.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 06/06/2008 - SEX - 22:09 - Dinamite comenta pênaltis e lembra que nunca perdeu um em decisão

O maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite, fala sobre o atacante Edmundo, que anunciou a sua aposentadoria, mas retornou a São Januário na última sexta-feira (30/06) e cumprirá o seu contrato até o dia 20 de janeiro de 2009.

O Animal tinha tomado a decisão de encerrar a carreira como jogador profissional em decorrência da perda do primeiro e único dos dez pênaltis na derrota por 5 a 4 para o Sport, após vitória por 2 a 0 no tempo normal, na Colina Histórica, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. Com o resultado, o Gigante da Colina, que tinha perdido o jogo de ida por 2 a 0, em Recife, foi eliminado da competição.

Apesar do atleta já ter desperdiçado outros pênaltis decisivos, o técnico Antônio Lopes voltou a confirmá-lo nesta sexta-feira como o cobrador oficial.

"Até aproveito a oportunidade para esclarecer alguns pontos, porque no outro dia vi em um jornal de grande circulação falando... Eles lembram de mim só no momento ruim. Infelizmente, hoje falar do meu nome dentro do Vasco, estão proibidos ou as pessoas têm até receio de falar alguma coisa. Quando ocorreu essa situação do Edmundo, no outro dia vi jornal falando que eu também já perdi pênalti. Só que com uma única diferença. Eu nunca perdi pênalti em decisão, jogo que iria colocar o Vasco em uma final ou o Vasco conquistar títulos. As duas disputas de pênalti diretas no Rio de Janeiro que disputei com o Flamengo, ganhamos. É claro que sou um ser humano igual a qualquer outro. Já perdi pênalti em jogo normal, mas em decisão não", disse ao repórter Rodrigo Campos, no programa "Manchete Esportiva 2ª Edição", da Rádio Manchete.

"Essa situação é uma que acho que cabe muito junto com o treinador e próprio jogador. Se o cara não está se sentindo bem... O Edmundo viveu essa situação não só nesse jogo, mas em outras oportunidades. É um jogador que você reconhece que é um talento, tem ajudado e ajudou o Vasco em outras situações. Acho que tem que ser uma coisa de bom senso entre ele e o próprio Lopes, que é o treinador hoje, e se conversar. A coisa do pênalti é uma muito do momento. É claro que o treinamento em si é fundamental, mas tem dia em que você não está muito bem, a tua cabeça não está legal, vai para uma situação de uma cobrança de pênalti e fica um pouco na dúvida. Esse dia não é o ideal para você cobrar um pênalti. Isso não quer dizer que você vai estar saindo de uma responsabilidade. Acho que o importante no homem é ele assumir que tem momentos em que não está legal e prefere não bater. Mas é uma situação que acho que hoje cabe muito mais ao próprio Edmundo e ao treinador do Vasco. Se falou, e o próprio Edmundo falou que iria parar, mas acho que é muito cedo ainda. Ele é um jogador que pode ser útil ao clube. Esse tipo de decisão cabe mais uma vez a ele e a quem está comandando - o treinador -, no sentido de, se acontecer um pênalti no próximo jogo, no outro, ele pode bater e vai fazer. Agora, tem que ver essa situação também nos jogos onde vai se decidir alguma coisa. Não que seja culpa do Edmundo, mas já aconteceu em uma final essa situação. Você podendo evitar e colocando outro jogador, acho que não desmerece ninguém, nem o próprio Edmundo. A situação tem que se conversar em prol, benefício daquilo que é o melhor para o clube, a instituição. Acho que é por aí. O pênalti é uma situação de treinamento e a cabeça estar legal para aquele momento, dia, porque é uma responsabilidade muito grande. Penso dessa forma. Não quero dizer que o Edmundo perdeu o pênalti e o Vasco a classificação, porque quando ganha, ganha todo mundo e, quando perde, perde todo mundo. Ele fez o gol que levou o Vasco para a disputa de pênaltis. Estou falando em uma situação até individual, no que diz respeito a uma cobrança, que é uma coisa de momento, da cabeça do cara e, é claro, associado a essa coisa do treinamento".

Fonte: Vasco Expresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique