.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 13/05/2008 - TER - 20:51 - Corinthians-AL enfrentará o Vasco sem três jogadores

Muito disputada, a Copa do Brasil está emocionante e seus semifinalistas serão conhecidos nesta semana, mas, antes disso, o confronto entre EC Juventude e SC Corinthians Alagoano, válido pelas oitavas-de-final, rendeu quatro denunciados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). E o clube de Alagoas saiu bastante desfalcado, pois os jogadores Vitor Boleta, Luciano e Paulão, expulsos na partida, foram suspensos por duas partidas, por unanimidade, pela Segunda Comissão Disciplinar. Além deles, Thiago, do time gaúcho, pegou um jogo de gancho.

Dra. Vera, advogada do Juventude, opina sobre a punição dada ao atleta do clube: "Foi uma decisão perfeita. Apesar do jogador não ter cumprido a suspensão automática pela sua equipe ter sido eliminada, ficará um jogo sem atuar pelo Campeonato Brasileiro, então", disse a advogada ao site Justicadesportiva.

Já o jurídico do time alagoano comentou sobre recorrer da decisão: "Entendo que a multa dada ao Corinthians/AL foi justa, já que o clube realmente atrasou. Agora, quanto aos jogadores, pretendo recorrer pois, para mim, a prova de vídeo elidiu a súmula da arbitragem", finaliza o advogado Dr. Sestário.

Em relatório formulado pelo árbitro, Alicio Pena Junior, consta relatado que aos 46 minutos do primeiro tempo, o atleta Thiago, que estava aquecendo próximo a meta adversária, após marcação do gol a favor de seu time, aproximou-se da rede do gol e chutou a bola que era recolhida pelo goleiro. Em decorrência desse ato, ele levou cartão vermelho direto. Pelo lado corinthiano, as infrações aconteceram todas no segundo tempo. Começando pelo próprio clube, que retornou ao gramado com dois minutos de atraso. Aos 43 minutos, o lateral Vitor, que já havia sido advertido anteriormente, levou o segundo cartão amarelo por calçar seu oponente na disputa de bola. Já Luciano, ao acréscimo de tempo, foi expulso pois gesticulava ostensivamente com o braço próximo ao rosto do árbitro assistente reclamando de marcação de falta cometida pelo mesmo. Após seu término, o zagueiro Paulão invadiu o campo e dirigiu-se ao juiz com os seguintes termos: “Viu, palhaço, não adiantou nada, nos classificamos, safado”. Nesse momento, não foi possível expulsá-lo pois o jogador estava de agasalho. Então a arbitragem foi ao vestiário identificá-lo e puní-lo.

Thiago Ferreira dos Santos e Victor Lucky Villa Mosa Lewis foram denunciados no artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida) enquanto Luciano da Silva Rosa, no artigo 251 (Reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares). Eles prevêem, respectivamente, pena de um a três e um a quatro jogos de suspensão. Paulo Rogério Rodrigues Nicomedes respondeu ao artigo 188 (Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte (CNE); dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los), e poderia ficar suspenso de 30 a 180 dias. O Clube, como não respeitou o horário estipulado, infringiu ao artigo 215 (Deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida) e poderia ser multado em até R$1mil por minuto de atraso. Todos os artigos são do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Lembrando que esse foi o último jogo em que o clube de Caxias do Sul participou na Copa do Brasil, já que foi eliminado pelo Corinthians Alagoano, que nas quartas-de-final da competição disputa com o Vasco da Gama a vaga para a próxima fase. O time alagoano, que foi goleado por 5 a 1 no primeiro jogo, agora terá que vencer por cinco gols de diferença a partida de volta para não dar adeus ao torneio.

Fonte: Justiça Desportiva


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique