.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 22/09/2007 - 01:13 - 2008 poderá ter a Série D do Brasileiro

Atenção Guarani, Volta Redonda, Juventus-SP e demais clubes que não se classificaram para a terceira fase da Série C. Na próxima temporada, estes clubes poderão disputar a Série D. Pelo menos, essa é a proposta do presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), José Neves Filho.

O dirigente propôs à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a FBA - associação de clubes que disputam a Série B - passe a gerir a Terceirona. Esta última seria desmembrada em duas Divisões disputadas no sistema de pontos corridos: Séries C e D.

- Este é um projeto ainda embrionário, mas estamos aguardando uma resposta positiva da CBF. Gradualmente, queremos transformar a Série C em um campeonato mais organizado, com 20 clubes apenas e disputado no sistema de pontos corridos - analisou.

Na fórmula atual, 64 clubes começaram a Terceirona. A primeira fase contou com 16 grupos de quatro clubes cada. Trinta e dois avançaram para a segunda fase e 16 estão agora na terceira. Na fase final, sobrarão oito equipes, que vão brigar por quatro vagas na Série B.

A diminuição do número de clubes que disputam a Série C não é vista como problemática por José Neves Filho. Para ele, a solução é criara Quarta Divisão, que também teria 20 clubes.

- Para reduzirmos o número de clubes é necessário que outra divisão seja criada. Eu não desejo ver clubes fechando as portas - disse.

A proposta do dirigente foi espelhada no modelo europeu, que contém geralmente quatro Divisões. A idéia é valorizar todas as Divisões e atrair patrocinadores.

Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, preferiu não se pronunciar ao LANCE! sobre a proposta.

Penúria de grandes foi a inspiração

José Neves Filho argumentou que a proposta de reformulação das Divisões inferiores do futebol brasileiro foi pensada a partir da atual situação crítica de clubes tradicionais, como Paysandu, Guarani e Bahia. Para ele, a criação da Série D beneficiará tanto os clubes grandes como os de menor investimento.

- Nossa idéia é organizar o futebol brasileiro e criar condições para que todos os clubes participem de competições niveladas - analisou.

Após a eliminação na Série C, o Paysandu, por exemplo, clube com a segunda maior torcida do Pará, fica sem disputar competições até 2008.

Clubes do Rio aprovam

A proposta de reestruturação da Série C agradou a representantes do Rio de Janeiro que disputam ou disputaram a atual Terceirona. Para o presidente do Volta Redonda, Rogério Loureiro, o problema está nos estádios.

- Se a Série D for organizada como são as Séries A e B, eu concordo. Atualmente, os estádios dos clubes que disputam a Série C não reúnem condições de sediar jogos - disse.

O dirigente cita o exemplo do Estádio Antônio Acioly, do Atlético-GO.

- Estivemos lá recentemente e não tinha nem água no vestiário - disparou.

Jorge Vieira, diretor de futebol do América, também aprovou a idéia.

- Gostei da sugestão. O número de clubes na Série C precisa ser revisto - afirmou.

Bragantino é contra mudança da Série C

O presidente do Bragantino, Marco Chedid, é contra a mudança da Série C. Segundo o dirigente, a farta de dinheiro é o principal empecilho. Ele cita a Segundona, dizendo que a competição passa por dificuldades financeiras e que o mesmo aconteceria com as Séries C e D.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique