.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 24/10/2007 - 01:50 - Especialistas consideram Romário treinador bela jogada de marketing

Há um verbete no dicionário com o seguinte significado: "Conjunto de estudos e medidas relacionados ao lançamento de um produto ou serviço no mercado consumidor, visando à boa aceitação e ao sucesso comercial desse produto ou serviço". A palavra em questão é marketing, e o tal produto lançado no mercado, quem diria, atende por Romário.

O simples fato de o Vasco ter alçado o craque a técnico interino, mesmo sendo por uma partida, é encarado por especialistas como uma bela estratégia de marketing. Como o próprio Baixinho afirmou, a chance de ele virar treinador é de 1%. Portanto, o jogo contra o América do México passa a ser único e exclusivo, o que, provavelmente, levará mais público a São Januário e já chama mais a atenção da mídia nacional e internacional.

- Se foi ou não uma atitude de marketing pensada, deu certo pelo efeito causado. A exposição para o Vasco foi grande, está em todas as manchetes. E isso é uma motivação para o torcedor e para a equipe - avaliou Rafael Plastina, advogado com MBA em marketing esportivo.

Existem vários tipos de ações e estratégias de marketing no futebol, sempre voltados para o público consumidor, com o seu conseqüente comparecimento aos estádios. Mas outro especialista ressalta que é necessário que os palcos estejam sempre prontos para o show.

- No caso, o que merece ser chamado de marketing esportivo é a melhoria dos estádios. O torcedor precisa ter conforto, segurança, banheiros limpos, melhores assentos... Melhorar o serviço é marketing de verdade - disse Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Fla.

AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE IMPACTO NO MARKETING

Ídolo no comando: A idéia da diretoria de lançar Romário como técnico interino é encarada como uma excelente estratégia de marketing para levar mais público e dar mais visibilidade na imprensa ao jogo de hoje, em São Januário.

Logomarca surpresa Outra do Vasco: na final da Copa João Havelange 2000, como uma provocação à TV Globo, numa briga que se arrastava entre a emissora e o presidente do clube, a equipe entrou em campo com a logomarca do SBT, que foi veiculada na Globo durante todo o jogo. Bela jogada de MKT.

Contratação de um craque: Quando um clube contrata um jogador de ponta, difícil é encontrar a camisa do craque na loja e espaço para sentar na arquibancada. É uma estratégia clássica, que leva naturalmente muito mais torcedor ao estádio.

Marketing pessoal: Muitas vezes, nem é preciso que o departamento de MKT entre em ação. Alguns jogadores conseguem divulgar um jogo com a força da palavra e da provocação, casos de Túlio e Vampeta.

Camisas n°3 e retrô: Onda que pegou no Brasil. A camisa laranja do Flu e a verde-limão, do Palmeiras, por exemplo, foram campeãs de audiência. Sem falar nas réplicas das que fizeram história nos clubes.

Hinos das torcidas: A inspiração das torcidas com músicas novas e marcantes, o que os especialistas confirmam que se trata de um MKT inovador, capaz de também levar muita torcida aos estádios.

Promoções: Ações de MKT como a da Nestlé, na venda de ingressos mais baratos no Brasileirão, também são fundamentais no aumento de público nos jogos.

'Vasco volta a atrair holofotes da mídia'

Rafael Rocha - Editor do ESPORTEBIZZ

O Vasco apelou mais uma vez para Romário para voltar a atrair os holofotes da mídia. Após a saga do gol mil, que trouxe visibilidade nacional e internacional, transformar o Baixinho em técnico parece ser um novo mecanismo para voltar a despertar atenção de todos, e até gerar novas oportunidades de faturamento, como no inicio do ano com o patrocínio da BMG.

Rafael Plastina - MBA em MKT Esportivo

Especialista elogia clubes brasileiros que mantêm um marketing forte e diferenciado. Mas distância para Europa é enorme.

Teria como você citar uma grande ação de marketing no futebol brasileiro hoje?

O que mexe com o torcedor é o que é oferecido a ele. Nosso campeonato não muda há cinco anos. A palavra mágica no marketing esportivo é continuidade. O bom público nos estádios não é à toa.

Quais clubes merecem destaque no MKT esportivo?

O São Paulo tem uma série de ações muito interessantes; os clubes do Sul investem em boas campanhas de sócio-torcedor; o Atlético-MG tem hoje até uma loja itinerante; com venda de produtos nos jogos pelo interior; o Santos acaba de ganhar um prêmio investindo em seu mascote...

Mas ainda não há comparação com a Europa...

Infelizmente, a distância em relação aos clubes europeus ainda é muito grande. Mas vejo uma evolução muito boa aqui no Brasil. Basta se criar uma rotina para que o torcedor passe a ter confiança no produto.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique