NETVASCO - 23/12/2007 - 02:03 - Duque de Caxias, parceiro do Vasco, estreará na 1ª divisão
Depois da "mãozinha" do Almirante Heleno Nunes, cruzmaltino que presidia a antiga Confederação Brasileira de Desportos, o Vasco ganhou do governo Geisel uma área de 435 mil metros quadrados na Rodovia Washington Luis. Décadas depois, o Tribunal de Contas da União anulou o decreto, considerando-o ilegal. Afinal, o clube levou mais de 20 anos para iniciar as obras de construção do seu centro de treinamento, o que só foi feito recentemente, e pela prefeitura de Duque de Caxias. Graças ao convênio assinado entre o prefeito do município, Washington Reis, e Eurico Miranda. Assim, com a ascensão meteórica do Caxias para a elite do futebol carioca, em 2008, parece nascer uma sucursal do Vasco na Baixada Fluminense.
(Nota da NETVASCO: A cessão do terreno de Duque Caxias ao Vasco foi, na verdade, uma compensação pelo fato do Vasco ter cedido na década de 70 um terreno de sua propriedade, localizado na Av. Presidente Vargas, para que as obras do Metrô pudessem ser realizadas.)
Time pegou 5ª vaga
A parceria se oficializou em agosto de 2005, quando o Vasco cedeu parte do terreno para a construção do novo hospital municipal. Assim, garantiu as obras do seu CT. Desde então, o time do Duque de Caxias não pára de crescer. No mesmo ano, classificou-se da Terceira para a Segunda Divisão. Formado basicamente por jogadores reservas cedidos pelo Vasco, o clube, fundado há 50 anos, enfim chegou à elite este ano. Mesmo assim, graças à quinta vaga - os quatro primeiros colocados subiram sem precisar de repescagem.
Com isso, terá de abandonar o Maracanãzinho, apelido do modesto Estádio Mestre Telê Santana, para atuar no complexo esportivo Romário de Souza Farias, o popular Marrentão, em Xerém, que abriga 7 mil torcedores.
- Lá tem a mesma grama do Maracanã, sistema de irrigação e drenagem - conta o secretário de esportes do município, Sérgio Corrêa.
A ligação do time com a prefeitura é tamanha que as cores do Duque de Caxias são as mesmas do PMDB, partido de Washington Reis. Mas não foi só graças a ele que a equipe subiu. Deve muito às defesas do goleiro Adriano, ex-Flamengo, e ao talento do meia vascaíno Madson, eleito o craque da Série B. Segundo Corrêa, o Vasco não pagou os salários do jogador.
- Essa parte é nossa. Não existe parceria financeira, eles apenas cedem o atleta - garante.
Assim, queira ou não, há três anos Caxias saiu do noticiário de violência que caracteriza as cidades da Baixada para fazer bonito no samba - a Grande Rio é a atual vice-campeã do Carnaval do Rio. A intenção agora é brilhar no futebol. Para isso, há o projeto de se construir, no mesmo e polêmico terreno da Rodovia Washington Luis, um estádio com capacidade para 38 mil torcedores.
Fonte: Jornal do Brasil |