.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 10/09/2007 - 22:48 - Vasco está focado na Copa Sul-Americana

Apesar da boa vantagem para o jogo de volta da fase preliminar da Copa Sul-Americana, contra o Atlético-PR, o técnico do Vasco, Celso Roth, não pretende segurar o resultado em São Januário, às 21h45 desta quarta. Segundo ele, a equipe cruzmaltina encara esta partida como uma qualquer e vai buscar a vitória.

"Para nós, é um jogo normal. Vamos entrar para ganhar, sem pensar em vantagem. Não podemos entrar nunca em campo pensando na vantagem. Para usar uma palavra da moda, estaremos 'focados' na vitória", explicou o treinador.

Como venceu o primeiro jogo por 4 a 2 na Arena da Baixada, o Vasco pode até perder por um gol de diferença que estará nas oitavas-de-final da competição internacional, contra o Lanús-ARG. Caso consiga a classificação, será a primeira vez que os cariocas chegam à fase internacional da Sul-Americana.

Como os gols marcados fora de casa também contam como critério de desempate, o Vasco pode perder até por 2 a 0 ou 3 a 1 que se classifica. Derrota por 4 a 2 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer placar em favor do Atlético-PR com três ou mais gols de diferença classifica os paranaenses às oitavas-de-final.

Esta é a terceira participação do Vasco na Copa Sul-Americana, que existe desde 2002. Em 2003, a equipe cruzmaltina terminou em segundo em um grupo que incluía São Paulo e Grêmio. Apenas o primeiro colocado passava para as oitavas-de-final, já que o regulamento daquele ano era diferente.

Em 2006, o time voltou a participar da competição e, desta vez, foi eliminado pelo Corinthians, com duas derrotas: 1 a 0 no Rio e 3 a 1 em São Paulo. A vitória contra o Atlético-PR este ano foi a primeira do Vasco na história da Copa Sul-Americana.

Os times brasileiros participam da Sul-Americana desde 2003. Apesar disso, não têm muita tradição na competição. O mais longe que já chegaram foi nas semifinais. Em 2003, o São Paulo foi eliminado nesta fase pelo River Plate-ARG. Em 2004, foi a vez de o Internacional cair diante do Boca Juniors-ARG. No ano passado, o Atlético-PR perdeu o confronto para o Pachuca-MEX.

Depois da partida contra o Atlético-PR, o Vasco se volta novamente para o Campeonato Brasileiro. Neste domingo, enfrenta o Flamengo, no Maracanã, às 18h10. O objetivo da equipe na competição nacional é se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem.

Celso Roth pode poupar jogadores para a partida contra o Atlético-PR. Segundo ele, isso se dá devido a necessidades físicas dos atletas:

"Temos que planejar o que podemos ou não fazer. O que deve ficar claro é que alguns jogadores estão com ritmo de jogo diferente de outros. Por necessidade física, a gente pode modificar o time, mas o rendimento da equipe não pode mudar", explicou Roth.

Com isso, o volante Perdigão só deve voltar contra o Flamengo. Dudar deve atuar como titular contra o Atlético-PR para ganhar ritmo, já que pode vir a entrar em campo no fim de semana devido à suspensão de Vilson.

O mesmo vale para o volante Xavier, já que o titular da posição, Amaral, também levou o terceiro cartão amarelo na última rodada do Brasileiro.

"Se não me engano, há um mês e meio eu disse que o Vasco não pode priorizar um campeonato. O time tem de ter condições de disputar as duas competições paralelamente. Isso não tem nada a ver com quem estará em campo", afirmou Celso Roth.

Fonte: UOL


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique