.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 12/04/2008 - SÁB - 18:22 - Orquesta Sinfônica Brasileira grava cantos das torcidas cariocas

Entram em campo 75 jogadores no palco da sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro. Defesa, meio e ataque são formados por cordas, sopro e percussão, não necessariamente nesta ordem. O campo é clássico. O treinador chega para reger um time de estrelas que deve transformar as vozes e palmas das arquibancadas em música instrumental. O time é a Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro, convidada pela TV Globo para o desafio de gravar uma versão do canto dos torcedores de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. O resultado vai ao ar nas transmissões dos jogos e nos programas do canal. Mas você já confere no GLOBOESPORTE.COM as quatro versões.

Ouça aqui a torcida do Vasco com a OSB

Para coordenar o projeto, um craque: o produtor e arranjador Aluísio Didier, responsável por dezenas de músicas de aberturas de programas e vinhetas da TV Globo nos últimos 27 anos, tais como Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e transmissões de Fórmula Um. Na primeira etapa, Didier selecionou os cantos das torcidas gravados diretamente no Maracanã em vários jogos, e escreveu a partitura para a Orquestra Sinfônica Brasileira interpretar.

- Foi um trabalho muito gratificante porque destaca este elemento que é a paixão dos torcedores com letras simples, mas sem palavrão e sem agredir os rivais. E ficou com uma linguagem clássica. Ao mesmo tempo foi complexo porque tivemos que encontrar o ritmo da torcida, descobrir uma forma de dividir aquele canto da multidão entre os diversos instrumentos da orquestra. Depois de gravar, ainda misturar, mixar estas duas músicas para criar o efeito que você vai ver nos clipes da TV Globo-, explicou Didier.

A gravação instrumental foi realizada nesta sexta-feira em clima de festa. A OSB, que tem a direção artística do maestro Roberto Minczuk, é uma seleção mundial de músicos com critérios rigorosos para o ingresso. Tem argentinos, russos, tchecos, ingleses, chilenos e, é claro, vários brasileiros. Muitos deles apaixonados por futebol, inclusive o maestro-assistente, Marcos Arakaki, que foi o regente da orquestra durante a gravação.

- Muita gente tem a visão do músico como tem da música clássica, de algo distante. Mas a verdade é que nós vamos aos estádios, temos na orquestra torcedores apaixonados. Eu mesmo, sempre que posso vou aos jogos do Corinthians. E participar de um projeto como este é muito interessante, e mexe com todo mundo. O arranjo ficou ótimo e acho que essa mistura vai ficar na cabeça das pessoas-, contou Arakaki.

Desde 2005, a Orquestra Sinfônica Brasileira vem passando por mudanças que têm como objetivo principal popularizar a música clássica. O maestro Arakaki acha ideal o casamento com o futebol e se diverte ao comparar a orquestra a um time.

- Seria como falar de um time europeu com jogadores do mundo inteiro. O maestro é o técnico, que lida com os craques, busca a homogeneidade e define se o time vai jogar mais rápido ou mais lento. Aqui na OSB não dá para separar um ou dois craques e temos instrumentos diferentes. O que posso dizer é que hoje somos como a seleção brasileira de orquestras.

Os bastidores da gravação da OSB você pode conferir no Esporte Espetacular deste domingo, a partir das 9h30. E mais informações sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro estão disponíveis no site oficial em www.osb.com.br.

Fonte: GloboEsporte.com


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique