.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 20/12/2007 - 00:40 - Título da Copa Mercosul com virada histórica completa 7 anos

O Vasco festeja nesta quinta-feira, 20 de dezembro, sete anos do título mais suado - e certamente um dos mais comemorados - de sua história: a Copa Mercosul de 2000. A final foi disputada em uma melhor de três partidas: o clube da Colina venceu a primeira por 2 a 0, gols de Juninho Paulista e Romário; a segunda foi vencida pelo Palmeiras por 1 a 0, gol de Neném. Na terceira, o time cruzmaltino perdia do Palmeiras por 3 a 0, no Palestra Itália, até os 14 minutos do segundo tempo, quando iniciou uma inacreditável arrancada e ganhou por 4 a 3, com o gol da vitória marcado por Romário 48 minutos.

Arce, de pênalti, abriu o placar para o Verdão aos 36 minutos do primeiro tempo. O gol desnorteou o Vasco, que levou o segundo, marcado por Magrão, um minuto depois. Aos 45, Tuta fez o terceiro, e, àquela altura, nem o torcedor vascaíno mais otimista imaginava uma virada.

No intervalo, o técnico Joel Santana, que assumira a equipe dois dias antes, no lugar de Oswaldo de Oliveira, pôs o atacante Viola no lugar do volante Nasa. A partir dali, começou a reação. Aos 14 minutos, Juninho Paulista sofreu pênalti e Romário converteu. Aos 23, Juninho, outra vez, levou falta dentro da área. De pênalti, Romário fez o segundo.

Acuado, o Palmeiras se defendia para segurar o resultado. Aos 32 minutos, Júnior Baiano foi expulso, e a reação vascaína parecia que iria por água abaixo. Ledo engano. Aos 41 minutos, após um chute torto de Viola, Juninho Paulista empatou o jogo. E quando tudo se encaminhava para a disputa de pênaltis, Romário, aos 48, marcou o gol da histórica vitória do Vasco.

O título encheu o time de moral. Três dias depois, o Vasco foi ao Mineirão e derrotou o Cruzeiro por 3 a 1, classificando-se para a final da Copa João Havelange, contra o São Caetano. Alguns dias depois, o Gigante da Colina conquistaria o quarto título brasileiro da sua história em cima do Azulão.

O ex-zagueiro e hoje técnico Mauro Galvão ressaltou que o importante foi que o time ainda continuou acreditando no título, mesmo tendo ido para o intervalo com uma grande desvantagem. Para Galvão, a força não veio somente da qualidade dos jogadores, mas sim da vontade de conquistar aquele título.

- Levamos três gols no primeiro tempo, mas não nos abatemos. Fizemos quatro no segundo, com um jogador a menos, e ganhamos o título em pleno Parque Antártica - lembrou Galvão, que não era o capitão do time naquela ocasião. A honra de levantar a taça ficou com Romário.




FICHA TÉCNICA

Estádio: Palestra Itália
Data: 20/12/2000
Hora: 21h45
Renda/Público: Não divulgada/ 29.993
Arbitragem: Márcio Rezende de Freitas (Fifa MG)
Cartões Amarelos: Flávio, Juninho e Fernando (Palmeiras); Nasa, Odvan, Júnior Baiano, Jorginho Paulista e Hélton (Vasco)
Cartão vermelho: Júnior Baiano
Gols: Arce aos 36, Magrão aos 37 e Tuta aos 45 minutos do primeiro tempo; Romário aos 14, Romário aos 23, Juninho Paulista aos 41 e Romário aos 48 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS
Sérgio, Arce, Galeano, Gilmar e Thiago Silva, Fernando, Magrão, Flávio e Rodrigo Taddei; Juninho e Tuta (Basílio).
Técnico: Marco Aurélio

VASCO
Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa (Viola), Jorginho (Paulo Miranda), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário.
Técnico: Joel Santana


Clique aqui para conferir o emocionante relato do gol do título na voz de Luiz Penido, da Rádio Tupi (Formato: Real Player).

Veja o vídeo do último gol e da comemoração final narrado por Luiz Penido:

Confira, abaixo, a transcrição da narração:

"Preparação então vai ser executado o lance em favor da representação do Palmeiras. Antes um atendimento sendo completado o jogador... o... Magrão, que levou uma bolada. [Inaudível] Bateu, voltou, o árbitro disse que não tava valendo. Recoloca então a bola, vai bater finalmente o Jorginho Paulista. Ele prepara, vai bater, bateu bola entregando para o Viola na ponta canhota, bota no terreno. Vamos escolher o craque do jogo em nome do [Publicidade]. Vem Viola, traz o ataque do Vasco da Gama, driblou o primeiro, rolou a bola, Juninho Paulista colocou, bateu na defesa, emendou Romário, guardou É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É DO VASCO DO VASCO DO VASCO, É DO MILAGRE, É DA VITÓRIA, É NA RAÇA! É NA RAÇA! É O REI ROMÁRIO! É O QUARTO GOL! É DE VIRADA! É INACREDITÁVEL! EU QUERO OUVIR O HINO DO VASCO CAMPEÃO! [Entra o hino do Vasco]. Nós vamos cantar muito alto! Vamos cantar muito forte! Vamos cantar muito! É bi quatro a três tava três a zero! A vida muda de minuto a minuto! É a vitória! É a consagração! É o Vasco campeão! Arrebenta Vascão da Gama! [Hino do Vasco] Eu vou cantar este hino a noite inteira, Romário aos quarenta e oito! Rala Palmeiras! Barato bom é do Vascão o couro come e o placar diz: Vasco quatro, Palmeiras três! [Hino do Vasco] Eu estou de alma lavada, lavada, lavada. [Vinheta] Chora, torcida adversária! Chora, torcida adversária! Chora, que eu quero ver! É de virada! Três a zero virou quatro a três! É inacreditável! O Vasco cala São Paulo! O Vasco cala o Palestra, É CAMPEÃO! ACABOU O JOGO! O VASCO É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! EXPLODE A GALERA! É CAMPEÃO DO ANO DOIS MIL! VASCO! VASCO! VASCO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!"

Clique aqui para acessar a campanha do Vasco na Copa Mercosul de 2000.


Reportagem do Globo Esporte no dia seguinte




Reportagem do Esporte Espetacular em abril de 2007


Fonte: GloboEsporte.com (texto), Lance (foto), Jornal dos Sports (texto e foto), Rádio Tupi/digitalizado por NETVASCO (áudio), TV Globo/Youtube (vídeo)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique