.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 24/09/2007 - 14:46 - Preparador físico preocupado com maratona de jogos

Na reta final da temporada 2007, o desgaste físico tem afastado o Vasco do objetivo de "conquistar a América". O time começou bem o Campeonato Brasileiro, mas, após uma seqüência de jogos pela Série A e pela Copa Sul-Americana, a equipe deixou a zona de classificação para a Libertadores de 2008 e agora corre sério risco de ser eliminado da segunda mais importante competição interclubes do continente.

Desde o dia 26 de agosto, o Vasco tem disputado duas partidas por semana. De lá para cá, foram nove jogos em um intervalo de tempo inferior a um mês.

Coincidência ou não, neste período, a equipe sofreu duas derrotas em São Januário (para São Paulo e Cruzeiro, ambas pelo Campeonato Brasileiro), onde não perdia havia um ano. E na última quarta-feira, perdeu para o Lanús-ARG por 2 a 0, resultado que o obriga a vencer por três gols de diferença na próxima quarta-feira, no Rio, para seguir no torneio.

A "maratona" cruzmaltina começou com cinco jogos pelo Brasileiro entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro. Quando o calendário da Série A teve uma pausa nas partidas no meio de semana, a equipe disputou o duelo de volta da fase nacional da Copa Sul-Americana, contra o Atlético-PR.

Classificado para as oitavas-de-final do torneio continental, o Vasco foi até a Argentina para enfrentar o Lanús-ARG três dias após o clássico contra o Flamengo, pela Série A. Quatro dias depois, o time voltou a campo para enfrentar o Cruzeiro, no último domingo, pela competição nacional.

Assim, o preparador físico do Vasco, Humberto Ferreira, admite que a equipe tem sentido os efeitos da "maratona". "O time todo no geral sente o desgaste. Os jogadores estão tendo 48 horas para recuperar, mas esse tempo não está sendo suficiente", disse à Rádio Brasil o profissional, contando o que tem feito para tentar amenizar o desgaste.

"Temos feito trabalho de musculação para que haja aumento de testosterona, que dá mais agressividade ao jogador e tira a sonolência. Esse trabalho é feito diariamente. Temos apostado nisso e reduzimos os treinos táticos, porque as viagens tiram 30% da força", continuou.

Por outro lado, o preparador físico cruzmaltino procura ver um lado positivo. Segundo Humberto Ferreira, os jogadores têm suportado bem a "maratona", dentro do possível. "Mas o pior do que cansar é lesionar, e isso não tem acontecido. Tem sido um alento para nós", observou.

Fonte: UOL

O Vasco continua com um péssimo rendimento neste mês de setembro. Só no Brasileiro, são cinco partidas sem vitória. E um dos maiores problemas é o desgaste físico dos jogadores devido à maratona de jogos. O preparador físico do Vasco Humberto Ferreira explica os cuidados que toda a comissão técnica está tomando para evitar essa queda de rendimento dos jogadores.

- Devido à maratona de jogos e às constantes viagens, nós estamos preocupados em fazer o grupo descansar, pois fazer um treinamento físico só desgasta o jogador. E estamos cuidando da nutrição também - disse o preparador físico do Vasco à Rádio Brasil.

A próxima partida do Vasco é nesta quarta-feira, em São Januário, contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana. O Gigante da Colina perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 em Buenos Aires. Para se classificar, precisa vencer por três gols de diferença. Se devolver o placar, a decisão será nos pênaltis.

Fonte: Lancenet


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique