.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 14/10/2007 - 02:33 - Em 2005, com Romário e Morais, Vasco arrancou após vencer clássicos

A fuga do rebaixamento e ter dois clássicos em seqüência lembram muito uma situação que o Vasco passou há dois anos. Em 2005, o clube entrou no mês de outubro nas últimas posições na tabela e teve os mesmos adversários que terá pela frente: um clássico contra o Botafogo e outro contra o Flamengo. Mas, naquele ano, o Gigante da Colina soube sair com maestria desta situação.

O jogo contra o Botafogo foi realizado em São Januário e era a repetição de uma das partidas anuladas pela CBF, devido à manipulação de resultados pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho. No duelo, com o gol de Romário, o Vasco venceu por 1 a 0 e quebrou uma seqüência de oito partidas sem vitória, mesmo jejum que persegue a equipe hoje.

No jogo seguinte, contra o Flamengo, o Vasco teve outra vitória em partida também disputada em São Januário: 2 a 1, com gols de Wagner Diniz e Romário.

Na época, a vitória afastou a equipe de vez do rebaixamento. Com estes dois triunfos, o Vasco embalou e venceu cinco dos nove jogos restantes do Brasileiro, terminando o torneio na 12ª colocação e se classificando para a Copa Sul-Americana do ano seguinte, fato inesperado na época.

Como poucos esperam que o Vasco consiga chegar à Libertadores, historicamente, uma vitória no clássico pode ser uma anunciação. Afinal, o Vasco terá os mesmos rivais pela frente e está perto da zona de rebaixamento.

COMO FOI EM 2005

Início complicado: No início do Brasileiro de 2005, em dez jogos, o Vasco venceu apenas um e ficou por algumas rodadas na zona de rebaixamento.

Troca de técnico: Depois de perder o clássico para o Flamengo, o técnico Dário Lourenço foi demitido e Renato Gaúcho assumiu seu lugar.

Goleada: Depois de vencer o Santos, o Vasco continuou a perder e, inclusive, tomou uma goleada de 7 a 2 para o Atlético Paranaense.

Arrancada final: Depois da goleada, o Vasco não manteve uma regularidade até vencer o Botafogo, embalar no torneio e conquistar a vaga na Copa Sul-Americana.

Celso Roth era o técnico rival em 2005

No clássico entre Vasco e Botafogo de dois anos atrás, o time alvinegro tinha como técnico Celso Roth, que teve passagem apenas regular por General Severiano. O atual treinador vascaíno conhece alguns jogadores do adversário, o que pode lhe servir de ajuda para conseguir a vitória no Maracanã.

Dos titulares do Botafogo no jogo de hoje, o apoiador Zé Roberto e o lateral-direito Joilson são os remanescentes do time escalado por Celso Roth na última vitória do Cruzmaltino sobre o Alvinegro. Além dos dois, Roth comandou também o goleiro Max, o apoiador Diguinho e o atacante Reinaldo.

De 2005 para cá, o Vasco também manteve alguns jogadores no elenco. Entretanto, Wagner Diniz será o único que participou daquele jogo e que estará em campo no clássico deste ano.

Roberto, titular há dois anos, poderá ficar, no máximo, no banco de reservas. Morais, que não atua pelo Vasco há quatro meses por conta de problema crônico no púbis, não passará perto do gramado do Maracanã.

Quem poderia atuar no clássico é Romário, destaque do time em 2005. Entretanto, o atacante, que terminou o ano como artilheiro do Brasileiro, praticamente não treinou durante a semana e também não tem condições de jogo.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique