Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 06/11/2009 - SEX - 09:49 - Maracanã divulgará 'Viradão Esportivo' no intervalo do jogo do Vasco

A orla carioca será palco neste sábado (7/11), a partir de 9h, da corrida ciclística Pré-Tour, de 20 km, entre o Leblon e o Arpoador, que marcará a largada do Viradão Esportivo. Um pelotão de 20 ciclistas amadores, com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e representantes da Cufa, entre outras autoridades, mostrará um momento histórico para o esporte brasileiro. No Rio de Janeiro, o Viradão contará com mais de 4.500 atividades, mobilizando cerca de quatro milhões de pessoas, numa maratona de 33h de práticas esportivas. Quatro locais serão os principais polos esportivos no Rio: a Lapa, o Centro Esportivo e Cultural da Cufa, em Madureira, o Piscinão de Ramos e a Vila Olímpica da Mangueira.

O Viradão Esportivo será promovido nos 27 estados do Brasil e utilizará o esporte como ferramenta de inserção e integração social. O tema do evento deste ano é “Família” e a proposta é ressaltar a importância desta instituição na construção dos valores do indivíduo. No Rio de Janeiro, o encerramento será às 18h de domingo, com um evento no Piscinão de Ramos.

No cardápio de atividades há atrações para todos os gostos. Estão programados torneios e campeonatos de esportes clássicos, mas também daqueles que nem sempre são de conhecimento do grande público, como Beach Tennis e Thai Chi Chuan. Áreas populares, que geralmente não fazem parte de calendários formais, ganharão destaque especial na programação. As mais de 100 modalidades esportivas acontecerão nas instalações de associações, clubes, vilas olímpicas, escolas, Forças Armadas, universidades, presídios, federações, confederações, entre outras organizações parceiras do projeto. Entre as inúmeras atrações, estão futebol de salão, ioga, nado sincronizado, corrida, campeonato de pipa e de agility, clínica de golfe, animação infantil, skate, vôlei, capoeira, break e luta greco-romana.

O Viradão Esportivo que acontecerá na Lapa é uma manifestação ímpar dentro da programação nacional. Este evento conta com uma gama de atividades esportivas concentradas em uma região tradicionalmente conhecida da cultura carioca. A Lapa vai se transformar em uma arena poliesportiva em prol da inclusão social e do exercício da cidadania no Estado do Rio de Janeiro. A programação no local contará com 19h de manifestações esportivas (das 16h do dia 07/11 às 10h do dia 08/11).

Na área do Maracanã, ícone do esporte carioca, estão programadas várias ações. Para quem faz exercícios no entorno do estádio estará à disposição, em frente ao portão 19, das 8h às 12h, uma tenda onde profissionais de Educação Física e da área de Saúde darão diversas orientações. À tarde, durante o jogo entre Vasco e Juventude, haverá ainda chamadas no telão, incentivando a participação dos torcedores no Viradão, e a descida de paraquedistas no gramado. No Parque Aquático Júlio De Lamare, no sábado de manhã, das 8h às 12h, acontecerão apresentações de Polo Aquático com as seleções infantil e infanto do Flamengo, além de um jogo de masters, e no domingo, das 8h às 12h, torneio de natação entre alunos dos núcleos do projeto Suderj em Forma. Já o Estádio de Atletismo Célio de Barros abrigará, no sábado, a Olimpíada do Colégio de Aplicação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), das 8h às 15h, e no domingo, um torneio de futebol entre os integrantes dos núcleos do projeto Suderj em Forma, das 8h às 12h, também integrará as atividades do Viradão Esportivo.

O projeto AR! – Ações de Rua também participará do Viradão, no dia 7 de novembro, com atividades de skate, escalada e basquete 33. Ao todo, participarão 720 alunos de 24 escolas, metade na Praça dos Patins, na Lagoa, e a outra parte na Praça do Estácio, no Centro.

O Viradão Esportivo conta com a adesão de esportistas, artistas e personalidades de diferentes áreas de atuação, que participarão de desafios e atividades interagindo com o grande público. A intenção é mobilizar o maior número possível de pessoas durante o evento em todas as cidades participantes. Por esse motivo há atividades para todas as idades – crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Para se inscrever basta entrar no site www.viradaoesportivo.com.br e clicar no link “Como participar”. No Rio de Janeiro o projeto é coordenado pela CUFA – Central Única das Favelas e tem o apoio dos Ministérios do Esporte e dos governos Federal e Estadual. Participam ainda a Rede Globo, o Sport TV e o Sesi.

Fonte: Jornal Diário de Petrópolis

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 09:24 - Marketing do Vasco evita divulgar ações para comemorar acesso
Próxima: 10:22 - Lancenet: Terra Encantada não está vendendo ingressos para sábado