.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 17/06/2008 - TER - 18:47 - Política: Eurico diz que eleição é do MUV e que ainda não recorreu

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, comenta a rejeição, pelos desembargadores da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no dia 15 de abril, dos embargos de declaração apresentados pela atual diretoria do Vasco, questionando algum tipo de omissão ou dúvida no acórdão relativo à anulação das eleições para o Conselho Deliberativo de 2006, e a conseqüente marcação de um novo pleito, a ser comandado por Alberto Soares Moutinho, vice-presidente da Assembléia Geral do Vasco, no prazo de trinta dias ao dia seguinte da publicação, ocorrida no dia 2 de junho, do acórdão no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 6, Moutinho marcou as eleições para 21 de junho, um sábado, das 9 às 22h, na Sede do Calabouço, localizada na Rua Jardel Jercolis, s/n° - Glória. Um edital de convocação para o pleito foi publicado respectivamente nas edições de 8, 9 e 10 de junho no O Globo, Lance e Jornal do Brasil - determinação do artigo 22 da Lei Pelé. O presidente Eurico Miranda negou a realização das eleições e informou que a atual administração interpelou judicialmente Moutinho para cobrar explicações.

Nesta segunda-feira (16/06), foi divulgada pelo MUV (Movimento Unido Vascaína) / Chapa de Oposição "Por Amor ao Vasco", uma nota reafirmando que o pleito será realizado no dia 21 e que não há mais qualquer possibilidade da Situação obter um efeito suspensivo contra o mesmo, mas Eurico volta a negar a realização das eleições e convocou uma reunião do Conselho de Beneméritos, que foi realizada nesta terça-feira.

"Não haverá eleições. É simples. Não quero entrar no mérito de quem está certo e quem está errado, o que não é o caso aqui que está sendo discutido. O Vasco não foi regularmente intimado de qualquer decisão. Em não o sendo, não existe para o Vasco. Não existem dois Vasco, só existe um Vasco. O Vasco não foi regularmente intimado. Não falo como presidente apenas do Vasco. Falo como representante, o único que tem representação legal do Vasco. Não é o caso de eu ser intimado. O Vasco não foi intimado. Todos os atos que foram praticados até agora, foram feitos fora do Vasco, sem o conhecimento do Vasco. Estão querendo criar uma situação que o Vasco não tem absolutamente conhecimento. Hoje, o Conselho de Beneméritos, que é o poder vitalício do clube, com a presença de 117 membros, emitiu essa nota oficial. A nota oficial já está no site do Vasco e será devidamente publicada. É o que posso falar em relação a essa eleição, essa suposta eleição. Ao que me parece, da maneira como está sendo conduzido, querem fazer uma eleição de uma facção. Eleição do MUV. Não tem outros participantes. Absolutamente não teve nenhuma formalização no Vasco. Querem criar uma situação de que... Não importa o que seja. Não quero nem entrar no mérito de determinadas coisas, da infringência brutal do Estatuto. O Vasco tem um Estatuto, que é a sua lei maior. O Vasco fala como se processa a eleição, que tem que ser feita com cédulas impressas. Inventam situações de urnas eletrônicas. Não sei como vai ser... se poderia fazer uma eleição no Vasco através de urnas eletrônicas. As urnas eletrônicas têm que ser municiadas referente a um processo eleitoral. Colocam uma série de situações. Contratam empresas para ficar ligando para os associados, para comparar à eleição, etc. O que posso reafirmar é que, para o Vasco, não haverá eleições. Quando muito, eles podem realizar as eleições para um determinado seguimento. Acho que é para esse movimento de oposição. Acho que a coisa fica muito clara quando você tem a presença do conselho vitalício do Vasco, que é o Conselho de Beneméritos, que tem o dever estatutário de preservar o patrimônio, principalmente o moral do Vasco, e emite a nota oficial, conforme foi emitida, dando as suas razões. Diz muito bem qual é a posição do Vasco", disse ao repórter Rodrigo Campos, no programa "Manchete Esportiva 1ª Edição", da Rádio Manchete.

"Não cabe aqui agora dizer que... Porque notícias são plantadas, colocadas, enviadas. Mandam as notícias para os diversos veículos de comunicação. Alguns, ainda bem que são poucos, estão absolutamente direcionados para isso, já há muito tempo direcionados nesse sentido. Aliás, viram até órgão oficial desse movimento de oposição. Mas eles mandam, a maior parte das notícias falsas, como uma que apareceu que o Vasco recorreu e perdeu. Não. O Vasco em nenhum momento ainda recorreu aos tribunais superiores, porque não cabia. O que o Vasco não pode impedir é que um sócio qualquer ou qualquer pessoa possa ingressar em juízo e fazer, apresentar as suas questões. Isso é questão de um sócio, que sente o seu direito ferido. Todos esses resultados que eles colocaram que o Vasco perdeu, são de sócios inconformados que estão, como devem chover, 'n' outras ações em relação a isso. O Vasco não pode impedir. Agora, o Vasco, até o momento, não recorreu da decisão, porque está cumprindo rigorosamente os prazos. No momento certo, evidentemente, o Vasco vai apresentar todos os seus recursos. Não discuto o problema da... se tem recurso, não tem recurso. A única coisa que está absolutamente clara, inquestionável, é que o Vasco não foi regularmente intimado para cumprir qualquer decisão. O Vasco não está se insurgindo contra a decisão, não está querendo deixar de cumprir uma decisão. Não, pelo contrário. A situação clara é que o Vasco não foi regularmente intimado para cumprir esta ou aquela decisão. A partir daí é que o Conselho de Beneméritos tomou essa posição que vocês estão tomando conhecimento agora".

Até o presente momento, que se tenha conhecimento, Alberto Moutinho não deu qualquer declaração à imprensa, o que poderia encerrar esse disse-me-disse. O seu filho, Manoel Moutinho, que é benemérito do Vasco, concedeu uma entrevista no dia 3 de junho, afirmando, entre outros, "O meu pai aguarda ser comunicado pelo Vasco da Gama".

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique