.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 11/04/2008 - SEX - 01:19 - Árbitros das semifinais ficarão concentrados até a hora dos jogos

A ideia é mudar a imagem da arbitragem do Rio de Janeiro. Para isso, a Federação tomou uma atitude inédita: vai concentrar, até o dia dos jogos semifinais, os dois quintetos sorteados para atuar nas duas partidas.

O anúncio da medida foi feito ontem, em uma coletiva da qual participaram os árbitros Péricles Bassols Pegado Cortez e Gutemberg de Paula Fonseca; os presidentes da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro (Coafrj). Jorge Rabello; da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Corrêa da Silva; do presidente da Federação, Rubens Lopes; do vice da Coafrj, José Carlos Santiago; e do secretário geral da Comissão, Daniel Pomeroy.

Até o dia dos jogos, os quintetos de arbitragem ficarão concentrados no hotel, com o objetivo é fazer uma preparação de alto nível técnico, que engloba as partes psicológica e nutricional, aspectos preventivos e disciplinares. Os quintetos farâo, hoje, simulações de jogo, no campo do Novo Rio ao lado do CFZ, no Recreio, como jogada de gol, para evitar a confusão que aconteceu na decisão da Taça Guanabara; jogada aérea, comemoração de gol, entre outros. Jorge Rabello, que está na presidência da Coafrj há um ano, falou sobre essas inovações.

"Estamos deixando para trás toda a falta de crédito, organização e planejamento. Os árbitros serão trabalhados para estarem preparados para fazer o melhor. Vamos mostrar vídeos em que nós editamos erros de arbitragem. Mas não pegamos imagens de outros Estados, e sim de jogos daqui. Depois vamos levar os árbitros e auxiliares para um trabalho de campo com simulações, a fim de corrigi-los. Estamos resgatando a credibilidade da arbitragem do Rio."

"Não acredito em sorte, mas sim em trabalho. Essa idéia que hoje estamos transformando em realidade nasceu de uma conversa com o Flávio Santos. Agora é preciso deixar claro que a nossa meta não é acabar com os erros. É minimizá-los, a fim de que o resultado do jogo não fique comprometido", acrescentou Rabello.


O trio de Fluminense x Vasco: Dibert Moisés, Gutemberg Fonseca e Marco Santos


Árbitros elogiam a iniciativa

Na entrevista, Péricles e Gutemberg elogiaram a iniciativa da Coafrj de concentrar os árbitros e consideram que está sendo dado o primeiro passo para a arbitragem carioca voltar a ser a melhor do Brasil. Gutemberg de Paula Fonseca, que atuará amanha, no jogo Fluminense x Vasco, considerou positiva a inovação.

"É extremamente favorável essa bela iniciativa que a Comissão de Arbitragem da Ferj tomou. É sem dúvida um diferencial que nos ajuda a ter a melhor preparação possível. Acredito que as cobranças façam parte e nós, árbitros, temos de tirar proveito das críticas, assim como os jogadores quando não rendem o esperado são cobrados", disse Gutemberg.

Já o dentista Péricles Bassols Pegado Cortez, que atuará domingo - Flamengo x Botafogo - revelou que cancelou todas as consultas para ficar concentrado.

"Tive de desmarcar meus compromissos profissionais para estar aqui concentrado. Acredito que essa iniciativa da Coafrj é o caminho do profissionalismo para que o Rio possa chegar a excelência da arbitragem" disse ele.

Péricles disse ainda que os árbitros precisam se cuidar para estar preparados para os jogos e revelou que procura sempre assistir aos jogos para estudar os times.

"O árbitro tem de entender que é profissional. Eu busco assistir aos jogos para estudar as equipes, lógico! Sem fazer juízo de valores."

Fonte: Jornal dos Sports


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique