para o Vasco. Assim que nós entramos, foi a primeira pessoa que eu liguei, chamando ele para vir fazer parte do nosso grupo de trabalho. Imediatamente ele veio. Ele hoje é o grande jogador, a grande sensação do futebol de base do Vasco e do Brasil, da Seleção Brasileira, da Seleção Sub-15. Mas tem outros nomes também que vocês vão ver que vão ter muitos frutos. A gente tem uma captação muito eficiente nessa parte. As pessoas vêm confiando muito no trabalho que a gente vem produzindo no futsal. Isso é bom porque vai dando cada vez mais credibilidade para o clube. O clube vai conseguindo ter muito mais opções de atletas."

DO FUTSAL PARA O FUTEBOL DE CAMPO

"O certo é o seguinte. O certo seria você mandar em bloco. Mas eu procuro fazer uma seleção. Por que isso? Primeiro, também precisa haver aquela credibilidade do departamento. Eu não posso mandar qualquer jogador para o campo e o campo: 'Esse não serve'. Lógico que é critério deles. Eles vão escolher quem eles querem. Mas eu procuro mandar o que estiver melhor preparado naquele momento, porque ele precisa passar por um período de transição. O espaço é muito maior, o preparo físico já é diferente, o tipo de bola também é diferente, o domínio com a bola é um pouco diferente. Essa adaptação precisa ser olhada com mais carinho, você precisa dar um tempo maior. Mas a qualidade, isso é inquestionável. Eu acredito que qualquer atleta de futsal joga campo, mas ao contrário, posso garantir que não. Já tentei fazer um teste. Nós temos um atleta de 11 anos. Ele é primeiro ano de mirim e joga muito bem em campo. Quando eu trouxe para o salão, ele não conseguiu produzir e continuou só no campo. Agora, ao contrário, isso é fácil. O salão no campo, tendo paciência, sabendo esperar, sempre vai dar um caldo."

Fonte: NETVASCO (transcrição)