Tamanho da letra:
|

VASCO EMPATA COM O BOTAFOGO NO ENGENHÃO: 1 A 1


Domingo, 30/05/2010 - 20:25

No primeiro encontro entre Botafogo e Vasco em 2010, em 24 de janeiro, o time de São Januário aplicou uma goleada histórica (6 a 0), que causou a demissão de Estevam Soares e volta de Joel Santana a General Severiano. Em 21 de fevereiro, as equipes se reencontraram, e o Alvinegro conquistou o título da Taça Guanabara (2 a 0). Faltava um empate no ano. E ele aconteceu neste domingo. Em um clássico equilibrado no Engenhão, os dois clubes ficaram no 1 a 1, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Atlético-PR, às 19h30m (de Brasília), na Arena da Baixada. No dia seguinte, o Vasco recebe o Guarani em São Januário (21h).

O JOGO

As duas equipes entraram em campo com alterações em relação às formações que iniciaram os jogos no meio de semana. No Botafogo, além dos retornos esperados de Herrera e Caio ao ataque, Joel Santana decidiu escalar Túlio Souza no lugar de Sandro Silva. No lado do Vasco, Celso Roth também mexeu no meio-campo, escalando Jumar na vaga de Souza,e Jeférson no lugar de Léo Gago.

Com meios-de-campo teoricamente mais ofensivos, com os meias Túlio Souza e Jéferson nos lugares de volantes, as chances não demoraram a surgir. Com seis minutos, Lucio Flavio cobrou uma infração pelo lado esquerdo com rapidez e deixou Herrera frente a frente com Fernando Prass. O argentino dominou e tocou na saída do goleiro, mas a bola passou rente à trave direita. No minuto seguinte, o Vasco deu a resposta. Ernani, que substituiu Ramon, contundido, cruzou da esquerda para Nilton. O volante apareceu na área e cabeceou com muito perigo.

O jogo seguia aberto. E em sua despedida do Brasileiro antes da participação na Copa do Mundo, Carlos Eugênio Simon se envolveu uma polêmica. Aos dez minutos, Lucio Flavio invadiu a área e, aparentemente, foi tocado na perna esquerda por Cesinha. Apesar dos protestos dos alvinegros, o árbitro brasileiro no Mundial da África do Sul nada marcou após olhar para o assistente, aparentando estar em dúvida.

O planejamento de Celso Roth para o jogo precisou ser modificado aos 20 minutos. Jumar sentiu uma fisgada na coxa, e teve que deixar o jogo. Souza entrou em seu lugar.

A mudança precoce não afetou o Vasco. Ao contrário, o time melhorou. Jéferson fez bela jogada aos 25 minutos e chutou cruzado. O seu xará botafoguense espalmou com dificuldade. No minuto seguinte, o time de São Januário chegou ao gol. Ernani arrancou pela esquerda, tabelou com Philippe Coutinho, invadiu a área, passou por Fábio Ferreira e trocou de perna para tocar de canhota na saída de Jefferson.

A desvantagem botafoguense não durou dez minutos. Aos 35, Nilton, caído, interceptou a bola com o braço direito diante de Antônio Carlos, que tentava concluir a gol. Simou apontou a marca do pênalti. De volta ao time após a briga diante do Goiás com o colega Caio, Herrera cobrou forte, de bico, no canto esquerdo, igualando o marcador. Na comemoração, recebeu um abraço do companheiro de ataque.

No segundo tempo, logo com cinco minutos, foi a vez dos vascaínos reclamarem da arbitragem. Jéferson tabelou com Élton, recebeu diante de goleiro alvinegro e colocou a bola na rede. Mas o auxiliar Altemir Hausmman, que também vai à Copa, anulou, alegando que Élton teria puxado a camisa de Fahel. O Vasco voltou a assustar o time da casa aos dez. Nilton mandou uma bomba de fora da área, e Jefferson fez bela defesa.

Diante da maior presença ofensiva do Vasco, Joel Santana decidiu mexer no Botafogo, com a entrada de Edno no lugar do cansado Túlio Souza aos 15. No retorno ao Alvinegro, Caio teve problemas com a defesa adversária. Em um espaço de cinco minutos, machucou o ombro direito ser atingido involuntariamente por Rafael Carioca após uma disputa área. Em seguida, foi atingido pelo volante com uma cotovelada. Simon não apontou falta. Com a dificuldade de superar a marcação, Caio passou a jogar pela esquerda, trocando de lado com Herrera. E na primeira jogada pelo setor, o camisa 9 lançou errado para o argentino, comprovando as dificuldades ofensivas do Botafogo. O 'talismã' acabou substituído, ouvindo vaias ao deixar o gramado.

Sem conseguir superar a marcação, o Alvinegro decidiu arriscar de longe. Aos 26, Edno chutou bem de fora da área, e Fernando Prass espalmou. Dois minutos depois, Edno criou nova chance, avançando pela esquerda e cruzando para Herrera. Na risca da pequena área, o atacante completou mal, perdendo boa oportunidade. Aos 33, os papéis se inverteram. Herrera tocou para o meia-atacante, que chutou rente ao travessão.

Mais recuado, o Vasco só voltou a ameaçar com Élder Granja aos 34. O lateral roubou a bola no meio-campo e arrancou até ao bico da pequena área adversária. Mas chutou fraco diante de Jefferson, que defendeu.

Na reta final da partida, as duas equipes ainda tentaram o desempate, mas os defensores levaram vantagem sobre os atacantes. Confirmando o resultado que faltava no confronto entre Botafogo e Vasco no ano.

GALERIA

Aquecimento do Vasco; Cesinha e Élder Granja
Aquecimento do Vasco; Cesinha e Élder Granja
Aquecimento do Vasco
Aquecimento do Vasco
Vestiário do Vasco; Dodô e Souza
Vestiário do Vasco; Dodô e Souza
Vestiário do Vasco; Philippe Coutinho e Dodô
Vestiário do Vasco; Philippe Coutinho e Dodô
Vestiário do Vasco; Palestra de Celso Roth
Vestiário do Vasco; Palestra de Celso Roth
Torcida do Vasco
Torcida do Vasco
Élton
Élton
Souza
Souza
Élder Granja
Élder Granja
Élton
Élton
Philippe Coutinho
Philippe Coutinho
Ernani e Philippe Coutinho
Ernani e Philippe Coutinho
Ernani
Ernani
Jéferson
Jéferson
Fernando Prass
Fernando Prass
Ernani
Ernani
Élton e Nílton
Élton e Nílton
Élton
Élton
Dedé
Dedé
Élton
Élton
Élder Granja
Élder Granja
Titi
Titi
Nílton
Nílton

VÍDEO





Melhores momentos

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 1 VASCO

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 30/5/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Renda / público: R$ 361.590,00 / 16.368 pagantes

Cartões amarelos: Fahel (Botafogo); Jumar, Nilton, Rafael Carioca (Vasco)

Gols: Ernani, 26'/1ºT (0-1); Herrera (pênalti), 34'/1ºT (1-1)

BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro (Marcelo Cordeiro, 28'/2ºT), Leandro Guerreiro, Tulio Souza (Edno, 15'/2ºT), Lucio Flávio e Somália; Herrera e Caio (Renato Cajá, 31'/2ºT). Técnico: Joel Santana.

VASCO: Fernando Prass; Élder Granja, Cesinha (Titi, intervalo), Dedé e Ernani; Jumar (Souza, 21'/1ºT), Nilton, Rafael Carioca e Jéferson (Magno, 28'/2ºT); Philippe Coutinho e Élton. Técnico: Celso Roth.

ESTATÍSTICAS



TROFÉU NETVASCO 2010

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Ernani7.8291*7.0177
Jéferson7.3080*5.7942
Fernando Prass7.24987.3323
Dedé6.5765*5.9008
Philippe Coutinho6.35877.0793
Souza6.16536.2480
Élton5.90806.1020
Cesinha5.7418*6.2352
Rafael Carioca5.628212º5.5555
10ºTiti5.58875.8270
11ºNilton5.261010º5.7297
12ºÉlder Granja5.050717º4.6415
13ºJumar4.4516*4.7041
14ºMagno4.068514º5.4750
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1065 | Ranking 2010

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), O Globo online (ficha), Siga Seu Time (estatísticas)