.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 16/07/2008 - QUA - 22:49 - Confira entrevista com o goleiro Roberto

Como você e os jogadores do Vasco estão enxergando a entrada de Roberto Dinamite na presidência do clube?

Particularmente ainda estou no aguardo, como todos os outros jogadores, para avaliar e assim poder tecer um comentário a respeito da entrada do Roberto Dinamite na presidência. Só espero que o Vasco fique cada vez mais forte e que venham os títulos, pois tenho certeza que o torcedor Vascaíno não agüenta mais este jejum. Vamos aguardar e torcer para que a nova diretoria faça o melhor para o clube.

Como você encara o fato de um time grande, como o Vasco, ficar tanto tempo sem conquistar títulos?

Eu acho muito complicado e isso deixa o torcedor impaciente e frustrado. O jogador de futebol tem que conquistar títulos para deixar seu nome marcado em cada clube que passa. Infelizmente, aqui no Vasco, eu não tive a oportunidade de jogar um campeonato do começo ao fim e vi bater na trave aquela oportunidade de vencer a Copa do Brasil em 2006, fato que me deixa chateado até hoje, pelo jeito como as coisas aconteceram. O futebol tem as vantagens e desvantagens de ser um esporte coletivo, pois as vezes você tem que trabalhar com pessoas que não estão nem ai para títulos e você depende delas para que seu objetivo seja alcançado. Muitas coisas interferem para que um time seja campeão, estes detalhes que estão fazendo a diferença para os outros times estão faltando ao Vasco.

Qual o jogo mais emocionante do Vasco que você pode presenciar?

Final da MERCOSUL em 2000. Acho que pra todo Vascaíno, aquele jogo ficou marcado

O Time do Vasco tem a chance de não passar o ano em branco, disputando alem do Campeonato Brasileiro, a Copa Sul Americana. O elenco já pensa ou comenta algo sobre essa competição?

Sim. A Copa Sul-americana é uma competição curta que da aos times participantes a oportunidade mais fácil de ganhar um titulo, já que o campeonato brasileiro é muito longo e conta com grandes equipes, porém nosso objetivo é acertar o time para assim poder chegar às primeiras colocações ao final do campeonato e brigar pelo titulo também.

Como você avalia até aqui sua trajetória de Vasco da Gama?

Cheguei ao Vasco em 2005 cheio de desconfiança, pois era o sexto goleiro a jogar no time naquele ano. Para piorar, a imprensa para atingir a diretoria, falou que eu era reserva do Fabiano Borges, uma inverdade. Passei por aquele período de turbulência, cheguei sem moral nenhuma e no último jogo do campeonato a torcida em peso cantava para eu ficar. Fui comprado pelo Vasco e em 2006, após mais de quarenta jogos como titular, me machuquei, fiquei dois jogos fora e fui sacado do time. Será que eu estava tão mau assim? Mas deixa pra la. Houveram algumas mudanças no Vasco e eu não estava no meu melhor nível de treinamento, ai tive duas oportunidades para jogar e as coisas também não deram muito certo. Daí veio 2007 eu estava muito motivado para reconquistar a posição, a oportunidade esteve bem perto, mas de uma hora pra o outra de quase titular passei a terceiro goleiro e fiquei o ano todo sem jogar uma partida. Vamos para 2008, começo mais um ano sem moral nenhuma, sou cogitado para ser emprestado ao Duque de Caxias, mas não aceito. Jogo uma partida em Dubai, começo o Campeonato Carioca na reserva, após jogar contra o Friburguense, recebo a informação que seria efetivado como titular,isso na quinta-feira, um dia após a partida. Muito estranhamente, no sábado sou informado que houve mudanças de planos e que eu ficaria na reserva no domingo. Com isso sigo meu trabalho, buscando a titularidade, objetivo que vai ser batalhado até o ultimo dia de contrato. Resumindo, se for contar o ano de 2005, que foi realmente o ano que joguei, posso avaliar como positiva minha trajetória, porém tenho consciência que poderia ter sido muito melhor e quem sabe ainda não venha a ser.

Qual jogo no Vasco ficou marcado na sua vida?

Não tem como citar outro, o Vasco X Fla...., em 2005, em São Januário, ficará marcado em minha vida, já que após aquela oportunidade o clássico não seria mais disputado no nosso estádio e se tivéssemos perdido aquela partida, os caras teriam motivos para falar o resto da vida. Imagina o último clássico em São Januário ser vencido por eles? Foi o único jogo daquele campeonato que meu pai me ligou e falou: se tu perder este jogo tu vai te ver comigo. Portanto este ficará marcado.

Você parece vibrar muito com o Vasco. Parece fazer parte da torcida. Desde quando vem esse amor pelo clube?

Deixa-me ver.............. A primeira camisa do Vasco que usei foi com seis meses de idade, tai a minha identificação com o time. Na semifinal da Copa do Brasil em 2006, me perguntaram se eu sabia cantar o hino do Vasco? Respondi assim: amigo, eu aprendi a cantar este Hino, antes do Hino Nacional.

Qual a importância do Vasco na sua vida e na sua carreira profissional?

Sou Vascaíno, quando vim pra cá abri mão de uma proposta salarial em Portugal muito mais interessante. O fato de jogado aqui será marcante tanto na parte pessoal como profissional em minha vida. Se eu tivesse uma bola de cristal, após 2005 teria rumado para outro time e assim ter seguido minha vida levando apenas lembranças maravilhosas da minha passagem pelo Vasco.

Como você define o time do Vasco nesse ano?

Defino o time como um time competitivo, com todos os tipos de jogadores, desde os carregadores de piano até os craques. Infelizmente as lesões de alguns jogadores, muito importantes, contribuíram para que o time não estivesse mais bem colocado no campeonato brasileiro. Tenho certeza que se as coisas fora de campo, forem bem administradas, dentro também serão.

Qual a defesa mais importante que você fez pelo Vasco?

Vasco X Brasiliense, aos 45 do segundo tempo, escanteio para eles, o cara cabeceia da risca da pequena área, uma bola cruzada eu me estico e tiro a bola com a mão direita, no rebote o atacante deles chuta pra fora eu começo a vibrar e a torcida começa a gritar meu nome. Após aquele jogo a desconfiança acabou e segundo Jair Bragança, treinador de goleiros que revelou Carlos Germano, Helton, a camisa 1 tinha novamente um dono.

Quais são, na sua opinião, os melhores de sua posição? E quem é seu maior ídolo no futebol?

Hoje em dia existem muitos goleiros que estão em alto nível no futebol. Cito, Buffon, Van der Sar, Leman, Ochoa, Julio César, entre outros. Se eu for falar da minha posição, meu maior ídolo é o Taffarel, por ser um goleiro que simplificava ao Maximo nas defesas. Se tratando dentro de todas as posições, cito o Romário como o maior ídolo no futebol.

Quais são suas metas para a sua carreira?

A imediata é voltar a jogar, para depois ir atrás das outras. Ser reconhecido mundialmente no futebol é uma delas.

Qual livro de preferência?

Gosto de livros motivacionais que se baseiam em relatos de ex-atletas ou de atletas, já que nos servem como experiência de vida. Ficar lendo livro motivacional de pessoas que nunca souberam e nem vão saber o que é entrar em um estádio lotado, com torcedores gritando seu nome, lhe elogiando, xingando, etc.não faz muito meu tipo.

Por fim, acredito que essa seja uma curiosidade da maioria dos membros: Sabemos que você usa a internet no seu dia a dia.. Você também acessa o orkut? É membro da nossa comunidade? Costuma ler os tópicos? Caso não seja, estou fazendo convite para participar dos nossos tópicos!

Não. Já tive Orkut, mas optei por excluir, já que não conseguia responder todos os recados e o pessoal ficava me cobrando a respeito. Aproveitando a oportunidade, existe um Orkut (Roberto Volpato Neto.), que não é meu, portanto se o pessoal quiser denunciar, ficarei agradecido. Tenho um amigo que comenta a respeito dos tópicos nas comunidades, já que ele participa de quase todas.

Agradeço mais uma vez e te desejo em nome da comunidade muito sucesso e muitos títulos na sua carreira!

Agradeço a todos que postaram as perguntas, fico feliz em responder e espero poder ter atendido as suas expectativas. Fico a disposição, pois será um prazer responder a questionários sempre que for solicitado. Mando cumprimentos a todos e desejo felicidades em todos os segmentos de suas vidas. Saudações Vascaínas.
Roberto Volpato Netto

Fonte: Comunidade do Vasco da Gama no Orkut


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique