.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 09/12/2007 - 12:33 - Remo: Vasco perde 4ª regata; prova que decidiria Estadual não aconteceu

Mais uma data lamentável para o remo carioca. Como já vem acontecendo nos últimos anos, o Flamengo voltou a perder a esportiva e utilizar manobras jurídicas para tentar manchar ou impedir que o Vasco conquiste títulos estaduais. Sendo assim, a competição não será decidida puramente nas águas.

Na manhã deste domingo (09/12), a quarta regata do Campeonato Estadual de Remo começou a ser disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas foi interrompida pela Federação antes da realização da última prova, o Oito Com Estreante. O caso foi parar nas mãos do STJD, e deve voltar para os braços dos remadores quando a Federação remarcar a prova adiada.

O Vasco fechou o dia com uma vantagem de 3 pontos sobre os rubro-negros, mas não pôde festejar o 46º título estadual e ampliar ainda mais a supremacia no esporte que deu origem aos dois clubes.

Entenda o caso

Em outubro, na 2ª regata do Estadual, o Vasco venceu a prova Dois Com Estreante. Na época o Flamengo buscou o tapetão, alegando que um remador vascaíno estava com o nome digitado diferente na inscrição. Na semana passada, o tribunal analisou o pequeno equívoco burocrático da Federação e confirmou a vitória do Vasco por unanimidade (5x0).

O Gigante da Colina veio para a última regata do ano com 9 pontos de vantagem sobre os rubro-negros. Durante o dia, o Flamengo venceu 4 provas válidas pelo campeonato, o Vasco 3 e o Botafogo 1. Esses resultados ainda mantiveram o clube cruzmaltino na liderança, com 3 pontos na frente do arqui-rival. Tudo seria decidido na última prova, o Oito Com Estreante, em que o Vasco, favorito, e o Flamengo utilizariam 2 barcos cada um.

Porém, o clube da Gávea acionou novamente o tapetão, e apresentou uma liminar do STJD do Remo, avisando que estava recorrendo daquela decisão unânime da 1ª instância em relação ao nome do atleta do Vasco. Com isso, o Flamengo também conseguiu que a Federação adiasse a disputa da última prova, baseando-se no argumento que o remador cruzmaltino estaria impedido de participar. O detalhe é que, dentro da regra, o Vasco já havia substituído o atleta, justamente para que não houvesse o impedimento, e o título fosse confirmado dentro d"água. Se os estreantes vascaínos ganhassem a prova final, ampliariam a vantagem para 7 pontos.

Agora, a definição do Campeão Estadual dependerá de duas batalhas: uma jurídica e outra na água. O STJD analisará o caso. A partir daí, será marcada a disputa da prova adiada do Oito Com Estreante.

A 4ª Regata

Os rubro-negros iniciaram melhor, ganhando as três primeiras provas válidas pelo Estadual e mais uma da categoria Infantil, que só computava pontos para a regata do dia. Os cruzmaltinos reagiram a partir da vitória folgada de João Soares Junior no Single Skiff Sênior B. “Dei uma saída bem forte, e quando vi que o adversário estava cansado, fui só administrando a ponta”, comentou João.

Pouco depois, o Gigante da Colina surpreendeu com uma dobradinha no 2 Sem Sênior A. Os chilenos Miguel Cerda e Felipe Leal ganharam o 1º lugar, enquanto os também vascaínos Gibran Cunha e Peter terminaram na 2ª posição. Vergonha para os flamenguistas, que no final do mês passado se classificaram para as Olimpíadas de Pequim, porém ficaram na 3ª colocação da disputa estadual. O Vasco ainda conquistou mais uma medalha de ouro no Four Skiff Sênior B.

A Federação decidiu entregar para o Flamengo a taça da 4ª Regata antes de finalizá-la, já que a última prova foi adiada. Os rubro-negros festejaram como se fosse o troféu de Campeão Estadual. O castigo para tanto deboche veio logo a seguir. No meio da comemoração, o troféu caiu no chão e partiu ao meio.

Resultado

1ª Prova - 4 Sem Peso Leve

1º Flamengo
2º Vasco

2ª Prova - Double Skiff Infantil Feminino (prova que não conta para o campeonato)

1º Flamengo
2º Botafogo
3º Vasco

3ª Prova - 4 Com Junior A

1º Flamengo
2º Vasco

4ª Prova - Doublé Skiff Junior B

1º Flamengo
2º Flamengo
3º Vasco

5ª Prova - Single Skiff Sênior B

1º Vasco
2º Flamengo
3º Botafogo

6ª Prova - Four Skiff Sênior B Feminino

1º Flamengo
2º Vasco
3º Botafogo

7ª Prova - Four Skiff Master (prova que não conta para o campeonato)

1º Flamengo
2º Vasco

8ª Prova - 2 Sem Senior A

1º Vasco
2º Vasco
3º Flamengo

9ª Prova - Four Skiff Sênior B

1º Vasco
2º Flamengo
3º Botafogo

10ª Prova - Double Skiff Estreante Feminino

1º Botafogo
2º Botafogo
3º Flamengo
4º Flamengo
5º Vasco

11ª Prova - 8 Com Estreante

PROVA ADIADA

Pontuação

1º Flamengo - 80 pts
2º Vasco - 64 pts
3º Botafogo - 28 pts


Remadores com a Árvore de Natal da Lagoa ao fundo


Peter e Gibran, 2 Sem sênior A - Prata


Fonte: Site oficial do Vasco (texto, resultados, fotos), NETVASCO (pontuação)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique