.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 19/02/2008 - TER - 01:53 - Há 30 anos era batido o recorde de público de São Januário

.por Alexandre Mesquita*

Não foi um dia exatamente para ser guardado na memória dos vascaínos. Afinal de contas, o grande time campeão carioca, equipe que encantou a galera no ano anterior, acabava de ser desclassificado do Campeonato Nacional de 1977 pelo nada tradicional Londrina. E tudo isso em casa, diante de um público pagante recorde de 40.209 pessoas, que proporcionaram a renda de CR$ 1.356.270,00. Os gols dos visitantes foram marcados por Brandão e Carlos Alberto Garcia, um em cada tempo de jogo.

Na partida que decidiria o futuro do Grupo S, na 3ª Fase do Brasileirão, o Vasco precisava vencer a surpresa paranaense por dois gols de diferença para se classificar às Semifinais. Parte da imprensa esportiva queria que o jogo fosse levado para o Maracanã, que comportaria um público ainda maior e onde, supostamente, seriam oferecidas condições de segurança mais adequadas ao time visitante. Porém, o Presidente do clube carioca, Agathyrno Silva Gomes, bateu o pé firme e a CBD confirmou o encontro para São Januário.

No entanto, o que se viu foi realmente uma batalha: dentro e fora de campo! Mais de dez mil pessoas ficaram sem ingresso do lado de fora, causando fortes tumultos e tentando passar pela polícia para invadir o já lotado estádio. Com a bola rolando, o Londrina mais uma vez surpreende e abre o placar com Brandão, logo aos oito minutos, em uma bobeira coletiva da defesa cruzmaltina. O Almirante tenta reagir, mas faltou inspiração àquele dia.

Na volta do intervalo, um outro gol relâmpago acaba de vez com a esperança do título: Carlos Alberto Garcia, que seria contratado meses mais tarde, completa uma cobrança de falta e aumenta a vantagem. Depois disso, o desespero tomou conta de todos no Vasco: o time, nervoso, não esboçou nenhuma reação e a torcida, impaciente e revoltada, atirava tudo em direção ao gramado. Em uma dessas garrafadas, quem levou a pior foi Orlando "Lelé", que foi atingido em cheio. Um desfecho lamentável para uma equipe que vinha apresentando um belo futebol em um passado tão recente.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 2 LONDRINA

Competição: Campeonato Brasileiro 1977 (3ª fase - Grupo S)

Estádio: São Januário
Data: Domingo, 19 de fevereiro de 1978
Hora: 16 horas

Árbitro: Maurílio José Santiago (MG)

Público: 40.209 pagantes (recorde de São Januário)
Renda: Cr$ 1.356.270,00

Cartões amarelos: Arenghi (LON) e Nenê (LON).

Gols: Brandão 8'/1ºT (LON), Carlos Alberto Garcia 4'/2ºT (LON).

VASCO: Mazarópi; Orlando, Abel, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Paulo Roberto e Guina; Wilsinho (Capitão), Roberto Dinamite e Ramon (Paulinho). Técnico: Orlando Fantoni.

LONDRINA: Mauro; Claudinho, Carlos, Arenghi, Dirceu (Zé Antônio); Zé Roberto, Carlos Alberto Garcia e Xaxá; Brandão, Ademar e Nenê (Sérgio Américo). Técnico: Armando Renganeschi.

GALERIA


Orlando Lelé dá o carrinho; Zé Mário observa

VÍDEO

Melhores momentos de Vasco 0 x 2 Londrina em 19/02/1978


*Alexandre Mesquita é pesquisador de futebol e autor do livro "Clássico Vovô", juntamente com Jefferson Almeida, 2006, edição dos autores.

Fonte: NETVASCO (texto), Placar (foto), Youtube (video)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique