.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 12/07/2008 - SÁB - 12:03 - No duelo dos técnicos, 'calouro' Caio Jr. enfrenta 'veterano' Lopes

Calouro - primeiro clássico de Caio Júnior

Em 1982, quando Caio Júnior ainda era juvenil do Grêmio, Antônio Lopes já comandava o Vasco contra o Flamengo. Muitos anos se passaram e, finalmente, o atual comandante rubro-negro estará no banco contra o técnico vascaíno, veterano no Clássico dos Milhões.

Com pouco mais de dois meses na Gávea, Caio Júnior já conhece o sabor de um clássico estadual. Em sua estréia em partidas desse porte, o Flamengo venceu os reservas do Fluminense por 1 a 0, gol de pênalti de Leonardo Moura.

Ontem, na antevéspera do encontro de gigantes no Maracanã, Caio Júnior não escondeu a ansiedade em disputar o primeiro Clássico dos Milhões de sua carreira. E lembrou o sucesso recente quando comandou o Palmeiras.

– Estou ansioso. Disputei vários clássicos como atleta e como técnico. Contra o Corinthians, ganhei três seguidos, o que foi uma marca histórica, pois só havia acontecido no início do século. Essas marcas são bacanas e espero obtê-las também aqui no Rio – afirmou o treinador.

Indagado se o Flamengo x Vasco é mais complicado do que Corinthians x Palmeiras, Caio Júnior ficou um pouco em cima do muro. Preferiu limitar-se a dizer que o clássico paulista também era muito difícil.

Ele revelou ainda uma coincidência sobre um antigo encontro com Antônio Lopes, a quem elogiou.

– É sempre bacana enfrentá-lo e isso é algo que me motiva muito. Respeito o Lopes. Quando fiz curso de técnico no Rio, ele foi um dos palestrantes – concluiu Caio.

Veterano - Antônio Lopes tem experiência de sobra no Clássico dos Milhões

A era do campeonato à parte está oficialmente extinta em São Januário. No entanto, os duelos entre Flamengo e Vasco têm um significado especial para Antônio Lopes. Após conciliar as funções de auxiliar técnico e preparador físico durante quase toda a década de 70, o ex-delegado iniciaria sua vitoriosa trajetória como treinador silenciando toda uma nação de rubro-negros, em festa com a recente conquista do Mundial de Clubes, em 1981.

Com pouco mais de um ano na nova função, Antônio Lopes levou o Vasco à conquista do Campeonato Carioca de 1982, após bater o poderoso Flamengo de Zico & Cia. e o América no triangular final. Ali, Lopes deu as primeiras mostras de seu potencial e de sua personalidade forte.

Às vésperas das finais, com o aval de Antônio Soares Calçada, então vicepresidente de futebol do Vasco, Lopes decidiu barrar nada menos do que sete titulares: Mazaropi, Rosemiro, Nei, Pedrinho, Geovani, Roberto Dinamite e Palhinha. Respectivamente, Acácio, Galvão, Ivan, Gilberto, Ernani, Paulo César e Jerson foram os novos eleitos do treinador.

Na última rodada do returno do Estadual, a vitória de 3 a 1 sobre o Flamengo, gols de Paulo César (dois) e Ernani, comprovou a estrela do treinador, que manteve a formação para as finais e sagrou-se campeão contra o arqui-rival, até então considerado imbatível na época.

Pouco mais de duas décadas se passaram e Antônio Lopes acumula títulos emuitos Clássicos dos Milhões no currículo. Portanto, a liderança isolada do Flamengo no Brasileiro não amedronta o experiente treinador.

– Seria uma vitória importante e muito boa visando à classificação do Brasileiro. Estudaremos a melhor maneira de armar o Vasco, mas creio que não há favoritos – disse Lopes.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique