Tamanho da letra:
|

Em nota, Dinamite explica venda do atacante Souza a clube grego


Segunda-feira, 21/06/2010 - 10:53

DENÚNCIAS E VERDADES

Como é de amplo conhecimento, a atual Diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama foi empossada no dia 01 de julho de 2008. Na ocasião, dentre outros nomes, compunha a direção do clube o Sr. Luiz Américo, na condição de Vice Presidente Jurídico.

Por volta do mês de agosto de 2008, o Sr. Luiz Américo indicou à Presidência, o Sr. Flavio Guilherme Paraense de Almeida, como profissional capaz de viabilizar o recebimento dos direitos financeiros decorrentes do chamado “Mecanismo de Solidariedade”.

O “Mecanismo de Solidariedade”, regulado pela FIFA, dispõe sobre os direitos financeiros, assegurados aos clubes formadores de atletas, por ocasião das transferências internacionais de jogadores em atividade no exterior.

O Sr. Flavio Guilherme passou, então a trabalhar na realização de tais receitas, fazendo-se acompanhar do Sr. Eurico Paulo Teixeira, Agente FIFA, domiciliado em Portugal, que opera por meio da empresa portuguesa Soccer Features Limited (SFL). Esclareça-se que os serviços foram contratados mediante pagamento de comissão de 20% sobre os recursos financeiros, efetivamente recebidos; ou seja, pagamento, somente em caso de êxito. O CRVG comprometeu-se, ainda, a ressarcir despesas com viagens, estadias etc; como é praxe para tais prestações de serviço.

O relacionamento entre o CRVG, por meio do Vice Presidente Jurídico Sr. Luiz Américo, e os profissionais contratados passou a se dar dentro de aparente normalidade. Sendo encaminhadas, sempre pelo Vice Jurídico à Presidência, procurações para que os contratados pudessem apurar e levantar os recursos originados no “Mecanismo de Solidariedade”.

Assim, em outubro de 2008 foi dada procuração para que os contratados atuassem junto ao Panathinaikos da Grécia, em relação ao atleta Rodrigo de Souza.

Em novembro de 2008 o CRVG recebeu cobrança, por parte da Soccer Features Limited (SFL), no valor de R$52.963,90; referente à comissão devida em decorrência do recebimento pelo CRVG de 109.546 euros, relativos ao atleta Geder Camillo. Tal fatura não foi liquidada em virtude das dificuldades financeiras que o clube, há muito, vem enfrentando.

Ficou, em seguida, combinado, entre as partes, que, por ocasião do recebimento dos recursos referentes ao atleta Rodrigo de Souza, seria liquidado o débito de R$56.963,90 (equivalente à época a 21.909 euros).

Adiante, em março 2009 a SFL veio a receber, em nome do CRVG do Panathinaikos o montante, relativo ao Rodrigo de Souza, de 53.460 euros; entretanto as prestações de conta não foram realizadas, tendo, a partir daí, as relações do CRVG com os prestadores de serviços, se descontinuado.

Na ocasião, a SFL havia apresentado ao CRVG documento comprobatório da transferência de 53.460 euros do Piraeus Bank para o Montepio Geral – Caixa Econômica/ Lisboa.

Mais recentemente, neste primeiro semestre de 2010, o CRVG retomou entendimentos com o Sr. Eurico Paulo Teixeira, de modo a verificar, com a devida clareza, números e a eventual existência de saldo em favor do CRVG.

Então, o Sr. Eurico Paulo Teixeira apresentou ampla documentação, acompanhada de relatório, tendo a administração do clube chegado à conclusão que o CRVG tem direito a um saldo de 22.455 euros.

Os entendimentos com o Sr. Eurico Paulo Teixeira prosseguem, tendo o CRVG obtido o compromisso de que a transferência de 22.455 euros será realizada em data próxima.

Uma vez recebidos os 22.455 euros o CRVG considerará cumpridos os compromissos da SFL e prestadores de serviços para com o clube

Cabe por fim, declarar categoricamente que, na administração dos interesses do Vasco, acerta-se e erra-se, jamais haverá deliberada intenção de subtrair, de degradar o patrimônio do clube.

Quanto àqueles que vivem da calúnia e da infâmia, que os vascaínos e a sociedade em geral lhes reservem o desprezo!!!

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2010

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira

Club de Regatas Vasco da Gama

Presidente


Fonte: Site oficial do Vasco

Nota da NETVASCO: O empresário Eurico Paulo Teixeira, citado no texto acima, dá a sua versão dos acontecimentos em dois vídeos que podem ser vistos no Youtube por intermédio deste e deste link.