Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 03/10/2009 - SÁB - 12:31 - Entrevista com Carlos Vinícius Herdy, fisiologista da Base do Vasco

Carlos Vinícius Herdy é professor em Fisiologia, pós-graduado em Biomecânica e Psicomotricidade, no Vasco da Gama é responsável por todas as categorias do Futebol de Base, desde o Pré-mirim ao Júnior, comanda o Laboratório de Pesquisas Científicas do Departamento de Futebol Amador.

Além do trabalho em si, voltado para o aprimoramento dos atletas, há uma preocupação do Prof. Herdy e de seus estagiários assistentes do laboratório de pesquisas de todo mês produzir trabalhos científicos para encaminhar para congressos e revistas específicas da área.

Como grande parte dos leitores do BlogdeBase são pais e atletas do Vasco, assim como outros tantos que desejam jogar nas categorias de base do clube, fizemos esta entrevista com o responsável por uma das áreas em que o clube é pioneiro no Brasil e que de certa forma o diferencia de outros clubes formadores.

Qual o papel da fisiologia num clube de futebol?

- O papel do fisiologista no Clube de Futebol é de grande relevância para os atletas, pois esse profissional tem a responsabilidade de alinhar a ciência com a prática da modalidade.

Como é aplicada a fisiologia especificamente na Base do Vasco da Gama?

- Há um acompanhamento longitudinal nos atletas, o que nos permite obter um acompanhamento a fim de formá-los nos seus melhores níveis. O Futebol Amador pode utilizar os equipamentos do Departamento do Profissional, como isocinético, espirômetro e agora recentemente o Reflotron, isso porque temos um bom relacionamento entre fisiologia do Profissional e futebol amador que entende da importância de alinhar a formação a longo prazo dos atletas através de testes importantes para seu desenvolvimento como atleta.

Já é possível detectar os benefícios da fisiologia aplicada às Categorias de Base do Vasco?

- Se você observar o Vasco hoje possui uma vasta quantidade de atletas formados no próprio clube, alguns atletas chegaram com 10 anos no futebol amador, mas será que tivesse certeza que eles estariam jogando hoje no profissional do Vasco, pois estatisticamente falando apenas 2 a 5% destes atletas dessa idade chegam ao profissional. É nisso que o fisiologista atua, buscando diminuir a margem de erro para os atletas que não serão promovidos através da fundamentação científica e experiência.

Além do próprio clube, os pais são os maiores interessados no desenvolvimento dos atletas. Como é essa relação?

- Os pais querem saber se a estatura está correta, o peso está ideal, e outras situações inerentes ao atleta, eles precisam ter muito cuidado pois as vezes querem ajudar e acabam atrapalhando o desenvolvimento do jovem atleta.

As atividades do Professor Herdy não se restringem à aplicação e desenvolvimento de conhecimento científico, ele também dá aula de Educação Física no Colégio Vasco da Gama onde pode passar para os atletas informações relevantes que fazem uma ponte com o trabalho no campo.

Carlos Vinícius Herdy também é um proeminente palestrante dando cursos por todo o Brasil, seu próximo será em São Paulo dia 17 de outubro na UGF, detalhes no site, cujo tema será ‘da iniciação ao alto rendimento, uma proposta atualizada‘.


Carlos Vinicius Herdy, fisiologista do Vasco


Fonte: Blog de Base

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 12:31 - Atletismo Base: Vasco fica em 6º lugar no Estadual Pré-Mirim
Próxima: 12:43 - Confira a trajetória dos vascaínos da Seleção Sub-15