.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 08/09/2007 - 02:19 - Em 1997, Vasco arrancou para o título vencendo a líder Portuguesa

Em sua memória, o torcedor vascaíno certamente guarda com carinho a campanha da conquista do tricampeonato brasileiro em 97. E, quem diria, dez anos depois o torcedor começa a ver semelhanças entre ambas e enche o peito de confiança. Principalmente se notar que a arrancada para o título naquele ano foi iniciada com uma vitória sobre o então líder, situação atual do São Paulo, rival de hoje.

Em 97, a líder era a Portuguesa, de São Paulo, com 37 pontos conquistados até a 16ª rodada da competição. O Vasco, então terceiro colocado, tinha oito pontos a menos e foi enfrentar a Lusa no Canindé. Num jogo muito disputado, os cruzmaltinos venceram por 2 a 1, gols de Edmundo e Luiz Cláudio, e iniciaram a busca pela ponta, que se confirmaria oito rodadas depois. Ao fim da primeira fase, o Vasco terminou três pontos à frente do segundo colocado, o Internacional, e seguiu firme na caminhada pelo terceiro título nacional.

Dez anos se passaram, hoje a briga é pelo quinto título brasileiro, mas novamente um líder cruza a frente do Vasco, desta vez com 12 pontos de vantagem. Mas nada é impossível para um clube que conseguiu tirar oito pontos em oito rodadas, média de um a cada jornada do Brasileiro. Agora, pelo menos no campo dos números, a tarefa poderá ser mais fácil, já que são necessários tirar 12 pontos em 14 partidas restantes.

Artilheiro e símbolo do Vasco na campanha do Campeonato Brasileiro, Leandro Amaral viveu o lado amargo da reviravolta em 97, já que era um promissor atacante de 20 anos que surgia na então líder Portuguesa, depois desbancada pelo Vasco. Hoje no clube carioca, Leandro sabe o impacto que uma possível vitória sobre o tão decantado líder do Campeonato Brasileiro pode ter no restante da competição.

- Poderíamos tirar uma boa diferença na tabela. E vencer o São Paulo na fase em que eles estão nos daria uma confiança muito boa - relembrou Leandro Amaral.

Que assim seja, então!

Em pontos corridos, só dá Vasco

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos, o São Paulo não sabe o que é triunfar em São Januário. No total, foram quatro partidas disputadas no caldeirão cruzmaltino desde então, com dois empates e duas vitórias vascaínas. Ano passado, os times ficaram no empate em 1 a 1, mas na edição deste ano a pedreira para o clube será ainda maior: em dez partidas em seu caldeirão, o Vasco venceu nove e empatou apenas uma.

O zagueiro Júlio Santos já teve passagem pelo rival de hoje e conhece bem o modo de comandar a defesa são-paulina do goleiro Rogério Ceni. Ainda que ressalte a importância da maior estrela do Tricolor Paulista, Júlio Santos alerta para a grande fase dos zagueiros rivais também.

- Ele é um bom goleiro, com muita qualidade, mas a equipe do São Paulo é um time que marca bem, com jogadores de grande estatura e está um bom tempo sem levar gol - avaliou Júlio.

ACREDITA!

1- Em 97, o Vasco estava oito pontos atrás da então líder do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa. Ao encarar a Lusa no Canindé, o time iniciou a arrancada para o título. Venceu por 2 a 1, gols de Edmundo e Luiz Cláudio, e não parou até conquistar a ponta e, depois, o tricampeonato.

2- Em 97, o Vasco também venceu o São Paulo em São Januário, logo na terceira rodada. O placar foi de 2 a 1 para os cruzmaltinos, gols de Pedrinho e Evair. Dodô descontou para o São Paulo.

3- Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado pela fórmula de pontos corridos, em 2003, o São Paulo não conseguiu bater o Vasco em São Januário. Foram quatro jogos, com dois empates e duas vitórias cruzmaltinas.

4- A campanha do Vasco em casa neste ano já é igual à alcançada em 97, ano do tricampeonato brasileiro: são dez jogos, com nove vitórias e um empate. Neste ano, contando o jogo de hoje, o time disputará mais seis partidas dentro do seu imbatível caldeirão.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique