.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 18/09/2007 - 01:08 - Celso Roth deverá poupar alguns titulares contra o Lanús

Ao longo de sua vitoriosa história, o Vasco se acostumou a conquistar títulos e a quebrar recordes — sobretudo em competições sul-americanas. O clube coleciona em sua sala de troféus nada menos do que 11 taças conquistadas no continente descoberto por Colombo. E, após seis anos, voltará a fazer uma viagem internacional, para enfrentar o Lanús, pela primeira vez na história, amanhã, na Argentina.

Segundo o técnico Celso Roth, para um clube com as glórias do Vasco, torneios internacionais têm que ser rotina na vida do clube.

"Devemos encarar este jogo com a toda seriedade. Estamos retomando uma tradição na história do Vasco", afirmou.

Considerando-se as principais competições sul-americanas, o Vasco é o maior vencedor entre os clubes cariocas. Afinal, exceto pela Supercopa, o Clube da Colina já venceu o Sul-Americano de Clubes, em 1948 (título invicto), a Libertadores em 1998 e a Copa Mercosul, em 2000. Além de inúmeros outros títulos, como a Copa Ouro, torneios internacionais no Chile, na Argentina e no Peru.

Para o ala Rubens Júnior, embora a competição não tenha ainda a tradição da Copa Libertadores, será importantíssima para a história do clube e para as carreiras dos próprios jogadores.

"A disputa de torneios internacionais sempre foi uma página vital na história dos grandes clubes. No Brasil, damos mais importância para a Libertadores, mas a Copa Sul-Americana também é um campeonato respeitado internacionalmente. Em caso de título, vamos nos sentir campeões da América", disse o experiente jogador.

Assim como Cabral, o próprio homônimo Vasco da Gama e Américo Vespúcio, o Clube da Colina quer voltar a explorar a América com vontade e coragem para trazer mais um precioso emblema para a já repleta sala de troféus cruzmaltina.

Celso Roth deverá repetir a tática que deu certo contra o Atlético-PR e poupar alguns de seus titulares contra o Lanús. O treinador parece seguir o exemplo europeu — mais especificamente, o empregado pelo treinador, do Liverpool, Rafa Benítez, que costuma ter dois times para duas competições diferentes.

Para Roth, o adversário tem que ser encarado com respeito, mas o desgaste físico de alguns jogadores e o jogo do Campeonato Brasileiro, com o Cruzeiro, domingo, em São Januário, estão levando o treinador escalar duas formações diferentes — dando oportunidade a outros jogadores do elenco cruzmaltino.

"Temos um planejamento para ir bem nas duas competições. Não iremos priorizar nenhuma das duas competições. A diferença é que o jogo com o Lanús é apenas o primeiro tempo. Com o Cruzeiro, serão seis pontos em um jogo só", disse o treinador, que não vê problema algum em colocar em campo jogadores que não vêm jogando.

"Temos muitos jogadores de qualidade loucos para entrar. Quero dar oportunidade a eles. Contra o Atlético-PR, alguns jogaram e conseguimos a vitória", concluiu — lembrando a goleada por 4 a 2 fora de casa, que praticamente garantiu a classificação para enfrentar o Lanús.

O Lanús, apesar de não gozar de muita tradição no futebol argentino, tem sido nome fácil na boca dos torcedores brasileiros nas últimas temporadas. Além de ter sido vice-campeã do Torneio Clausura, na temporada 2005-2006, a equipe da capital argentina conquistou a Copa Conmebol em 1996 e foi vice em 97, quando perdeu a final para o Atlético-MG em jogo tumultuado.

Ano passado, o Lanús eliminou o Corinthians da Copa Sul-Americana, nas quartas-de-final, com uma contundente vitória por 4 a 2 em seu estádio. Confronto esse que poderia ter sido contra o próprio Vasco, já que o Timão derrotou o time dirigido por Renato Gaúcho ainda na fase nacional.

Após o treinamento de ontem, o técnico Celso Roth deu seu parecer sobre o time argentino: "Eles têm um bom coletivo e correm muito. E além de fortes e disciplinados, ainda contam com alguns talentos individuais", analisou Roth — que disse ter visto tanto a vitória do Lanús sobre o Estudiantes por 2 a 0, quanto a derrota, no jogo da volta, por 2 a 1.

Na rodada do último domingo do Torneio Apertura, o Lanús perdeu para o River Plate por 3 a 1, no Monumental de Nuñez. O gol da equipe foi marcado por José Sand, que, junto com o meia Valeri, é o principal destaque do time.

Fonte: Jornal dos Sports


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique