Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 12/05/2010 - QUA - 10:28 - Dinamite já foi beneficiado por cortes na Seleção antes da Copa

O técnico Dunga divulgou, nesta quarta-feira, a lista dos 23 convocados para a disputa da Copa do Mundo na África do Sul. Porém, como a história mostra, essa relação não é definitiva. De 1970 para cá, apenas em 1990 não houve cortes na primeira lista de convocados.

Confira os cortes de jogadores da Seleção Brasileira às vésperas de um Mundial:

1970 (México): Rogério, ponta-direita do Botafogo, foi cortado por contusão. Para seu lugar, Zagallo convocou o goleiro Leão para a que seria a primeira das cinco Copas que disputou.

1974 (Alemanha): O técnico Zagallo teve a baixa de Wendell, goleiro do Botafogo, e do volante campeão em 70, Clodoaldo. Waldir Peres e o atacante Mirandinha, ambos do São Paulo, foram os substitutos.

1978 (Argentina): Cláudio Coutinho, comandante da Seleção Brasileira, perdeu o atacante Nunes, do Flamengo, e para seu lugar convocou Roberto Dinamite, do Vasco.

1982 (Espanha): Roberto Dinamite apareceu outra vez como substituto de um jogador lesionado. Nessa edição do Mundial, o atacante entrou no lugar do jovem Careca.

1986 (México): Foi a Copa com maior mudança na lista de convocados. Além das substituições de Mozer e Toninho Cerezo (lesionados) por Mauro Galvão e Valdo, Renato Gaúcho foi cortado por indisciplina ainda no Brasil e Leandro, lateral do Flamengo, pediu dispensa em solidariedade ao amigo. Para seu lugar foi chamado Josimar, do Botafogo.

1994 (EUA): Ricardo Gomes sofreu uma lesão muscular em uma partida contra a seleção de El Salvador. Para seu lugar o técnico Carlos Alberto Parreira convocou Ronaldão, então zagueiro do São Paulo.

1998 (França): Romário, em grande fase, teve problemas musculares durante a preparação para a Copa, e teve de dar lugar ao meia Émerson, do Bayern Leverkusen.

2002 (Japão e Coréia do Sul): Convocado às pressas no Mundial anterior, o capitão Émerson disputava um "rachão" como goleiro quando contundiu o ombro na véspera da estréia contra a Turquia. Para seu lugar, o técnico Felipão convocou o meia Ricardinho, do Corinthians.

2006 (Alemanha): O volante Edmílson lesionou o joelho e teve de ser substituído por Mineiro, do São Paulo.

Fonte: Terra

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 09:12 - Atletismo: Vascaínos subiram ao pódio neste último sábado
Próxima: 10:32 - São Januário será sede do futebol dos Jogos Mundiais Militares 2011