.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 02/10/2007 - 02:04 - Vasco tenta voltar ao G4 e matemático opina sobre chances

Para a alegria da torcida vascaína, setembro acabou. Salvo a classificação às quartas-de-final da Copa Sul-Americana, pouco para um clube tao acostumado a conquistas, o mês passado foi fatídico. Além da perda da invencibilidade de mais de um ano em São Januário, o Vasco colocou em risco a tão sonhada classificação para a Copa Libertadores após acumular seis partidas sem vitória no Brasileiro, seqüência na qual conquistou apenas dois dos 18 pontos disputados.

Outubro traz a esperança pelo fim do incômodo e preocupante jejum. Afinal, o clube da Colina decidirá o seu futuro neste mês, enfrentando pelo menos dois concorrentes diretos na luta por uma vaga na Libertadores: Botafogo e Palmeiras, ambos no Rio de Janeiro. Amanhã, contra o Juventude, em São Januário, os comandados de Celso Roth terão mais uma chance de mudar o rumo da equipe na competição.

- No quesito aproveitamento de pontos, o mês de setembro deve ser esquecido. A contradição é que temos feito boas partidas. Preferia que o Vasco jogasse mal, mas vencesse - disse Celso Roth.

Em cinco meses de Brasileiro, o Vasco teve seu pior desempenho em setembro, com aproveitamento de 11,1%. Preocupado, Celso Roth exige reação imediata. Até o dia 2 de dezembro, o treinador terá mais 11 partidas para tentar recolocar o Vasco na briga. A missão não é tão simples quanto parece, mas Roth crê na força do Vasco, que ainda disputará quatro rodadas em seu caldeirão. Mas todos têm consciência de que vencer todas na Colina ainda será pouco na imperdoável matemática da Copa Libertadores.

- Para chegar lá (Libertadores) é obrigatório vencer fora de casa. Do contrário, não é merecido integrar o chamado G4 - disse.

Vasco precisa de pontuação de líder

Por conta do péssimo aproveitamento nas últimas rodadas, o Vasco precisa se desdobrar para subir na tabela e conseguir uma vaga na Libertadores-2008. Quem garante é o matemático Tristão Garcia. Segundo ele, o Vasco precisa ter um aproveitamento de campeão nos seus 11 jogos que restam para terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros.

- O Vasco perdeu para Grêmio e São Paulo em dois jogos difíceis. O problema é que, a partir daí, o time caiu muito de produção. Agora o Vasco terá de se superar no restante do campeonato - explicou.

Segundo Garcia, cinco concorrentes disputam duas vagas, já que São Paulo e Cruzeiro estão certos no G-4. São eles: Grêmio, Santos, Palmeiras, Botafogo e Vasco.

O matemático disse ainda que os candidatos precisam de 64 pontos para se garantirem na competição internacional.

Dessa forma, a tarefa do Vasco não é das mais fáceis. Com 40 pontos, o time cruzmaltino terá de somar mais 24 em 33 possíveis. Um aproveitamento de 72,7%, algo que o Vasco alcançou somente no mês de maio.

-Atualmente, o Vasco está muito mais perto de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. No momento, o time tem apenas 13% de chances de chegar na Libertadores - afirmou Tristão Garcia, que garantiu que o Vasco não tem chances de ser rebaixado, apesar da momento ruim.

ESTÁ DIFÍCIL

Setembro: Assim como abril e junho, setembro foi negro para os cruzmaltinos. Se não fosse pela Sul-Americana, o time não teria vencido uma única vez no mês.

Mal no Brasileiro: Em setembro o Vasco disputou seis partidas e conseguiu somar apenas dois pontos. Um aproveitamento de apenas 11,1%.

Reflexos: Além de abandonar a briga pelo título, o Vasco, com a má fase vivida em setembro, periga não se classificar para a Libertadores-2008.

Números: Atualmente, o Gigante da Colina tem apenas 13% de chances de terminar entre os quatro primeiros da tabela. Por hora, a vaga na Copa Sul-Americana parece ser o sonho possível.




Fonte: Lance

Notícia relacionada:

01/10/2007 - 05:14 - Vasco não tinha aproveitavamento abaixo de 50% havia 16 rodadas


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique