.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 12/09/2007 - 02:19 - Vasco perto de voltar a competir internacionalmente após seis anos

Embora à primeira vista o confronto de hoje entre Vasco e Atlético Paranaense, às 21h45min, em São Januário, possa significar pouco, com duas equipes recheadas de jogadores reservas, a classificação poderá representar a volta do Vasco ao cenário internacional após quase seis temporadas.

Clube reconhecido mundialmente, o Vasco não participa de jogos oficiais fora do Brasil desde 18 de outubro de 2001, quando a equipe derrotou os paraguaios do Cerro Porteño por 3 a 2 em São Januário, mas acabou eliminado da Copa Mercosul. Caso carimbe o passaporte hoje à noite, o Vasco irá enfrentar o Lanús, da Argentina, na próxima fase da competição.

No elenco cruzmaltino, alguns jogadores poderão ter a primeira oportunidade de disputar uma partida no exterior por um clube. É o caso do atacante Alan Kardec e do lateral-esquerdo Guilherme, por exemplo. Mas mesmo quem ficará no banco de reservas na partida de hoje não esconde a ansiedade com a possível classificação.

- Significará muito o Vasco disputar uma partida internacional depois de tanto tempo. É bom para clube, torcedor e jogador, que é valorizado - afirma Leandro Amaral.

O único título da carreira do atacante, inclusive, é internacional. Afinal, em 1999, pela Fiorentina, Leandro conquistou a Copa da Itália. Mas apesar da boa vantagem (venceu o primeiro jogo por 4 a 2, em Curitiba), Leandro pede calma.

- Meu passaporte está pronto há muito tempo. Mas precisamos manterá classificação - disse.

DENTRO E FORA

Experiência internacional: Dos jogadores que disputarão o jogo de hoje, alguns já têm experiência em jogos oficiais fora do país. O goleiro Silvio Luiz, por exemplo, chegou a disputar a final da Copa Libertadores em 2002, pelo São Caetano, mas acabou derrotado. Dudar, por ser argentino, já chegou a disputar partidas na América do Sul com as camisas de Independiente e Vélez Sarsfield, da Argentina. O volante Xavier, pelo Corinthians e Maccabi Haifa, de Israel, já disputou a Libertadores e a Copa da Uefa. Além de Andrade, que já jogou em Portugal, pelo Sporting Braga e Leandro Bonfim, também com passagem pelo futebol português, pelo Nacional da Ilha da Madeira.

Novatos no cenário internacional: O zagueiro Jorge Luiz, os laterais Eduardo e Guilherme e o atacante Alan Kardec ainda não disputaram partidas fora do Brasil por qualquer clube. Alan e Guilherme são pra-tas-da-casa do Vasco e ainda não tiveram chance. Já Eduardo veio do CRB, de Alagoas.

Mistão é aprovado por Leandro Amaral

Preocupado com o desgaste físico do Vasco, Leandro Amaral aprovou a opção do técnico Celso Roth de poupar a maioria dos titulares para o duelo contra o Atlético Paranaense, válido pela Copa Sul-Americana. A vantagem conquistada na vitória de 4 a 2, em Curitiba, além do sempre aguardado clássico contra o arqui-rival Flamengo, pesaram na escolha da comissão técnica.

- A decisão foi acertada. O Vasco vem de uma seqüência grande de partidas no Campeonato Brasileiro e terá um importante clássico pela frente no domingo. Até gostaria de jogar, mas prefiro descansar e estar 100% para enfrentar o Flamengo - disse o artilheiro cruzmaltino.

Confiante nos jogadores que Celso Roth têm à disposição, Leandro Amaral não teme a escalação de uma equipe reserva diante do Atlético Paranaense, relembrando que a opção deu certo em Curitiba, em plena Kyocera Arena. Porém, ele também prega respeito ao rival.

- Não existe risco em poupar alguns jogadores. Celso Roth sabe da responsabilidade de disputar essa competição. Temos uma vantagem, mas o adversário é forte, apesar de não viver um bom momento no Brasileiro - afirmou Leandro, que garante que o foco está no Furacão, e não no Flamengo:

- Não é fácil, mas dá para manter a concentração no Atlético.

Retrospecto bom e ruim no caminho do Vasco

Para a partida contra o Atlético Paranense, nesta quarta-feira, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, o vascaíno conta com dois retrospectos que atendem bem ao seu estilo, seja ele qual for. Se é daqueles otimistas, o torcedor do Gigante da Colina pode se apegar ao fato de que o time nunca foi derrotado pelo Furacão em casa. Por outro lado, o desempenho do Cruzmaltino contra times brasileiros em competições sul-americanas cai como uma luva para aqueles que sempre esperam pelo pior. Afinal, neste caso, o time de São Januário tem mais derrotas do que vitórias para se recordar.

Desde 1964, ano que enfrentou o Rubro-Negro de Curitiba pela primeira vez, o Vasco não sabe qual é o sabor da derrota na Colina. Foram disputados 12 jogos, com dez vitórias para os donos da casa e dois empates. A última vez que o Atlético Paranaense conseguiu pontuar em São Januário foi em 2000, quando arrancou um empate em 2 a 2 pela Copa João Havelange.

Entretanto, o Vasco tem poucas lembranças positivas dos confrontos contra times brasileiros em competições da América do Sul. Desde 1975, ano em que disputou a Libertadores pela primeira vez e que também ficou marcado como o primeiro em que o Vasco enfrentou um rival doméstico, o Gigante da Colina tem nove vitórias, o mesmo número de empates e 11 derrotas.

No ano passado, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, o time foi vencido duas vezes pelo Corinthians. Mesmo em caso de vitória sobre o Atlético Paranaense, a desvantagem vascaína vai permanecer.

Confira a lista com todos os jogos do Vasco contra times brasileiros em competições sul-americanas:

Adversário Placar Competição
Cruzeiro 2x3 Libertadores - 1975
Cruzeiro 1x1 Libertadores - 1975
Internacional 0x0 Libertadores - 1980
Internacional 1x2 Libertadores - 1980
Fluminense 3x3 Libertadores - 1985
Fluminense 0x0 Libertadores - 1985
Grêmio 0x2 Libertadores - 1990
Grêmio 0x0 Libertadores - 1990
Santos 2x1 Supercopa - 1997
Santos 2x1 Supercopa - 1997
Grêmio 0x1 Libertadores - 1998
Grêmio 3x0 Libertadores - 1998
Cruzeiro 2x1 Libertadores - 1998
Cruzeiro 0x0 Libertadores - 1998
Grêmio 1x1 Libertadores - 1998
Grêmio 1x0 Libertadores - 1998
Grêmio 1x0 Mercosul - 1998
Grêmio 0x1 Mercosul - 1998
Palmeiras 1x1 Libertadores - 1999
Palmeiras 2x4 Libertadores - 1999
Atlético Mineiro 0x2 Mercosul - 2000
Atlético Mineiro 2x0 Mercosul - 2000
Palmeiras 2x0 Mercosul - 2000
Palmeiras 0x1 Mercosul - 2000
Palmeiras 4x3 Mercosul - 2000
Grêmio 1x1 Sul-Americana - 2003
São Paulo 1x2 Sul-Americana - 2003
Corinthians 0x1 Sul-Americana - 2006
Corinthians 1x3 Sul-Americana - 2006

Fonte: Lance, Lancenet


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique