.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 15/09/2007 - 05:53 - Romário acendeu a tocha na abertura da Olimpede em Volta Redonda

“A Olimpede foi dividida em duas. Uma antes de Romário e outra depois”. Essa foi a definição que traduziu a abertura da 12ª edição das Olimpíadas da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, feita pelo prefeito durante a cerimônia no ginásio da PET do Clube dos Funcionários, na tarde de ontem. A maior olimpíada de portadores de necessidades especiais contou com a presença do jogador, que tem uma filha com síndrome de Down, Ivy. A menina não esteve no evento, pois estava com resfriado.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando a pira olímpica foi acessa pelo Baixinho. A solenidade aconteceu depois do desfile das delegações participantes das olimpíadas, que contou com cerca de 2.800 atletas. Com a pira acesa os participantes entoaram o Hino Nacional Brasileiro, oficializando a abertura dos jogos. Ainda na abertura, os espectadores tiveram a oportunidade de ver a apresentação de grupos de dança e da bateria do Bloco da Vida.

Com um recorde de participação, por conta dos 35 municípios inscritos, as disputas vão durar três dias. Ao todo serão 25 modalidades esportivas. Segundo a secretária de Esportes, Rose Vilela, o evento foi promovido com muita dedicação. “Trabalhamos muito para essa festa de hoje e temos a certeza de que todos aguardavam muito por ela. Essa realização é fruto de muita paixão. O nosso tema é Alegria e esse é o inicio de muita satisfação”, salientou.

Com muita animação, o representante do Ministério do Esporte no evento, secretário Executivo Wadson Nathaniel Ribeiro, brincou com os presentes e enfatizou a importância das olimpíadas. “A importância fundamental é para a criação de políticas que consigam atender todos num evento como este”. Wadson ressaltou que o investimento em jogos especiais não é um gasto. “Temos que compreender que a realização de jogos especiais são investimentos e não gastos. É uma obrigação. Me sinto emocionado por estar aqui e fazer parte dessa festa”, garantiu, parabenizando ainda o apoio da prefeitura e empresas envolvidas na realização do evento.

Como o grande nome da abertura das olimpíadas, Romário ressaltou que é a primeira vez que participa de uma solenidade como essa e se disse muito feliz. “É um grande prazer estar aqui. Parabenizo os organizadores e a prefeitura pela bela iniciativa”. O Baixinho ainda ressaltou a importância dos atletas. “Vocês são especiais em todos os sentidos. No que depender de mim vou fazer de tudo para apoiar eventos como este”, garantiu o jogador que logo depois se despediu e voltou para o Rio.

PROGRAMAÇÃO

As disputas de hoje começam cedo. Às 8 horas, acontecem as competições de atletismo, no miniestádio da Ilha São João. Ao mesmo tempo, no mesmo local, acontecerão partidas de jogos de salão, como Dama, Dominó, Tênis de Mesa e Xadrez, no mesmo horário. Na parte da tarde será a vez dos atletas disputarem as provas de Atletismo, Habilidade, Chute a Gol e, novamente, Xadrez.

No último dia de competições, os atletas se enfrentam nas modalidades de Queimada, Futsal Arremesso a Cesta e Cabo de Guerra, que serão realizadas na parte da manhã, nas quadras de esportes e de areia da Ilha São João. A última competição é o Voleibol Especial, que acontece às 13h30min, no mesmo local.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade

A 12ª Olimpede - Olimpíada da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais - foi aberta pelo prefeito Gothardo na sexta-feira, 14, às 15 horas, no Ginásio da PET do Clube dos Funcionários, em Volta Redonda. A maior olimpíada de portadores de necessidades especiais do Brasil trouxe para Volta Redonda o jogador de futebol Romário, que sua filha Ivy, é portadora da Síndrome de Down.

A Olimpede deste ano bate recorde de participações. São 2800 participantes, 25 modalidades esportivas, 35 municípios do estado do Rio de Janeiro e representantes da cidade de Vitória (ES).

O evento contou com a participação do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, do secretário executivo do Ministério do Esporte, Wadson Nataniel, do deputado federal, Deley, do deputado estadual, Nelson Gonçalves, da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e do presidente do Detran, Antônio Francisco Neto,

A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro e em seguida com o desfile das delegações de 38 municípios do estado do Rio de Janeiro. A tocha olímpica foi conduzida pelo cadeirante Alcir Fernandes, e acesa pelo jogador Romário.

"O tema desta semana é a alegria", afirmou Rose, ressaltando que o amor pelo esporte e pelas pessoas é que permite realizar eventos como a Olimpede. A secretária agradeceu o empenho do prefeito Gothardo para a realização do evento, a parceria do Ministério do Esporte e o apoio do deputado federal Deley.

O deputado federal Deley - idealizador da Olimpede, na época em que foi secretário Municipal de Esporte e Lazer - falou sobre a importância do evento, afirmando que sem o apoio do Ministro do Esporte, Orlando Silva, a olimpíada não aconteceria. "É uma alegria muito grande estar aqui com vocês", disse o deputado, agradecendo o jogador Romário, a quem entregou uma camisa da Olimpede para sua filha Ivy.

O secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Nataniel, afirmou que o ministério não faz mais que sua obrigação quando apóia eventos como a Olimpede. "Nossa obrigação é investir no esporte e no paraesporte", afirmou Wadson, lançando um desafio para o próximo ano. "Queremos que este evento chegue a cada ano a um número maior de municípios", disse.

O prefeito Gothardo parabenizou as entidades participantes do evento, ressaltando que com a Olimpede o governo municipal garante cidadania à pessoas tão especiais. "Montamos uma grande estrutura, para receber todos com muito carinho", disse Gothardo.

O encerramento da Olimpede foi feito pelo grupo de dança da cidade de Itajubá (MG), formado por 42 bailarinos e nove cadeirantes de Volta Redonda, pela bateria do maior bloco da terceira idade do país, o Bloco da Vida, além de um grupo de capoeiristas.

Fonte: Portal VR


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique