Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 17/01/2010 - DOM - 23:04 - Natação: Jaqueline Melo superou surdez para ser campeã pelo Vasco

Por causa de uma meningite, que contraiu com apenas um mês de vida, Jaqueline de Oliveira Melo, moradora de Santa Elias, em Mesquita, perdeu completamente a audição. A surdez foi diagnosticada quando ela tinha 1 ano e 8 meses e marcou o início de uma batalha para se tornar campeã na vida. Sua luta também a levou a ser uma vencedora na natação.

A atleta, hoje com 21 anos, começou a nadar aos 7, por orientação médica. A menina havia desenvolvido uma espécie de síndrome: não suportava o contato físico com adultos e crianças.

— Eu a matriculei na natação só para que pudesse se socializar. Mas os professores logo disseram que ela tinha um talento nato — lembra a mãe de Jaqueline, Sandra de Oliveira Melo.

Jaqueline é atleta do Vasco e coleciona medalhas, entre elas uma de ouro no Jogos Abertos do Interior de 2009 e uma de prata no Campeonato Estadual de Natação Júnior-Verão de 2008. Suas especialidades são o nado livre e o borboleta.

A jovem — que tem dificuldades para falar — sempre participou de campeonatos para atletas sem deficiência. Por não poder ouvir o apito dos juízes, ela queimou a largada algumas vezes no início da carreira.

— Hoje, todos os árbitros a conhecem e levantam uma mão para sinalizar o início das provas — diz a mãe sob o olhar atento da filha, que confirma com um sorriso.


A nadadora do Vasco Jaqueline Melo com suas medalhas ao fundo


Jaqueline mostra sua coleção de medalhas e troféus


Jaqueline durante prova do estilo livre


Fonte: O Globo/Extra - Baixada

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 21:49 - Empresa produz cruz de malta para ser colocada no cinto de segurança
Próxima: 00:25 - Colunista relembra título do Vasco na Taça Guanabara de 1976