.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 21/01/2008 - SEG - 13:36 - Confira a trajetória de Edmundo pelo Vasco

Edmundo retorna ao Vasco pela quarta vez em sua carreira. O atacante, que vai assinar contrato de um ano, será apresentado em São Januário nesta segunda-feira, às 16h. Após idas e vindas, brigas, discussões, gols e títulos, o Animal volta ao clube da Colina disposto a fechar o seu ciclo no futebol, justamente na equipe que o revelou. Lançado para o futebol em 1992, ele estreou pelo time cruzmaltino no dia 26 de janeiro daquele ano, na goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians. De lá para cá, o jogador ficou marcado para sempre no coração dos vascaínos. E agora, ele volta para o "gran finale".

Em suas três passagens anteriores pelo Vasco, Edmundo disputou 196 jogos, conseguindo 95 vitórias, 53 empates e 48 derrotas. Em campo, o Animal marcou 111 gols com a camisa cruzmaltina. O atacante ajudou o time da Colina nas seguintes conquistas: Campeonato Carioca 1992 e Campeonato Brasileiro 1997.

Primeiro ato

A trajetória de Edmundo na Colina começou em 1992, nas mãos do técnico Nelsinho Rosa. No Campeonato Brasileiro e no Estadual daquele ano, o Animal, como ficou conhecido mais tarde, encantou os vascaínos, marcando oito gols em 24 jogos. No ano seguinte, a diretoria vascaína não conseguiu segurar o atleta, que acabou negociado com o Palmeiras, onde conquistou dois campeonatos brasileiros, dois paulistas e um Torneio Rio-São Paulo.

Segundo ato

O seu primeiro retorno ao Vasco aconteceu em 1996, após uma passagem apagada pelo Corinthians. Era o princípio da era de ouro de Edmundo na Colina. O ano mais marcante dessa seu segundo retorno foi o de 1997. No Brasileirão, ele não só ajudou o time cruzmaltino a conquistar o título nacional, como quebrou o recorde de gols em um só torneio, balançando a rede 29 vezes. O jogador foi eleito o melhor jogador do país e considerado um dos melhores do mundo na época. O bom rendimento o credenciou a ser convocado para a seleção brasileira, comandada por Zagallo.

O jogo marcante daquela ano aconteceu às véspera da decisão contra o Palmeiras. No clássico contra o Flamengo, Edmundo marcou três gols e despachou o Rubro-Negro, ajudando o Vasco a carimbar o seu passaporte para a final. Além disso, o atacante quebrou o recorde de gols em uma só partida do Brasileirão. Ele balançou a rede do União São João, de Araras, seis vezes.

As boas atuações e os gols no Brasileirão de 1997, colocaram Edmundo no futebol italiano, mas precisamente a Florença. Defendendo a Fiorentina, o Animal teve destaque na primeira temporada. Porém, no ano seguinte, uma briga com a diretoria o colocou novamente no futebol brasileiro, no caminho de São Januário.

Terceiro ato

A terceira passagem de Edmundo ao Vasco aconteceu em 1999. O jogador, que chegou ao estádio vascaíno de helicóptero e foi recebido por mais de 10 mil torcedores, tinha tudo para alcançar novamente o sucesso no clube, pois a campanha no Brasileiro era uma das melhores da fase de classificação. Porém, um desentendimento com o técnico Antônio Lopes o afastou do time, que acabou eliminado nas oitavas-de-final do torneio. Após um pedido de desculpas, o Animal foi reintegrado ao elenco e participou da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. Na final, realizada no Maracanã, o atacante ficou marcado por ter perdido o pênalti que deu o título ao Corinthians. Mais uma vez, não demorou para o atleta dar adeus a São Januário.

No Carioca de 2000, Edmundo e Romário tiveram uma discussão pela imprensa, um dos motivos da saída do Animal de São Januário no fim daquela competição. Na ocasião, o Baixinho mandou a seguinte frase após um triunfo do Vasco no torneio.

- Agora a corte está completa. Tem o rei (Eurico Miranda, presidente), o princípe (Romário) e o bobo (Edmundo) - disse na época o atual comandante do Vasco.

Capítulo final?

Três anos depois, em 2003, Edmundo estava de volta como o principal reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro. Porém, o jogador se viu cercado de lesões e com a falta de pagamentos. Isso o fez deixar novamente a Colina. Desta vez, entrando na Justiça para receber os seus direitos. A dívida cobrada por Edmundo girava em torno de R$ 14 milhões e transita no TRT até hoje. Agora, com o acordo selado, o Animal espera brilhar com a camisa cruzmaltina e encerrar o seu ciclo no clube que o revelou.

O atacante será apresentando nesta segunda-feira, em São Januário, com a missão de levar um time jovem às conquistas. Desta vez, aos 36 anos, Edmundo viverá uma situação curiosa. Ele terá como comandante o amigo, ex-desafeto e agora amigo de novo, Romário. Resta saber até quando a relação vai durar. Para o bem do Vasco e dos torcedores, que seja por um bom tempo, pois todos estão carentes e loucos para comemorar um título na Colina.

Fonte: GloboEsporte.com


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique