Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 21/06/2010 - SEG - 23:36 - Luso fala sobre reunião do Conselho de Beneméritos

Declarações do 1º vice-presidente geral do Vasco Luso Soares da Costa à Rádio Manchete sobre a reunião do Conselho de Beneméritos realizada neste dia 21 de junho:

"Houve uma reunião do Conselho de Beneméritos. Ninguém pensou, jamais se imaginou, nem tem cabimento, um pedido de impeachment. Não houve, ninguém cogitou isso. Eu sei que foi veiculado, porque há sempre a necessidade de alguma notícia sensacionalista. Não é o caso. Não houve nada disso, nem da parte do presidente do Conselho de Beneméritos, doutor Eurico Miranda, nem de minha parte. Fui convocado para prestar alguns esclarecimentos, até porque, na verdade, alguns pensaram 'Por que o fórum foi o Conselho de Beneméritos?'. Porque é preciso que numa organização, num país, numa instituição, se valorizem os diversos poderes, senão há um desajuste natural e, aí sim, surge uma crise. É preciso respeitar o executivo que, no caso, é o presidente, é preciso que ele respeite os outros poderes, então era preciso que fosse respeitado o Conselho Fiscal, que está pedindo documentos. Espero eu que... Todos esperamos que sejam enviados. Tardiamente, mas tudo bem. A espera é uma contemplação do Conselho Fiscal. E também é preciso a mesma coisa, que o Conselho de Beneméritos, que sempre foi um órgão de um poder muito grande, no sentido consultivo, de assistência, sem poder nenhum de decisão, mas de levar ideias e pedir satisfações, afinal, é o patrimônio do Vasco, o patrimônio social, o patrimônio todo do Vasco que está em jogo. Como havia medidas duvidosas, de um procedimento talvez discutíveis, essa questão foi levantada. O que importa é a decisão final, que ficou do Conselho de Beneméritos solicitar ao Conselho Fiscal que examine, que peça os documentos, para análise, de alguns contratos, últimos, de Souza e outros, para exame, análise. E também o Conselho de Beneméritos convida, para uma próxima reunião, o presidente do clube para esclarecer esses problemas todos que tenham surgido. Há a necessidade de esclarecimento, de conversação e, acima de tudo, a busca, minha busca e, naturalmente, a busca de todos os vascaínos, que não haja suspeitas e nem discussões fora do Vasco. Que seja no Vasco, respeitando todos os poderes do Vasco. Essa foi a ideia."

PEDIDO DE IMPEACHMENT DE ROBERTO DINAMITE

"Nada. Não houve. Ninguém cogitou isso. Só surgiu isso porque alguma notícia veiculou na imprensa. Foi aqui na hora que me falaram isso. Fiquei surpreso. O presidente do Conselho de Beneméritos também ficou surpreso. Colocamos isso em plenário. Não o fato, mas sim a notícia, e que fosse desmentido, como é natural. Ninguém cogita isso. Nós não estamos querendo crise no Vasco. Se houve algo danoso, tudo bem, mas que resolva internamente."

TER REPASSADO GRAVAÇÕES DA ATUAL DIRETORIA

"Houve realmente essa apresentação de uma gravação enviada, funcionando como uma carta anônima, junto com uma carta anônima. Não importa que isso não é eticamente algo a ser considerado, mas como as gravações eram efetivas, verdadeiras, reais, discutimos tudo. O que eu julguei melhor, e foi assim que procedi, é que para esvaziar esse processo de escutas e cartas anônimas, tudo que foi colocado fosse discutido por nós e não em cartas apócrifas ou gravações. E foi tudo discutido. As questões levantadas foram discutidas. Daí, a correção ou não de certos fatos, com certeza vai ser o processo todo levado ao presidente para esclarecimentos."

FAIXAS EM SÃO JANUÁRIO PEDINDO PAZ ENTRE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO

"Acima de tudo, o respeito. Respeito às pessoas e à instituição. Eu tenho, vida de Vasco, com aproximadamente 60 anos. Durante 60 anos, jamais pertenci a qualquer facção que partisse para algum movimento mais violento. Alguns movimentos surgiram e eu nunca fiz parte deles. E não farei nunca. Não é o meu estilo. Acho que é preciso conversar, dialogar, negociar, e jamais ser algo decidido fora do clube. Quando alguns começaram 'Não, você está levantando um problema'. Escuta, na minha idade, com o tempo de Vasco, se eu nunca fiz, não vou fazer agora. Eu estou levantando exatamente que é preciso corrigir distorções, esclarecer, porque não podemos ser nebulosos. Temos que ser transparentes. O vascaíno precisa saber. Todos precisam saber. Nada deve ser escondido, porque quem esconde, esconde alguma coisa por alguma razão escusa. Nada deve ser escondido. E, acima de tudo, que siga o caminho normal, dos poderes serem respeitados. Isso é fundamental. Se os poderes forem respeitados, tudo bem, porque eu sou um dos beneméritos que se envolvem, os conselheiros que se envolvem, o Conselho Fiscal que se envolve. Então estará tudo bem. A ideia é essa."

JOGADORES PREOCUPADOS COM CLIMA POLÍTICO

"Acima de tudo, o que os jogadores têm que se preocupar, e com razão, é a parte financeira e administrativa. A política tem que ser contornada, de modo que não afete a vida, a operação do clube."

Fonte: NETVASCO (transcrição)

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 21:39 - PC Gusmão tenta levantar auto-estima do grupo
Próxima: 23:45 - Mandarino, 2º vice geral, critica duramente Luso, 1º vice geral