.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 16/11/2007 - 01:50 - Basquete: Vasco enfrenta Urubu nesta 6ª-feira às 20h em Caio Martins

Nesta sexta-feira (16/11) às 20h, Vasco e Flamengo se enfrentarão pelo Campeonato Estadual de Basquete Adulto. Devido à realização de um evento da Igreja Carismática nos dias 15 e 16 no Maracanãzinho, a partida acontecerá no Ginásio Caio Martins, em Niterói.

O time cruzmaltino tem quatro desfalques para o clássico. O técnico José Carlos Vidal não poderá contar com os atletas Ratto, Brasília, Arthur e Luís Fernando, que estão machucados. O Vasco deverá começar jogando com: Valtinho, Rossi, Estevam, Jefferson e Cipriano.

Partida marca reencontro entre Helinho e Valtinho

O clássico entre Flamengo e Vasco, que começa às 20h, no ginásio do Caio Martins, marcará o reencontro dos craques da Seleção Marcelinho e Valtinho. Após atuarem juntos no Pan e no Pré-Olímpico das Américas, cada um liderará sua equipe na partida de hoje, a mais aguardada do Estadual de Basquete.

Já não é de hoje que suas trajetórias se cruzam. Nos últimos anos eles atuaram juntos e se enfrentaram por diversas vezes. O primeiro encontro aconteceu em 1996, quando, vestindo a camisa verde-e-amarela, ficaram em quinto lugar na Copa América Sub-22 e conquistaram o Sul-Americano da mesma categoria.

A partir daí, cada um seguiu sua carreira. Os bons resultados foram surgindo e os encontros na Seleção se tornaram cada vez mais constantes, assim como os títulos. Foram dois ouros pan-americanos (Santo Domingo-03 e Rio-07) e um Sul-Americano Adulto (Uruguai-03).

Em 2005, Marcelinho, pelo Telemar (RJ), e Valtinho, pelo Uberlândia (MG), decidiram o título nacional, vencido pelos cariocas. Mas também foram campeões como companheiros de equipe, pois conquistaram o Estadual Mineiro pelo próprio Uberlândia.

Após dois anos, os jogadores voltam a participar de um mesmo campeonato. Valtinho é o novo ídolo dos vascaínos, já Marcelinho é o grande trunfo dos rubro-negros. Um duelo que após ter sido adiado por falta de ginásio finalmente irá acontecer.

O ala da Gávea sabe que será um confronto decidido nos detalhes. "O Vasco é um time de qualidade. Tem como base a equipe campeã brasileira. Precisamos jogar bem, com atenção o tempo todo e fazendo uma forte marcação".

Para ajudar sua equipe a vencer os arqui-rivais (o que não ocorre há dois anos), Valtinho espera contar com o apoio da torcida. "Em 1999, jogando pelo Franca (SP), conheci a força da torcida vascaína na decisão do Nacional. Sinto conforto em saber que agora ela estará do meu lado".

VASCO: Valtinho, Rossi, Jéferson, Márcio Cipriano e Estevam. Técnico: José Carlos Vidal.

FLAMENGO: Duda, Marcelinho, Fernando Mineiro, Coloneze e Alírio. Técnico: Paulo Chupeta.

Árbitros: Eduardo Augusto e Maurício Serour.

Ídolos que nunca esqueceram a mágica de um Flamengo x Vasco

Vasco da Gama e Flamengo, os dois clubes mais populares do Rio de Janeiro, protagonizam hoje mais um capítulo deste que é um dos maiores clássicos do Brasil. Não será em um campo de futebol, mas numa quadra de basquetebol. Para Miguel Angelo da Luz, Hélio Rubens, Almir e Helinho, quatro personagens da história deste confronto, alguns momentos foram inesquecíveis.

"Sou um privilegiado pois fui campeão no Vasco como jogador e no Flamengo como técnico" lembrou Miguel Angelo da Luz, campeão carioca pelo Vasco em 1981, como jogador, e como técnico do Flamengo em 1994, 95, 96, 99 e 2002.

"Na primeira partida que decidiu o título brasileiro de 2000, perdíamos por três pontos, a segundos do fim, e tínhamos dois lances livres. Ao final, vencemos o jogo e ali senti que seriamos campeões", disse Hélio Rubens, técnico do Vasco da Gama de 1999 a 2002, bicampeão estadual e brasileiro em 2000/01.

"A decisão do Estadual de 98 foi demais. No 4° jogo, eles venciam a série por 2 a 1 e já davam como certo que seriam campeões. Compraram o champanhe e marcaram suas passagens para as festas de fim de ano. Faltando sete minutos para acabar a partida, nossa desvantagem era de dez pontos. Eu entrei e arrebentei. Além da virada e do empate na série, fui ovacionado pela galera do Mengão que lotou o Maracanãzinho. Acabamos campeões estaduais" disse Almir, ala que jogou no Flamengo de 1982 a 1998.

"Meu clássico inesquecível foi a partida que nos deu o título brasileiro em 2000 contra o nosso maior rival. Um momento mágico, porque joguei muito bem, tanto na pontuação como nas assistências e marcação" comentou o armador Helinho, hoje no Franca. Helinho fez 17 pontos e deu seis assistências no jogo do título, Vasco da Gama 110 x 103 Flamengo, no dia 30 de junho de 2000.

Jogos do Vasco no Campeonato Estadual de Basquete Adulto 2007

06/10 - Vasco 81x56 Iguaçu - Caio Martins
07/10 - Vasco 106x57 Volta Redonda - Caio Martins
09/10 - Fluminense 77x89 Vasco – Tijuca TC
25/10 – Campos 85x87 Vasco – Vila Velha-ES
27/10 – Municipal 74x96 Vasco – Municipal
29/10 – Vasco 65x76 Liga Macaense – Caio Martins
16/11 – 20h – Vasco x Flamengo – Caio Martins

Fonte: Site oficial do Vasco, Jornal dos Sports



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique