.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 17/10/2007 - 17:10 - Virou zona: Depois do dia dos urubus, Obina cidadão carioca

Às vésperas de enfrentar o seu maior rival, o Flamengo ganhou um presente. O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, decretou o "Dia do Flamenguista". A nova data comemorativa no "calendário rubro-negro" será celebrada em todo dia 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, padroeiro do clube.

A lei do "Dia do Flamenguista", criada pelo vereador Jorge Mauro (DEM), foi sancionada na segunda-feira e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira.

O "Dia do Flamenguista" é mais uma das homenagens ao Mais Querido do Brasil, que já conta com o "Dia do Flamengo" - comemorado no dia 17 de novembro, data oficial da fundação do clube e a aposentadoria da camisa 12 do Flamengo, aprovada no dia 10 de outubro de 2007.

Diante da criação do "Dia do Flamenguista", o LANCENET! entrou em contato com o vereador Jorge Mauro (DEM), autor da lei que entrou em vigor na segunda-feira, e este contou que a idéia surgiu em seu segundo mandato - ele está no quarto -, conversando com torcedores da Raça Rubro-Negra, que o apóiam. O "Dia do Flamenguista" é celebrado no dia 28 de outubro, mesmo dia de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo.

- Tenho 50 anos e sempre fui rubro-negro. Conversando com torcedores da Raça Rubro-Negra, que me apóiam, eles me pediram que criasse esse dia. Felizmente, a aprovação da lei que previu a criação do "Dia do Flamenguista" culminou com o dia em que a pesquisa do CNT/Sensus comprovou que temos a maior torcida do Brasil - vibrou.

Jorge demonstrou toda sua paixão ao explicar o porquê de ser criar um dia específico para o torcedor do Flamengo. Ele ainda garante que esta idéia é vista como uma maneira de se pregar a paz, pois as torcidas não devem brigar e, sim, apenas festejar.

- Temos a maior torcida do Brasil. Criei essa lei pois a torcida merece, sem desmerecer as outras. É a maior torcida do Brasil. Entende-se que ela é decisiva nas finais, mesmo nas que temos times inferiores. Os outros time grandes correm do Flamengo nas grandes decisões por causa da força de sua torcida. Até mesmo a Seleção Brasileira perderia para o Flamengo em uma final - exagera.

Por fim, o vereador brincou com o fato de César Maia, torcedor do Botafogo, ter aprovado a lei.

- Até o prefeito entendeu a necessidade de se homenagear esta torcida. Ele é botafoguense mas tem alma rubro-negra. Ele mesmo me diz: "Como pessoa física sou botafoguense, como prefeito sou rubro-negro" - delicia-se.

Mesmo suspenso pelo STJD e com julgamento marcado para esta quinta-feira, Obina continua recebendo homenagens. Jorge Mauro, vereador responsável pela instituição do "Dia do Flamenguista", anunciou que deve entregar ao jogador o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro no próximo dia 28, data em que se comemora o novo dia do "calendário rubro-negro".

- Nossa intenção é entregar este título ao Obina no próximo dia 28, pois ele se identificou muito com a torcida rubro-negra e merece o prêmio. Nada melhor que o "Dia do Flamenguista" para fazê-lo - explicou Jorge.

O título de cidadão carioca já foi concedido ao jogador depois da aprovação do Decreto Legislativo nº 628/2007 em 28 de agosto deste ano. Agora, resta apenas entregar ao mesmo.

Confira o decreto na íntegra:

Decreto Legislativo nº 628/2007 em 28/08/2007

CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AO JOGADOR DE FUTEBOL PROFISSIONAL MANUEL DE BRITO FILHO - OBINA.

AUTOR: VEREADOR JORGE MAURO

Art. 1º - Fica concedido o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro ao Jogador de Futebol Profissional Manoel de Brito Filho - Obina.

Art. 2º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: Lancenet


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique