Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 11/02/2010 - QUI - 18:30 - O dia em que o futebol foi preliminar das escolas de samba em São Januário

A edição de 7 de dezembro de 1935 do Jornal do Brasil traz uma notícia interessante para aqueles que se interessam pela história do Vasco e de São Januário e também pelas manifestações culturais do Rio de Janeiro. Nesse dia, futebol e samba dividiram as atenções no estádio vascaíno. O amistoso Vasco x Selecionado da Saúde (bairro situado na zona central da cidade, onde aliás o clube foi fundado em 1898) se enfrentaram numa partida que terminou com a vitória cruzmaltina por 2 a 1. O curioso é que o jogo serviu como "preliminar" de um desfile de escolas de samba, que tinha como objetivo apresentar ao público os sambas-enredo (então chamados de "marchas") do desfile oficial do Carnaval do ano seguinte. As maiores agremiações da época, Mangueira, Portela e Unidos da Tijuca, participaram do evento. A união entre futebol e samba deu sorte para Vasco e Unidos da Tijuca, campeões da temporada de 1936. Os caminhos das duas instituições voltariam a se cruzar mais de 50 anos depois, em 1998, quando a escola tijucana homenageou o Gigante da Colina por ocasião de seu centenário.

Confira, abaixo, a imagem de um trecho da reportagem original e, logo abaixo, a transcrição da íntegra do texto (atualizado ortograficamente):




O grande festival de hoje no Estádio de S. Januário

O quadro do Vasco da Gama vai enfrentar o "scratch" da Saúde - O desfile das escolas de samba para apresentação das marchas para o Carnaval de 1936


Uma festa soberba será realizada hoje, no estádio de São Januário, em homenagem ao jubileu desportivo do Caboclo e Provenzano. As festas terão início às 19 horas e 30 minutos, sendo abertos os portões às 19 horas.

A PRIMEIRA PARTE DO PROGRAMA

A primeira parte do programa consistirá de um grande match de futebol entre a equipe do C. R. Vasco da Gama e o forte selecionado da Saúde, composto de elementos de grande valor no futebol carioca. Esta partida será iniciada às 19 horas e 30 minutos, sob a direção do competente árbitro Pedro dos Santos.

O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA

A grande novidade da noite será o desfile das escolas de samba, que apresentarão as últimas novidades para o carnaval de 1936. As escolas inscritas no grande certame são as mais importantes da Capital Federal, a saber: Portela, Mangueira, Unidos da Tijuca, Lira do Amor e Paz e Amor.

COMO SE DARÁ O DESFILE

Após o encontro de futebol, os porta-estandartes das escolas representadas irão à tribuna de honra onde serão cumprimentados pelas altas autoridades presentes. Entre os estandartes das escolas, figurará, também, a flâmula gloriosa da União das Escolas de Samba. Depois dessa cerimônia, que terá lugar às 21 horas, os porta-estandartes tomarão posição nas suas escolas, procedendo-se ao desfile. As escolas, que estão formadas nos terrenos do estádio fronteiro à Rua Bonfim, entrarão na pista pelo lado geral, contornarão as arquibancadas, prosseguindo a marcha até a tribuna de honra. Nesse local as escolas apresentarão suas marchas, prosseguindo depois pela pista.

NÃO SERÁ PERMITIDO PÚBLICO NA PISTA

Só será permitido ingresso na pista aos diretores das escolas, União das Escolas de Samba e do C. R. Vasco da Gama e as autoridades policiais presentes. É expressamente proibido o ingresso de populares na pista.

AVISO AOS SÓCIOS DO VASCO DA GAMA

A diretoria do C. R. Vasco da Gama avisa aos Srs. associados que cedeu a praça de desportos à comissão pró-jubileu Caboclo-Provenzano. O ingresso dos Srs. associados será feito mediante à apresentação da carteira social e o recibo n. 11 ou 12. O ingresso é pessoal, podendo cada sócio fazer-se acompanhar de pessoas de sua família (esposa, mãe ou irmãs solteiras) pagando a importância de 2$200 por pessoa.

PREÇOS DOS INGRESSOS

Para a grande festa de hoje são cobrados os seguintes preços: cadeiras da parte social, 6$600; cadeiras na curva, 4$400; arquibancadas, 2$200.


Fonte: NETVASCO (texto introdutório, transcrição), Jornal do Brasil/Google (imagem, texto da reportagem)

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 18:18 - Jéferson será reavaliado nesta sexta-feira para iniciar tratamento
Próxima: 22:22 - Vasco x Fluminense já teve 22.715 ingressos vendidos