.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 06/09/2008 - SÁB - 01:45 - Rodrigo Dinamite: 'Sou vascaíno de berço'

Em 1992, Roberto Dinamite batizava o filho caçula na Capela Noss Senhora das Vitórias, em São Januário. Nascia naquele momento o sonho de ingressar um legítimo sucessor no clube do coração. Passados 16 anos, Rodrigo tem a chance de ralizar o antigo desejo. Atacante como o pai, ele é o novo reforço da equipe juvenil do Vasco.

- É muito especial quando o atleta tem a chance de defender o clube do coração. Até para vestir a camisa de treino é diferente. Estou muito feliz, pois sou vascaíno de berço. Fui batizado aqui há 16 anos. É um privilégio - disse Rodrigo.

Na certidão de nascimento e numa tatuagem no antebraço direito ele carrega o apelido que consagrou o pai como maior ídolo da história do Vasco: Dinamite. No passado, as comparações já o chatearam mais. Hoje, ciente da responsabilidade de trilhar o próprio caminho, Rodrigo está preparado para críticas positivas ou negativas.

- Sou cobrado desde criança, até em peladas. Questionam a minha qualidade e fazem comparações com meu pai. Não me importo mais. Quisera eu ser igual a ele. Procuro sempre fazer o melhor e, se não der certo, levanto minha cabeça e tento novamente - disse.

Embora seja atacante de ofício, Rodrigo Dinamite não consegue driblar a marcação do pai e professor. Preocupado com a carreira do filho, Roberto faz questionários quase que diários sobre os treinamentos e não perde a chance de opinar em um fundamento em que era especialista: cobranças de falta.

- Meu pai sempre passa muitas dicas, principalmente sobre cobranças de falta, como tenho de ajeitar o pé, a distância... Esse fundamento merece atenção especial da parte dele. Pena que não lhe sobra muito tempo para praticarmos juntos - disse Rodrigo.

No entanto, o sonho de Rodrigo Dinamite foi bruscamente interromido em 2002, quando ele e seu pai, então candidato à presidência pela oposição, foram expulsos da tribuna de honra de São Januário, a mando do ex-presidente Eurico Miranda. Na época, Rodrigo tinha apenas 10 anos.

- Não entendi muito bem o que estava acontecendo, pois tinha pouca idade. Fiquei triste, mas isso faz parte do passado - disse.

Bate-bola com Rodrigo Dinamite

1 - Em campo as suas características se assemelham as de seu pai?

Não. Meu pai costumava jogar mais fixo na área. Jogo como segundo atacante e me movimento muito pelos lados e pelo meio-de-campo. O futebol do passado era mais técnico. Atualmente é mais força e correria.

2 - Como torcedor do Vasco, você já cobrou algum reforço de seu pai para a equipe?

Não dá tempo. Meu pai vive numa correria, sempre tenso, preocupado com o Vasco. Também, os jogadores que gostaria, nenhum clube brasileiro teria condições de contratar, como Cristiano Ronaldo e Messi. Eu os admiro muito.

3 - E no Vasco, quem você destacaria no momento?

Madson está muito bem. Pedrinho acabou de chegar e também é um excelente apoiador, muito habilidoso. Não posso esquecer de Edmundo. Apesar da idade (37 anos) ele sempre chama o jogo para si e faz a diferença.

4 - Você acabou de completar 16 anos e já pode assinar o primeiro contrato profissional. Já foi procurado pela diretoria?

Não (risos). Primeiro, tenho de procurar jogar bem e fazer muitos gols para pensar nisso. Depois... dependerá do presidente (risos).

5 - Seu pai se consagrou como maior artilheiro do Clássico dos Milhões, com 27 gols marcados. Você também sonha marcar contra o Flamengo?

Seria bom. Quero muito enfrentar o Flamengo e fazer gols. Como vascaíno, terá um sabor especial.

6 - Qual é seu grande sonho?

Chegar aos profissionais do Vasco e disputar uma Copa do Mundo. Quem sabe a de 2014?

A MESMA GENÉTICA DO PAI

O departamento de fisiologia do Vasco comprovou cientificamente que Rodrigo Dinamite possui os mesmos genes que o pai. O resultado foi obtido por intermédio do exame dermatoglífico, que estuda as aptidões do atleta através das digitais.

- É impressionante! Os resultados mostraram que ele herdou genes característicos de seu pai. O índice de força chamou atenção em seu exame. Seu chute é muito potente. Ele tem 1,75m e ainda crescerá. Possui traços de um atacante de força, como o pai - disse Carlos Vinícius Herdy, fisiologista do departamento de futebol amador do Vasco.

Em teste semelhante, o prodígio Phillippe Coutinho mostrou o porquê de a Internazionale de Milão ter pago cerca de R$ 8 milhões ao Vasco. Seu exame digital mostrou aptidões elevadas para resistência, força e nível de controle. De acordo com suas características passou a jogar como meia-atacante.

ESTRÉIA DE RODRIGO DINAMITE É ADIADA

Segundo colocado do Campeonato Carioca juvenil, com 48 pontos, o Vasco recebe o líder Fluminense, com 54, em São Januário, desfalcado de seus principais nomes. Entre eles, o meia-atacante Coutinho e o atacante Willen, que estão servindo à Seleção sub-16.

Recém-chegado à Colina, Rodrigo Dinamite terá sua estréia adiada. O atacante sofreu uma pancada no pé esquerdo e está em tratamento. Na próxima semana, ele deverá ser liberado para os treinos. Os desfalques não diminuem a confiança de Rodrigo Dinamite, que aposta na vitória do Vasco:

- Apesar dos desfalques, o Vasco conta com bons jogadores, como Belchior e Yago, e pode vencer o clássico.




Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique