.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 25/06/2008 - QUA - 10:30 - Política: Luso critica candidatura de Amadeu à presidência do Vasco

A Chapa Azul, da Situação, foi derrotada pela Chapa de Oposição "Por Amor ao Vasco" por 827 votos a 45 (10 votos nulos e 5 em branco - 7.242 sócios estavam aptos para votar) nas eleições remarcadas para o Conselho Deliberativo de 2006, no último sábado (21/06), na Sede do Calabouço.

Luso Soares da Costa, candidato da Oposição à vice-presidência do Vasco, critica a candidatura do primeiro vice-presidente Amadeu Pinto da Rocha, da Situação, à presidência no lugar do presidente Eurico Miranda.

"Não sei até se a palavra continuísmo é ideal, porque dá a idéia de que o procedimento, processo vai continuar. Acho muito mais perigoso do que isso. Tenho uma amizade antiga com o Amadeu Pinto da Rocha. Fui vice-presidente de setores no Vasco e ele em outros. Fomos sempre amigos cordiais, realmente. Lamento que ele esteja também nesse processo. Sinceramente, não é pela idade que ele não tenha condição - tem 83 para 84 anos. É porque o que aconteceu até hoje, há mais de 30 anos, ele tem feito tudo que o presidente interino atual sempre quis. Sempre cedeu... Nem precisou ceder. Ele sempre concordou com tudo que o Eurico queria fazer. O que vemos é o seguinte. A estratégia do presidente interino foi de lançar Amadeu Pinto da Rocha, que tem um laço de amizade muito forte com o Calçada. De certa forma, quase colocaram o Calçada em uma obrigação de ajudar o amigo Amadeu e, naturalmente, um compromisso. Esse adeus de Eurico não é verdade. É uma estratégia de que ele lança o Amadeu. Acho até que se ele tivesse certeza dos 121, na hora 'h', na sexta-feira, ele seria o candidato e tirava o Amadeu. É ele quem está comandando o processo. Se o Amadeu ganha, mesmo inesperadamente, o vice de futebol será Eurico Miranda, com todo o poder que sabemos que tem sobre Amadeu, infelizmente. É mais do que um continuísmo. É o próprio", disse no programa "Só dá Vasco", veiculado na Rádio Bandeirantes.

Apesar de Eurico ter afirmado que só ajudará em uma eventual gestão de Amadeu quando for solicitado, Luso afirma que o dirigente seria o presidente de fato e de direito.

"O de fato, e seria até de direito, porque ele falaria sempre em nome do Vasco, da diretoria, e assumiria todo o poder que tem hoje. Ele teria todo o poder que tem hoje. O Amadeu cederia, infelizmente. É uma página que... Acho que o Dr. Amadeu, como amigo e pessoa, não devia chegar ao fim de sua trajetória assim, marcando uma posição - me desculpa até, como amigo - pusilânime, cedendo, como sempre cedeu. E cedendo até nessa estratégia. Ele serviu a isso, está servindo a quem está elaborando tudo isso. Ele pode ser, deixar de ser, vai escolher quem o presidente interino decidir. Isso é um acinte a uma imagem".

Luso comenta a manutenção do vice-presidente de futebol José Luís Moreira e de outros dirigentes com Amadeu.

"Com certeza, será tudo assim, se o Eurico na hora não decidir que é ele próprio. Ele decide tudo isso nessa chapa".

"Eu queria até lembrar a todos os beneméritos, ou quem conheça beneméritos - eu conheço tantos -, que, na verdade, infelizmente, votando em Amadeu, está votando em Eurico Miranda e na sua volta. Isso é um perigo para a história do Vasco".

"Só quero dizer, finalmente, que isso é só para falar sobre a estratégia que está sendo montada, porque temos uma confiança absoluta que nada disso acontecerá. Ele jamais levará 121 beneméritos para deixar uma marca tão trágica no Vasco. Temos hoje um número considerável. Não existe isso, não existe essa possibilidade. Mas a estratégia, não digo sórdida e nem maquiavélica, porque ela é vidente. Maquiavel faria de outra forma, mais hábil. É muito evidente. Não é sórdida, mas é evidente".

O presidente do MUV (Movimento Unido Vascaíno), José Henrique Coelho, concorda.

"As palavras do Luso foram muito esclarecedoras, principalmente nessa questão de botarem uma cara simpática na frente e o lobo vem por trás. Ele está ali para ser convidado no futuro. Na eleição bota-se uma cara simpática. Depois que eu enganar a todos, a cara simpática me convida, porque fui eu que botei a cara simpática lá para fazer isso".

120 conselheiros da Chapa Branca, encabeçada por Roberto Dinamite, e 30 da Azul, se juntarão a 150 conselheiros natos para eleger, entre outros, o presidente do Vasco, em reunião do Conselho na próxima sexta-feira (27/06), às 20h, na Sede Náutica da Lagoa.

Eurico prometeu "fazer todo o possível" para anular o pleito e que, caso não obtenha êxito, retirará a sua candidatura.

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique