.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 18/10/2007 - 12:14 - 'Mistérios' e dados que envolvem Vasco x Urubu

Todo clássico que se preze está repleto de histórias. O maior do Rio de Janeiro, entre Vasco x Flamengo, não poderia ser diferente. Na recente história do confronto, alguns tabus envolvem as duas equipes e quando os times pisarem o gramado do Maracanã, às 21h45min, nesta quinta-feira, alguns podem ser quebrados.

Muitos jogadores que vestiram a camisa 10 das duas equipes já fizeram história no clássico, como Zico, pelo Flamengo, e Roberto Dinamite, pelo Vasco. No entanto, o último gol de um camisa 10 aconteceu há sete partidas. E neste jogo, vencido pelo Vasco por 2 a 1, pelo Campeonato Estadual, no dia 19 de março de 2006, tanto o 10 do Vasco (Morais) quanto o do Flamengo (Diego Souza) marcaram por suas equipes.

Outro dado curioso envolve a torcida do Flamengo. Há dez partidas que os torcedores não comemoram um gol marcado no lado que eles ficam das arquibancadas do Maracanã. O último foi anotado por Fellype Gabriel, no empate de 2 a 2, também pelo Campeonato Estadual, no dia 20 de março de 2005. Depois disso, o Flamengo marcou nove gols no clássico, sendo sete no Maracanã, e todos foram marcado do lado que a torcida do Vasco fica.

No entanto, o último gol de pênalti marcado no clássico foi vascaíno. Petkovic foi o autor da façanha, na vitória de 1 a 0 sobre o Rubro-Negro, pelo Campeonato Brasileiro, em 10 de julho de 2004. Isso aconteceu há 12 jogos.

Se camisa 10 no Clássico dos Milhões é sinônimo de decisão, esta mística não vem se confirmando ultimamente, pois desde 19 de março de 2006, quando o Vasco venceu por 2 a 1 o Flamengo, pelo Campeonato Estadual. Naquela oportunidade, curiosamente, os dois 10 de cada time marcaram (Diego Souza, pelo Fla, e Morais, pelo Vasco). Desde lá, os eternos rivais se enfrentaram mais sete vezes e nenhum representante que enverga a camisa mais importante de seus respectivos clubes marcou.

Gols importantes de camisas 10 não faltam no Clássico dos Milhões. Quando se fala em camisa 10 no Vasco, é impossível não lembrar de Roberto Dinamite. O maior ídolo da história do clube já deixou várias vezes a sua marca no duelo. No Campeonato Brasileiro de 1975, por exemplo, Dinamite fez três na vitória por 4 a 2 sobre o maior rival. Na ocasião, Zico marcou um pelo Fla.

Outro que marcou seu nome no clássico vestindo a camisa 10 do clube da Colina foi Edmundo. Ídolo da torcida, o Animal teve sua principal atuação em uma partida contra o Flamengo no Brasileirão de 1997, no qual o Vasco se sagrou campeão. Em um jogo que valia pelo Grupo A do quadrangular da segunda fase, o Animal marcou três vezes na goleada de 4 a 1 do clube de São Januário. Com o resultado, o Cruzmaltino ficou muito perto da classificação para a final, além de praticamente sepultar o maior rival. No ano anterior, também pelo Brasileirão, o Animal havia marcado três gols em outra goleada do Vasco por 4 a 1.

Se a 10 do Vasco é sinônimo de Dinamite, a do Flamengo carrega a alma e o espírito de Zico. Nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1983, o Gigante da Colina vencia o time da Gávea por 1 a 0 até aos 44 minutos, quando o Galinho de Quintino, após receber passe de Adílio, empatou. Vale destacar que a parcial derrota já classificava o Rubro-Negro, porém um segundo gol vascaíno tiraria o Fla da competição. O time dirigido por Paulo César Carpegiani acabou bicampeão brasileiro.

Que de meados dos anos 70 até os fins dos 80 a camisa 10 era de Zico isso ninguém discute, porém, quatro anos antes de o Galinho pôr o Fla na semifinal do Brasileirão, coube a Tita usar a camisa do maior ídolo da história rubro-negra, já que este teve um problema durante a disputa do Campeonato Estadual de 1979. Na final daquele campeonato, Tita marcou dois dos três da vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, garantindo o título.

Num passado mais recente, gols inesquecíveis de Petkovic, com a camisa do Fla, marcaram o Clássico dos Milhões. Em 2000, foram três gols antológicos. No Estadual, um gol olímpico no empate em 3 a 3. No Brasileirão, que o Vasco garantiu o tetracampeonato, o sérvio marcou dois gols - um de falta e um em que fez fila -, na goleada do Flamengo por 4 a 0 sobre Vasco.

O mais importantes do gringo mais carioca dos últimos anos aconteceu em 27 de maio de 2001, quando ele acertou uma cobrança de falta magistral, relembrando o Galinho de Quintino. A pintura garantiu a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco e o tricampeonato estadual. Tricampeonato este que se iniciou com o gol de um camisa 10, Rodrigo Mendes, em 1999.

Pet ainda vestiu a camisa 10 do Vasco e com esta, em 2004, marcou o último gol de pênalti no Clássico dos Milhões.

Outubro é um mês que o clássico entre Vasco e Flamengo tem sido realizado com constância e este período tem marcado as memórias tanto do clube de São Januário quanto o da Gávea. A partida desta quinta-feira pode ser outra que pode entrar para a história.

Em outubro, Vasco e Flamengo disputaram dez partidas em 12 anos, todas pelo Campeonato Brasileiro. Nestes confrontos, o Rubro-Negro é amplamente freguês do clube cruzmaltino. São sete vitórias vascaínas contra duas flamenguistas e apenas um empate. E nestas vitórias, ainda há uma goleada de 5 a 1, obtida em 2001.

No entanto, das duas vitórias do Flamengo, uma abala este retrospecto. Em 2000, o clube da Gávea venceu o clássico com uma goleada de 4 a 0 e este triunfo mancha a campanha do título brasileiro do clube de São Januário neste ano. Além disso, na história, foi em outubro que o Rubro-Negro aplicou a maior goleada em cima do Vasco em toda sua história: 6 x 2, pelo Campeonato Carioca de 1943.

20/03/05 - Vasco 2x2 Flamengo - Estadual * ÚLTIMO GOL DO FLAMENGO NO LADO DE SUA TORCIDA (Fellype Gabriel, pelo Fla)

19/03/06 - Vasco 2x1 Flamengo - Estadual * ÚLTIMO GOL DE CAMISA 10 (Morais, pelo Vasco; Diego Souza, pelo Flamengo)

Confira a lista dos últimos dez jogos entre Vasco e Flamengo em outubro:

29/10/95 - Vasco 1x1
06/10/96 - Vasco 4x1
03/10/99 - Vasco 1x0
27/10/00 - Vasco 0x4
06/10/01 - Vasco 5x1
16/10/02 - Vasco 2x1
12/10/03 - Vasco 1x2
24/10/04 - Vasco 1x0
22/10/05 - Vasco 2x1
26/10/06 - Vasco 3x1

Fonte: Lancenet


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique