.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 16/10/2007 - 01:32 - Pesquisa TNS Sport/Fibra diz que Vasco tem 4,47% dos torcedores do Brasil

Uma pesquisa inédita faz uma radiografia do futebol brasileiro. 0 Corinthians encostou no Flamengo em torcida, o Campeonato Espanhol é o mais admirado, Pelé anda meio esquecido...

De quando em quando, desaba uma pesquisa sobre futebol. São levantamentos sobre torcidas, melhores jogadores etc. Grande parte dessas pesquisas costuma "pegar carona" em levantamentos eleitorais encomendados por partidos e órgãos de imprensa. Quer dizer, depois de várias perguntas sobre candidatos e política em geral, fala-se enfim de futebol.

Eis a diferença do levantamento feito pela TNS Sport, uma empresa inglesa que está em dez países, em associação com a brasileira Fibra. Para uma pessoa ser entrevistada, ela precisava torcer para alguém no futebol. A partir daí, uma bateria de 64 perguntas foi aplicada de 15 de julho a 15 de agosto em 13 capitais brasileiras, mais cidades do interior paulista, carioca e mineiro. No total, 3.503 pessoas falaram sobre preferências clubísticas, ídolos, hábitos de torcida e outros temas com uma margem de erro de 2%. "Nosso objetivo é identificar o torcedor de futebol no Brasil. Queremos saber também qual é o nível de lembrança das marcas do esporte e servir de ferramenta de marketing para empresas e clubes", diz César Gualdam, diretor da TNS Sports e sócio da Fibra.

No ranking de torcidas, o Corinthians encostou no Flamengo. "Nos anos 80, a televisão transmitia quase que exclusivamente jogos do Rio, em especial do Flamengo do Zico. O quadro mudou nos anos 90 e os clubes paulistas ganharam torcida pelo país", afirma Gualdam. Nas próximas páginas, um extrato da pesquisa da TNS Sport publicada com exclusividade pela Placar.

Ranking das torcidas

0 Flamengo é líder, mas o Corinthians encostou. Como a pesquisa cobre 16 mercados ou o equivalente a 54% da população do país, uma ponderação precisou ser feita respeitando a distribuição da população.

Para inferir os resultados das regiões não pesquisadas, a TNS Sports adotou o critério de mensurar as torcidas fora do seu estado de origem e projetar esses números para os demais estados como um todo. Como exemplo, o Flamengo teve 15,07% no Rio e 15,61% fora do estado, dando uma média ponderada de 15,34%.

Brasil

25,19% - Outros
15,34% - Flamengo-RJ
14,83% - Corinthians-SP
11,89% - São Paulo-SP
08,58% - Palmeiras-SP
04,47% - VASCO
03,80% - Santos-SP
03,38% - Cruzeiro-MG
03,04% - Atlético-MG
02,12% - Botafogo-RJ
01,68% - Fluminense-RJ
01,19% - Grêmio-RS
00,77% - Bahia-BA
00,70% - Sport-PE
00,62% - Atlético-PR
00,57% - Vitória-BA
00,55% - Internacional-RS
00,38% - Goiás-GO
00,35% - Coritiba-PR
00,27% - Santa Cruz-PE
00,22% - Náutico-PE
00,09% - Paraná-PR

Estado do Rio de Janeiro

56,3% - Flamengo
22,9% - Vasco
09,7% - Botafogo
09,7% - Fluminense
01,4% - Outros

Municípío do Rio de Janeiro

48,8% - Flamengo
24,1% - Vasco
12,2% - Botafogo
11,9% - Fluminense
03,0% - Outros

Ranking por cidades (clique na imagem para ampliar)


Fonte: Revista Placar - Outubro 2007

Nota da NETVASCO: Pesquisas como essa da TNS Sport/Fibra tem fins principalmente mercadológicos e não visam descobrir para que clube torce cada fatia da população brasileira como um todo. Por isso foram entrevistados torcedores de apenas 16 cidades, as quais representam os maiores "mercados". Para estes municípios, os resultados apresentados são estatísticamente válidos. Já os rankings nacional e estaduais de torcidas devem ser encarados com ressalvas, pois foram resultado de extrapolações que muitas vezes não refletem a realidade. Outra contestação possível em relação ao estudo da TNS Sport/Fibra diz respeito ao fato de numa pesquisa com 2 pontos percentuais de margem de erro não faz sentido divulgar índices com duas casas decimais de precisão.


Confira o resultado de outras pesquisas sobre o tema, divulgadas recentemente:


Fonte: GloboEsporte.com



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique