.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 02/03/2008 - DOM - 04:31 - Boavista tem 6 ex-vascaínos em seu elenco

Se o Vasco espera utilizar o mando de campo para surpreender o Boavista, é melhor pensar em outra estratégia pois, no elenco do adversário, 6 jogadores já passaram por São Januário vestindo a camisa do Vasco. Em todos os setores do campo, um ex-vascaíno: o goleiro Erivélton, o zagueiro Fábio Braz, o volante Roberto Lopes, o meia Rodrigo 'Beckham' e os atacantes Anselmo e Faioli.

No gol, confirmado como titular, Erivélton chegou ao Vasco em abril de 2005, contratado junto ao Americano após ter se destacado no Campeonato Estadual. O técnico Dário Lourenço, recém-chegado ao clube promoveu a estréia do goleiro após o titular Éverton ter cometido um pênalti (mal marcado) na 3ª rodada do campeonato contra o Botafogo. Na ocasião, Erivélton, o goleiro mais baixo daquele Brasileirâo, declaru:

- Há males que vem para o bem. Chegou a hora de mostrar que o Erivélton é goleiro para o Vasco. Posso me destacar a nível nacional - aposta Erivélton.

O goleiro perdeu a posição de titular 8 rodadas depois, ao sofrer a goleada de 4 x 2 para o Inter em São Januário. Após o rodízio de goleiros em 2005 (5 goleiros atuaram como titulares), Erivélton acabou dispensado no fim do ano.

O zagueiro Fábio Braz foi contratado em agosto de 2005 após ter seu DVD analisado pelo técnico Renato Gaúcho:

- Vem com o meu aval. Vem porque vi o DVD e aprovei. O Vasco não tem tempo, nem dinheiro para contratar de maneira diferente. Vem para nos ajudar - garantiu Renato.

Oriundo do Mogi Mirim, Fábio Braz, estreou ainda em agosto como titular no empate sem gols contra o Paraná no Campeonato Brasileiro. Foi titular durante todo segundo turno do campeonato e permaneceu com o mesmo prestígio durante todo o ano de 2006, quando foi o titular absoluto em 52 dos 74 jogos do Vasco na temporada. Viveu o que pode ser considerado seu melhor momento da carreira pois quase conseguiu levar o Vasco à classificação para a Copa Libertadores (o time ficou a uma posição da vaga). Em 2007 continuou agradando o técnico Renato Gaúcho e participou de quase todos os jogos do Estadual e da Copa do Brasil, mas uma especulada transferência para a Europa acabou com a carreira do jogador na Colina. O então técnico Celso Roth, relegou o jogador ao Expressinho e Fábio Braz se transferiu, antes do fim do ano para o Corinthins. Fábio Braz comentou se um possível desentendimento com Roth seria o motivo de seu 'rebaixamento' para o time B do Vasco:

- Não estou sabendo nada. Realmente é uma surpresa. Não entendo o motivo desta decisão. Fico triste, porque nunca dei motivos ao treinador e acredito que seja algo pessoal e não técnico, pois me dedico muito. Já tentei conversar com Roth, mas ele está sempre ocupado - disse Braz.

Roberto Lopes se destacou como volante do Madureira, vice-campeão estadual de 2006 e foi contratado pelo Vasco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Seu contrato foi fechado atá 2009. Em sua estréia no time, na vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, ganhou elogios do goleiro Cássio:

- O Roberto entrou muito bem no time e mostrou muita disposição. Nossa marcação está melhorando, a prova disso foi o fato de o time não sofrer gols jogando com um a menos, durante todo o segundo tempo e no campo do adversário. O resultado foi muito bom, mas ainda não tem nada definido.

Roberto Lopes jogou poucos jogos do Brasileiro como titular, mas permaneceu em 2007. Neste ano conquistou espaço e chegou a uma sequencia de 18 jogos como titular da cabeça-de-área do time vascaíno. Suas atuações com poubo brilho e muita força não agradaram a torcida e o jogador acabou dispensado no fim de 2007.

O meia Rodrigo foi uma das apostas do Vasco para a recuperação do time no Campeonato Brasileiro de 2005. Contratado para atuar no segundo turno, após ter sido dispensado do Atlético-PR, Rodrigo era mais conhecido por sua semelhança física com o astro David Backham do que por seu futebol, esquecido em sua passagem pelo Botafogo.

- A vida é muito rica e é um desperdício gastá-la se comparando com outra pessoa. Ela foi feita para se criar. Na verdade, isso nunca me agradou - disse em sua apresentação.

Sem ter atuado nenhuma vez como titular, tendo jogado apenas 7 partidas, entrando no decorrer das partidas, Rodrigo foi dispensado no fim do ano. Está no Boavista desde 2006. Durante sua passagem pelo Vasco, sua esposa teve diagnosticado um câncer, fato que o deixou muito abalado:

— Achei que nunca mais fosse jogar. Foi a pior coisa que me aconteceu na vida. Ela está reagindo bem à quimioterapia, a cirurgia foi um sucesso. E ela quer me ver jogando.

Artilheiro do Boavista no Estadual de 2007, Anselmo foi contratado pelo Vasco para a disputa do Campeonato Brasileiro. A expectativa era grande:

- Procurei trabalhar sério e forte no Boavista e fiz os gols de que a equipe precisava. A tendência era uma oportunidade em time grande aparecer e ela veio com o Vasco. Está sendo um objetivo gostoso de se alcançar, estar em clube do tamanho do Vasco, que sempre brigou por título e não vai ser diferente. Mas agora eu estou dentro.

O atacante sequer entrou em campo em partidas oficiais pelo Vasco. Anselmo jogou amistosos com o Expressinho e marcou gols, mas nâo chegou a despertar o interesse dos técnicos vascaínos em seu futebol. Foi dispensado no fim do ano e retornou ao Boavista.

Seguindo em sua estratégia de contratar destaques de times pequenos no Carioca, o Vasco contratou o atacante Faioli em 2006 após ter sido o artilheiro do Americano no campeonato. Faioli estava pronto para a responsabilidade de defender um clube grande:

- É um sonho que vou realizar. É mais um desafio na minha vida. Estou preparado para honrar as cores do clube - comentou.

Faioli atuou em 25 jogos em 2006 mas marcou apenas 3 gols. Acabou emprestado para o Madureira no Estadual de 2007 e passou pelo Vitória-BA antes de chegar ao Boavista. Ainda tem contrato com o Vasco até 2009.


  
Erivélton, Fábio Braz e Roberto Lopes


  
Rodrigo, Anselmo e Faioli


Confira o desempenho de cada jogador com a camisa do Vasco:

ERIVÉLTON

Período: maio/2005 a dezembro/2005
Jogos: 8
Vitórias: 1
Empates: 2
Derrotas: 5

FÁBIO BRAZ

Período: agosto/2005 a maio/2007
Jogos: 90
Vitórias: 41
Empates: 29
Derrotas: 20
Gols: 5

ROBERTO LOPES

Período: abril/2006 a dezembro/2007
Jogos: 43
Vitórias: 23
Empates: 8
Derrotas: 12

RODRIGO

Período: agosto/2005 a dezembro/2005
Jogos: 7
Vitórias: 3
Empates: 1
Derrotas: 3

ANSELMO

Não disputou partidas oficiais.

FAIOLI

Período: abril/2006 a dezembro/2006
Jogos: 25
Vitórias: 9
Empates: 9
Derrotas: 7
Gols: 3

Fonte: NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique